segunda-feira, 16 de março de 2009

PESQUISA, CRIAÇÃO E ESTILO: UM BONDE CHAMADO DESEJO





Um Bonde Chamado Desejo, peça escrita por Tennessee Williams em 1947 e que ganhou versões na Broadway e no cinema, conta uma história decadente e trágica que nada mais é do que um retrato sobre a ilusão e a loucura na vida de uma pessoa. Blanche DuBois é a personagem principal da peça e a personificação dessa loucura e ilusão. Mulher atraente e vinda de uma outrora rica e aristocrática família do sul dos Estados Unidos, Blanche se vê obriga a ir morar com sua irmã Stella em New Orleans após perder Belle Reve, a casa da família. É com a chegada de Blanche a New Orleans e consequentemente à casa da Stella que a história começa.


Ao chegar a New Orleans, Blanche precisa pegar dois bondes até a casa da sua irmã, o primeiro chamado Desejo e outro chamado Cemitérios (uma alusão ao que será a trajetória da personagem no decorrer da peça). Chegando ao endereço que tem em maos, Blanche se vê em um bairro contrastante ao seu até então estilo de vida e não compreende como a irmã pode trocar a vida que tinha por aquilo.
Quando finalmente se reencontra com Stella, Blanche conta que perdeu Belle Reve após todos os parentes morrerem e ela ser obrigada a hipotecar a casa. O primeiro contato com Stanley, marido de Stella, se dá durante essa cena.
Stanley Kowalski, marido de Stella, é um ex-oficial do exército e foi nessa época em que ele e Stella se conheceram. Apaixonada, Stella abandonou a comodidade de Belle Reve para se casar e morar com Stanley em New Orleans. Homem de modos rudes e grosseiros porém com um certo charme, é considerado um animal pela cunhada.
O primeiro confronto entre estes dois personagens, se dá no dia em que Stanley confronta Blanche pois julga que a cunhada está escondendo algo dele e de sua esposa além de acusá-la de um suposto golpe que ela teria dado com relação a Belle Reve. Outro grande momento de conflito é o que acontece na noite de pôquer de Stanley e seus amigos. Nessa cena, além de um conflito sério com o cunhado, onde Stanley, bêbado e irritado acaba por bater na esposa grávida, Blanche conhece Mitch, amigo de Stanley desde os tempos de exército e que se tornará seu namorado.
O decorrer da história mostra Blanche dando sinais de seu desequilíbrio mental e Stanley desconfiando cada vez mais da história contada pela cunhada para justificar sua presença ali por tanto tempo. Blanche tem momentos de extrema morbidez seguidos de momentos de felicidade que se intensificam com a chegada de seu aniversário e denunciam sua fragilidade emocional . Ela continua a se encontrar com Mitch e é nesses momentos em que é possível descobrir fatos da sua vida acontecidos antes de sua chegada a New Orleans. Fatos como seu primeiro amor e o fim do mesmo (ela descobre que o grande amor da sua vida era homossexual e um dia, ao beber demais, diz saber do segredo dele, o que acaba levando-o ao suicídio) são revelados em momentos assim, sempre tendo como trilha sonora uma polca varsoviana, diferentemente do restante da história, que é embalado pelo blues, ritmo musical em voga naquela época na cidade.
Outro fator que desperta interesse e se torna forte na história, é o medo que a personagem principal tem de que sua beleza vá embora. Blanche evita ser vista sob uma luz mais forte que possa mostrar as marcas que denunciem sua idade ou que deixem transparecer qualquer coisa sobre seu passado.
E é na data de seu aniversário que a grande verdade sobre Blanche vem à tona. No momento em que Stella está arrumando a decoração para o jantar de aniversário dela e a própria Blanche está em um dos seus costumeiros banhos quentes, Stanley chega em casa com a verdadeira história sobre sua cunhada.
Segundo Stanley, após a perda de Belle Reve, Blanche teria ido para uma pequena cidade chamada Laurel e ali teria se prostituído a ponto de ser expulsa da cidade. Outra mentira contada por ela, a de estar afastada por causa de problemas de saúde de seu emprego como professora também é desmentida por Stanley. Blanche teria sido demitida de seu cargo por ter se envolvido com um rapaz de 17 anos.
Tais revelações se tornam o começo do fim triste que Blanche DuBois terá. Stella fica arrasada com a verdade sobre a irmã. O jantar de aniversário se torna um acontecimento memoravelmente triste pois além da ausência de Mitch, que também já sabe da verdade sobre Blanche, Stanley dá de presente à cunhada uma passagem de volta para Laurel. O único momento que mais se assemelha a um momento de felicidade nesse dia se dá pelo início do trabalho de parto de Stella, que vai para o hospital acompanhada pelo marido.
Com o final da história se aproximando, o fim de Blanche se torna cada vez mais cruel. Após o lúgubre jantar de aniversário, Blanche recebe a visita de Mitch enquanto a irmã e o cunhado ainda estão no hospital. Ele a confronta sobre as mentiras contadas e diz uma das frases que mais resumem Blanche no livro todo: “Mentiras, mentiras, dentro e fora, tudo metira”. Como se não bastasse, após ter seu namorado terminado, Blanche ainda tem um ultimo desentendimento com Stanley ainda naquela noite quando o cunhado retorna do hospital tendo sido liberado pois seu filho não nasceria tão logo. Assim que chega em casa, Stanley encontra uma Blanche vestida com seu melhor vestido, uma tiara de strass nos cabelos e completamente amalucada e bêbada. Aproveitando-se da situação, Stanley abusa sexualmente da cunhada.
O fim de Blanche se dá também no fim da peça. Depois de todos esses acontecimentos e provas de que Blanche não consegue se manter por si só, sem entrar em seu mundo de loucuras e fantasias, ela é encaminhada para um manicômio em uma cena emocionante onde vemos Blanche se arrumando e sendo levada ao manicômio pelo médico e pela enfermeira e tendo como pano de fundo sua irmã aos prantos e Mitch entristecido pelo fim de sua amada.

Vania Carolina líder, PAtricia moises, Letícia de Andrade, Joyce Martinez, Alessandra de Campos, Aline Tassia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada

um abraço,
jo