terça-feira, 24 de março de 2009

PESQUISA, CRIAÇÃO E ESTILO: ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA

Ensaio sobre a cegueira de José Saramago O livro relata a dificuldade de um homem que de repente se encontra sego em meio ao transito caótico de uma grande cidade, e que a partir da li começaria um grande caos, uma espécie de epidemia uma cegueira que se transmitia de pessoa pra pessoa talvez só de olhar, só com o vento ou quem sabe por ter tido contato com algo que um cego tenha tocado enfim não se sabia ao certo.
Era uma cegueira branca a contagiada não viam a escuridão o breu da cegueira tão temida ou conhecida por quem é cego. Ao certo não se sabe por que dessa cegueira que te tão branca que ofuscavam as outras cores se tornando em branco de brancura leitosa. O governo tomou suas meditas em saber que deveria controlar essa epidemia e já se conhecida de cegueira branca, os que tinham se contagiado era de imediatos recolhidos pra um local escolhido pelo governo e pelo ministério da saúde local esse era um manicômio ainda inutilizado lá os contagiado ficariam de quarentena e se chagavam ao muitos o local tinhas alas onde eles se dividiram aleatoriamente.

No local onde deveria passar a quarentena era protegido pelo exercito, que por sua vez dava as instruções que deveria ser tomadas pelos cegos tipo; como se e quantas refeições seriam, onde deveria recolher-las, a limpeza do local e uma bem importante qualquer tentativa de fuga ou de aproximação dos portões seria recebidos a tiros e mortos, por ai foram vivendo lá dentro de forma desumana.
Já se conhecia bem a ala onde estavam mais o problema aumentou por que dezenas de pessoas ou seja mais cegos chegaram para lá passar a quarentena tinha também uma área destina para as pessoas que não estavam cegas mais que tiveram contados com os cegos. Com a multidão veio a bagunça a desordem e com a comida cada vez mais racionada a luta pela sobrevivência era diária e constante os cegos disputavam entre si onde se formavam grupos inimigos.
Lá no manicômio os cegos sofriam ate mais da forma desumana que estavam sendo tratados do que mesmo da cegueira que os tinham.
Depois de vários dias de sofrimento em meio a um grande incidiu que eles mesmo tinham provocados, pedirão ajuda aos soldados que os vigiavam mais perceberam que não tinha mais ninguém lá fora, então todos saíram do local em chamas e pensavam em ir para suas casas. Em meio ao cegos tinha um mulher que não estava cega essa sérvio de guia para os que com ela conviveu tanto na quarentena como agora nas ruas da cidades agora tão vazia e silenciosa.
A vontade se sair do manicômio que eles mal sabiam que lá fora os problemas não seriam tão diferentes mais pra a sorte daquele grupo que foram os primeiros a serem contagiados e os primeiro a irem pra quarentena é que a uma mulher não tinha cegado e era ela quem servia de guias a eles e foi ela que os levou a abrigos, quem os trousse comida e quem os levou ate suas casas mesmo que eles todos tenham ficados ficado em sua casa onde se organizaram, se cuidaram e onde também se curaram da cegueira da mesma forma que cegaram, assim de repente.

Um comentário:

DU BORSATTO disse...

Ótimo o blog! Parabéns! E volte sempre!

Postar um comentário

Obrigada

um abraço,
jo