segunda-feira, 16 de março de 2009

PESQUISA, CRIAÇÃO E ESTILO: LIVRO O PERFUME A HISTÓRIA DE UM ASSASSINO

O perfume é um livro que relata a história de um assassino incomum desde o nascimento. Jean Baptiste Grenouille, foi rejeito assim que nasceu. Tinha um dos cinco sentidos muito aflorado, o olfato, aliás, fora do normal, pois podia sentir cheiro que qualquer coisa a muitos quilômetros de distância, mas algo chamava atenção, ele próprio não tinha cheiro algum de nada e isto o fez ser rejeitado muitas vezes em sua vida. Vivendo no século XVIII, França, Grenouille cresceu conhecendo os cheiro de cada canto da cidade, numa época em que pouco se dava importância á higiene, entrando por suas narinas os cheiros mais podres que hoje em dia não se pode imaginar, de lugares e pessoas. Pág. 17 / 1º parágrafo/ linha 1: “ O idiota enxerga mais com o nariz do que com os olhos.”

A vida de Grenouille começou a mudar, a ser satisfeita, quando conseguiu um lugar como aprendiz, na perfumaria do Sr. Baldini, que já derrotado pelo concorrente, não via alternativa se não apostar num desconhecido muito estranho que se dizia bom de olfato; conhecendo os dons de Grenouille, Baldini ficou realizado, pois com esta criatura nas mãos, ao longo de 3 anos, Baldini anotou mais de 600 fragrâncias que o inodoro realizara.
Foi neste tempo que Grenouille fez sua primeira vítima, onde em um passeio, sentiu ao longe, o cheiro mais maravilhoso que já havia sentido antes. Depois de muita procura reconheceu o cheiro em uma garota de no máximo 15 anos e de tão perfeito, ele quis se apoderar, matando-a enforcada e inalando cada centímetro do seu corpo.
Baldini resolveu dar a Grenouille a liberdade e um diploma de aprendiz. Nunca havia mesmo gostado do sujeito que lhe causava arrepios.

Pág. 113 / 17º parágrafo: “... perdeu-o de vista e sentiu-se extraordinariamente aliviado.
Nunca gostara deste sujeitinho. Finalmente podia reconhecer isto.”

Ao ir embora, Grenouille tinha a intenção de ir à Grasse, conhecer novas técnicas e meios de ser o melhor perfumista do mundo mas no caminho, começou a sentir-se enojado dos seres humanos, retirando-se assim ao pico mais alto de uma montanha onde percebia não sentir nem sequer 1 átomo do odor de seres humanos, sentindo-se assim o único homem do mundo. Ali se entocou numa caverna sem o menor resquício de luz e sentida por seu extraordinário olfato que nenhum ser humano jamais tinha passado por ali, só saía para suas necessidades e a procura de comida e água; fez deste o seu lar por 7 anos que para ele eram perfeitos.


Pág. 127 / 2º parágrafo: “ Agora por um tempo, ele podia descansar em paz. Estendia-se todo, corporeamente, tanto quanto era possível, no extreito aposento de pedra .”

Certo dia Grenouille viu de novo, em seus sonhos, a menina que dispunha do melhor cheiro do mundo e assim partiu em busca de outras sensações com esta. Resolveu partir a procura do perfume perfeito.
Saindo de sua toca passou por lugares onde as pessoas se espantavam com seu visual, com cabelos e barbas até os joelhos. Com ele fizeram experiências, mudaram seu visual e através de um perfume criado por ele mesmo, as pessoas o viam como um milagre.
Resolveu partir de novo para o seu destino programado desde sete anos antes, a cidade de Grasse.
Chegando lá conseguiu emprego em uma pequena perfumaria que produzia óleos e pomadas aromáticas e foi aí que começou sua pesquisa. Foi neste lugar que descobriu como tirar cheiro de seres vivos, com técnicas com gorduras. Depois de muitos experimentos, iniciou suas psicoses.
25 perfumes de moças virgens era o que ele precisava para preparar o melhor perfume do mundo.
Com seu olfato mais que aflorado, procurava estes perfumes perfeitos e em detalhes dava seu golpe. Com uma pancada na cabeça, matava as garotas, rançava-lhes os cabelos e roupas e iniciava o processo de retirada do perfume que durava seis horas.
Causou um imenso caos e medo pela cidade, todos os pais escondiam suas filhas, todas as famílias ficaram apreensivas, em especial uma pessoa, Richis, o vice cônsul, cidadão mais rico da cidade, que morava com sua filha, Laure Richis, que para o pai era a garota mais linda da cidade, o que o intimidou, fazendo até fugir do lugar, na certeza de que para o assassino, Laure seria a próxima vítima.
Grenouille não podia perder aquele maravilhoso perfume, o último, o 25º e então seguiu-os e preparou com delicadeza o ataque.

