segunda-feira, 16 de março de 2009

PESQUISA, CRIAÇÃO E ESTILO: LIVRO LOLITA



Romance de Vladimir Nabokov que narra a história de um Humbert Humbert, que se apaixona por uma garota de doze anos. Nascido em 1910 em Paris, teve sua juventude marcada pela perda de seu primeiro amor, Annabel, que morre de tifo.
Tal fato fica tão marcado em sua vida, que seu amor carnal não consegue ser por mulheres, e sim, por pequenas ninfetas ginasianas (como as apelidou) que brincam em praças ensolaradas de seus bairros. Ao passar do tempo, ele continua com o desejo por meninas e possuindo relações com pequenas prostitutas menores de idade, Até que certo dia decidiu-se casar-se com Valéria, a filha de seu médico, que nunca revelara sua idade, mas que sabia se tornar uma garotinha na cama, (ela nem imagina que esse era o desejo de Humbert). Porém seu casamento começa a fracassar, sua esposa aparenta mais idade, não se cuidava como antes. No mesmo período que recebe uma proposta para trabalhar nos Estados Unidos, Valéria o deixa por outro.
Divorciado, parte para sua viagem, e começa a trabalhar com anúncios de perfume e vez ou outra sacia seus desejos admirando ninfetas nos parques da cidade. Pouco tempo depois é acometido de um ataque de insanidade que o prende em um sanatório por duas vezes. Essa última foi prolongada pois descobre com a ajuda de um amigo que trabalhava no local que os médicos e psiquiatras se divertem com as histórias de seus pacientes.
Ao sair, resolve morar numa cidadezinha sonolenta que tenha um lago próximo, com a ajuda desse amigo do sanatório, muda para Ramsdale porem a casa onde se hospedaria foi atingida por um incêndio e uma vizinha se oferecera para se hospedar em sua casa, a Sra. Haze, uma viúva elegante e bonita. Decidido a não aceitar, queria sair daquela casa o mais rápido possível, mas seus pensamentos foram paralisados ao avistar a pequena e pubescente Dolores Haze (Lolita), que tinha seus doze anos de idade, então apaixonado aceita o convite na mesma hora. Durante o período como inquilino escreve em um diário todos seus sentimentos pela garota.
Lolita reascendeu todos seus anseios inacabados (nunca saciados por completo), e travessa como ela só fazia de tudo para conseguir o que queria. Ela e sua mãe tinham alguns problemas de relacionamento, a Sra. Haze não aturava suas reclamações, sentia ciúmes e competia com a filha. Como solução resolveu mandá-la a um acampamento para passar as férias e ficar a sós com seu inquilino, triste e desamparado pela partida de sua ninfeta. Ao levar sua filha ao acampamento Q, deixa uma carta declarando seu amor por Humbert. Após ler e reler a carta ele então arquiteta um plano, com medo de nunca mais ver sua amada decide casar-se com a Sra. Haze pois assim teria mais tempo e liberdade com seu amor.
Após certo tempo, sua esposa encontra as anotações de seu diário, onde estavam escritos pensamentos perversos e picantes sobre sua pequena Lolita. Transtornada a Sra. Humbert é atropelada ao atravessar a rua para colocar três cartas na caixa de correio. Humbert se torna viúvo, pra sua felicidade e inventa aos amigos do casal que é pai de Dolly.
Humbert vai buscar Lolita no acampamento e descobre que sua pequena fora infiel, tendo relações com Charlie, filho da dona do acampamento; a partir daí, ela “ensina” o que aprendera com o menino e seduz seu Humbert. Depois desse primeiro entrelace começa uma paixão doentia, cercada de ciúmes, chantagens e mimos, onde eles embarcam numa viagem pelos Estados Unidos.
Em 1948, dois anos depois, cansados de viagens, Humbert aceita uma proposta para dar aulas na Universidade de Beardsley, pois na cidade havia uma pequena escola só para meninas. Lá Dolly descobre sua paixão, o teatro, onde conhece Clare Quilty, um escritor de peças. Humbert não aprovara sua paixão pelos palcos, pois com seu ciúmes doentio restringia ao máximo as saídas de sua amada. Com tantas brigas e discussões, resolvem novamente viajar pelos Estados Unidos. Nessa viagem H. se sente o tempo todo perseguido por um carro, inicialmente fica com medo de serem detetives que querem pegá-los por incesto e pedofilia. Em uma de suas paradas, Lolita fica doente e é internada, quando recebe alta, foge com Quilty, que os seguia por todo o tempo, e vão para o rancho “Fuque-fuque” , com a intenção de fazer algumas filmagens.
Humbert fica louco, procura Lolita por todas as cidades, até que após um ano de procura, se cansa e se interna em um dos sanatórios que já conhecia. Nesse tempo, ele se recupera, e em um bar de Nova York conhece Rita, que possui o dobro da idade de Lolita, a quem ele nunca esquecera.
Em 1952, Rita e Humbert ainda estão morando em Nova York, quando ele recebe uma carta de sua Lolita, que estava casada com Dick Schiller, grávida e precisando de dinheiro, pois passava por necessidades. No dia seguinte, Humbert parte para a cidade onde ela morava, Coalmont, pronto para matar o homem que a roubara dele em 1949, mas para sua tristeza ao ver o estado de Lolita, que ele percebe não ser mais sua ninfeta, ela estava em uma rala camisola, usava óculos e com sua imensa barriga a qual quase nem agüentava, e ao ver seu esposo, percebeu que não poderia matá-lo, não seria ele. Com o seu ar sempre elegante, Humbert fez suas perguntas a ela tentando arrancar o nome do homem com que ela havia fugido, foi quando descobriu sua verdadeira história, deu a ela então um envelope e pediu para que voltasse, mas um “não” soara de sua boca. Ele vai embora triste, mas com uma missão, matar Quilty, o homem que arruinara sua vida.
No caminho de volta, ele passa em Ramsdale, atrás de Quilty, e o assassina com a pistola do falecido marido da Sr. Haze, e sai aliviado e sem arrependimento de ter matado o infeliz e no caminho de volta acaba sendo preso.
Nesse mesmo ano, Humbert Humbert vai para a cadeia e escreve este livro, que só foi publicado, como seu desejo, após sua morte um ano depois por trombose.
Aline Cristina - líder- Amanda Gimenes, Maiane Rosa, Raphaela Saiki, Rebeca Maia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada

um abraço,
jo