domingo, 15 de março de 2009

PESQUISA, CRIAÇÃO E ESTILO - LIVRO A INSUTENTÁVEL LEVEZA DO SER

O livro A Insustentável Leveza do Ser, não é um romance comum, a problemática humana e sua eterna insatisfação,a dualidade entre leveza e peso, amor, traição, relacionamentos, desejos, insegurança, medo, sexo, são alguns dos assuntos abordados de maneira fantástica e filosófica pelo autor Milan Kundera.
A narrativa traz enredos erótico-amorosos apresentados por seus personagens: Tomas, Tereza, Sabina, Franz e Karenin. Tem como cenário a cidade de Praga, na Tchecoslováquia, em 1968, durante os eventos da Primavera de Praga, que foi o movimento liderado por intelectuais reformistas do Partido Comunista Tcheco, interessados em promover grandes mudanças na estrutura política, econômica e social, na Tchecoslováquia. Comandado por Alexander Dubcek, líder do Partido Comunista local, essas refomas incomodaram a União Soviética, que temia essa influência democrática sobre as demais nações socialistas, sendo assim, em 21 de Agosto de 1968, tanques do Pacto de Varsóvia invadiram a capital Praga. Com o estouro da Guerra os personagens passaram por outros lugares como Zurique, Paris, EUA.
Tomas, um jovem e respeitado médico cirurgião, divorciado e com um filho, com o qual não tinha contato, vivia sem nenhum compromisso amoroso, político, enfim, se julga viver uma vida leve, livre e independente. Sedutor, bonito e atraente tinha inúmeras relações amorosas informais, nas quais tentava descobrir o que cada mulher tinha de inimaginável. Até que aparece em sua vida “como uma criança colocada numa cesta e abandonada ao sabor da corrente” Tereza, uma moça simples, sensível e insegura, que deposita nele a responsabilidade sobre a sua vida. Mesmo depois de casado, Tomas ainda mantinha encontros sexuais com outras mulheres, o que magoava profundamente a apaixonada Tereza, que sabia que seu corpo não era único e nem suficiente para saciar o desejo de seu marido. Tomas a amava do jeito dele, mas amava, era a infidelidade que os distanciava.
Durante a guerra, Tomas e Tereza moraram em Zurique por um tempo. Tomas havia escrito um artigo para um jornal que o comprometeu diante das reformas políticas vigentes, foi despedido do hospital em que trabalhava e partiu para Zurique para não sentir o peso da guerra e suas conseqüências.
Com sua volta a Praga, ainda colhia os frutos daquele artigo e decidiu-se mudar para o interior com Tereza onde poderiam viver mais plenamente, tornou-se lavador de vidraças e Tereza pastora de novilhas. Tomas continuava a ter casos eróticos, todos os dias, com as mulheres que contratavam seus serviços de lavador .
Um dia o casal recebeu de um vizinho um convite para dançar num bar que ficava em uma cidade perto dali, na volta eles sofreram um acidente na estrada que os levou a morte.
Sabina, pintora tcheca, atraente, amiga e uma das inúmeras amantes de Tomas, tinha um ateliê na cidade onde mantinha seus encontros com ele e com outros homens, identifica-se com ele, pois não se prende a emoções, não se entrega ao amor, é muito sedutora. Podemos afirmar que Sabina é a versão feminina de Tomas, construía seus próprios valores e desejava fugir das limitações de sua vida. Sentia-se atraída pela traição, pois é nela que encontrava o meio de se libertar “Trair é sair da ordem e partir para o desconhecido.Sabina não conhece nada mais belo que partir para o desconhecido”.
Durante o período que ficou fora de seu país, Sabina tornou-se amante de seu amigo Franz, um professor universitário, forte e atraente, casado com Marie Claude, com quem tem uma filha. Sonhador e sentimental, tinha prazer em participar das manifestações e passeatas, pois assim se sentia protagonista da história e não somente um telespectador. Separa-se da mulher para viver ao lado de Sabina, que o abandona, pois não quer se prender a ninguém. Mesmo não ficando com ela, alcançou algo que nunca experimentara antes, a liberdade e a leveza.
Sabina foi viver na América onde seus quadros vendiam muito bem, mas era sozinha, escreveu um testamento determinando que seu corpo fosse cremado e suas cinzas espalhadas ao vento, pois queria morrer sob o signo da leveza, diferente de Tereza e Tomas que morreram sob o signo do peso.
Franz morreu em um assalto, pensava em Sabina todo o tempo, mas esses minutos eram interrompidos apenas quando pensava na estudante de óculos grande com quem se relacionava desde quando Sabina o deixou. Marie Claude cuidou de todas as providencias, desde o velório ao enterro, mesmo contra a vontade de Franz que queria morrer sem o peso de ser o marido que a sociedade impunha, queria morrer com o mesmo sentimento de liberdade e felicidade que quando abandonara sua esposa.
Karenin, uma cadela dada por Tomas de presente a Tereza. Era sua companheira, vivia com ela todo o tempo, participando assim de seus dramas e felicidade. Tereza a amava sem culpa, ela era especial, pois ao contrário dos outros personagens, amava sem precisar trair. Tereza tentava preencher o tempo que gostaria de estar ao lado de Tomas, com ela. Karenin dez anos depois, ficou muito doente, com câncer e seu estado castigava Tereza que não agüentava ver sua companheira sofrer tanto, a cadela não tinha mais força para acompanhá-la em suas tarefas mais simples e então tiveram que sacrificá-la o que provocou em Tereza uma tristeza profunda.
Uma das principais características do livro é a maneira com que o mesmo momento é contado mais de uma vez, a partir de seus diferentes personagens. Não há uma linha cronológica nem ordem, dando a impressão de ir e vir, como de fato acontece no cotidiano da humanidade. Os personagens valorizam a felicidade momentânea e tentam sustentar o sentimento causado por estes momentos, fantasiam uma leveza que não é real, que é insustentável. A força de suas escolhas balanceia suas vidas.

Thaissa Santana ( Líder), Mônica Acalá, Priscila Ferreira, Renata Gomes, Vaine Quessi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada

um abraço,
jo