Pág. 217 / 1º parágrafo: “Com cuidados profissionais, Grenouille pôs-se a trabalhar. Abriu o saco de viagem, retirou dele lenço, pomada e espátula, estendeu o lençol de linho sobre o cobertor em que estivera deitado e começou a espalhar sobre ele a pasta gordurosa. Este era um trabalho que demandava um certo tempo, pois era preciso tratar de colocar a gordura aqui numa camada mais grossa, ali numa mais fina, conforme a parte do corpo que o pano viesse a tocar.”

Enfim conseguiu seu 25º perfume e conquistou sua maravilhosa fórmula.
Richis ficou inconsolável, em busca de assassino se pôs toda a cidade e muitas pessoas chegaram a ser acusadas em vão. Até chegarem no real psicopata, Grenouille. Descobriram cabelos e camisolas enterrados no local onde morava. Finalmente pego, foi torturado a fim de contar porque matava e a única resposta era de que precisava das meninas.
No dia de sua punição, a praça da cidade lotou, pessoas de fora vinham ver o famoso assassino ser morto.
Grenouille estava sendo levado e pouco antes de descer do veículo, pingou uma mísera gota de seu extasiante perfume em si e desceu. Aí a cidade parou, todos passaram a amá-lo, todos sabiam que que ele era o assassino mas ninguém queria acreditar que aquele homem tão inocente havia matado as meninas, mais parecia um anjo.
Uma grande sessão de Urgias se fez na praça, as pessoas não podiam conter seus desejos e começaram a se despir, agarrando uns aos outros.

Pág. 241 / 1º Parágrafo: “ A consequência foi que a planejada execução de um dos criminosos mais merecedores da abominação em sua época acabou redundando na maior bacanal que o mundo havia visto desde o segundo século antes de cristo: pudendas senhoras rasgaram as blusas, soltava com histéricos gritos seus seios.”

Grenouille no meio daquele show de histeria, viu Richis se aproximando e pensou ser aquele o único homem a quem não conseguiria enganar e já estava se vendo morto quando Richis o atacou com um grande abraço. Sentia que ele era seu filho, pois nele estava o perfume que o fez confundir Grenouille com sua filha.
Mesmo tendo todo o carinho de Richis, e tendo toda a cidade esquecido o episódio ou fingindo esquecer por vergonha, Grenouille resolveu partir e chegou a Borgonha.

Pág. 253 / 1º linha: “As pessoas, no entanto, acreditavam que desejavam a mim. E o que elas realmente desejavam permaneceu um segredo para elas”.

Chegando a um cemitério, Grenouille não foi percebido pelo bando de gente que lá estava, mas pingando uma gota de seu precioso perfume em seu jaquetão azul, foi o centro das atenções. As pessoas que ali estava começaram amá-lo e querer aquele pequeno homem para elas, aqueles canibais se aproximaram dele e cada um lutou por sua parte. Grenouille ficou em pedaços, cada um se apoderou e comeu a sua parte.

Pág. 255 / 2º parágrafo: “... foram obrigados a sorrir. Estavam extraordinariamente orgulhosos. Pela primeira vez, haviam feito algo por amor”.


Ariadne Sanches - lider- Endily Sanches, Jéssica Harumi, Liliane Pires, Patricia Kenik.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada

um abraço,
jo