domingo, 15 de março de 2009

PESQUISA, CRIAÇÃO E ESTILO: LIVRO LARANJA MECÂNICA

O romance Laranja Mecânico foi escrito na década de 60, tendo isso uma visão futurista de uma época próxima. O livro conta sobre o adolescente Alex, que participava de uma gangue, que na sua geração era normal formar grupos de amigos que continha opiniões e gostos parecidos. Sua grupa (gangue) era formado por Pete, Georgie e Tosco, que ganhou este apelido por não pensar em que atitude tomar, mas sim agir somente por instintos.
Gostavam de sair a notchi (noite) para tomar seus molokos (leites) com os velocets (alucinógenas), e depois se divertir indo krastar (roubar), estuprar ou simplesmente dar toltchok (porrada) em alguém. A maior parte da juventude de Alex foi ter essas diversões de vandalismos, mesmo com este lado brutal, ele tinha um amor incondicional pela musica clássica, usa musica predileta era NONA Sinfonia de Ludwing Van Beethoven , pois ele idolatrava-o.
Em uma das suas aventuras eles acabaram encontrando uma casinha no qual estava escrita Lar na frente e para continuar com os seus atos de strak (horror), invadiram a casa. Dentro dela encontraram uma jina (esposa) e um mundji (esposo) que estava escrevendo um livro que tinha o nome de laranja mecânica.
Com uma drata (briga) entre ele e Tosco, a sua grupa (gangue) fica dividida e seu amigo que fico machucado acabou ficando muito bravo. Num kraska (roubo) em uma casa de uma senhora de idade, Alex entra sozinho para imobilizar a babushka (velha) e depois abrir a porta para que seus druguis (amigos) entrem, mas o que ele não esperava é que ela tive-se ligado para os miliquinhas (policiais).
Ao sair da casa correndo para poder fugir Tosco para se vingar da drata (briga) que tiveram o prendeu na porta da casa com uma corrente.
Na casa dos miliquinhas (delegacia) recebeu varias toltchok (porradas) dos rozas (policias)e no fim acabou sendo preso por que a babuska (velha) morreu e se tornou um maltchik (garoto) no meio de vários prestupnik (criminosos).
Já na prisão acabou se tornando cobaia de uma experiência chamada Ludovico.
Nela ele sofreu um tratamento no qual era mantido obrigado a ver imagens violentas e simultaneamente era injetado um liquido no qual fazia sentir dor quando via qualquer coisa relacionada a tal idéia.
No final deste tratamento ele não conseguia pensar em nenhum ato violento sem sentir dor, obrigando a tomar atitudes diferentes do qual gostaria.
Ao sair da prisão como a salvação da população, pois de um maltchik (garoto) violento ele agora era um ser totalmente passivo e que não representava nem um risco para a população, acabou se tornando manchete de jornal.
Alex se tornou o garoto propaganda do governo, mas ele não estava satisfeito, por causa do tratamento não consegui mas escutar sua gloriosas musicas de Ludwing van sem passar mal, pois as imagens que ele tinha visto tinha as musicas de fundo de seu musico favorito.
Desesperado tenta encontrar uma um jeito de se matar, mas encontrou um vekio (velho) que tinha batido, na biblioteca onde estava.Muito bravo este vekio(velho) e seus druguis (amigos) comecaram a toltchok (porrada) nele.
Foi chamado a miliquinha (policias), e um dos rozas (policias) era Tosco seu velho drugui (amigo), ele o levou de lá e depois o abusou sexualmente.
Sem rumo acabou indo para a velha casa no qual tinha o nome na frente de Lar e lá encontrou o maltchik(garoto) escritor que o recebeu e cuidou dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada

um abraço,
jo