domingo, 15 de março de 2009

PESQUISA, CRIAÇÃO E ESTILO - LIVRO O MENINO DE PIJAMA LISTRADO


“... uma fábula sobre amizade em tempos de guerra e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável...”

“O Menino do Pijama Listrado” conta a história de Bruno, um menino de nove anos que vive em Berlim com sua família e leva uma vida boa e confortável. Até o dia em que se vê obrigado a mudar de casa, por conta do emprego de seu pai, para uma casa menor e muito menos bonita, em uma outra cidade afastada de tudo e de todos, onde não há ninguém para brincar com ele nem nada para fazer.
Mas algo chama a atenção do garoto: da janela do seu quarto é possível ver várias pessoas de pijamas listrados do outro lado da cerca. Sem nada para fazer em casa, Bruno resolve explorar as redondezas do lugar, até que descobre um garoto do outro lado da cerca, vestido da mesma maneira que as outras pessoas que via da janela do seu quarto, e aí se inicia uma bela história de amizade. Praticamente todos os dias os dois se encontram no mesmo local e Bruno sempre leva comida para o seu novo amigo, que curiosamente, sempre estava com fome.
Toda esta história se passa em 1943, em pleno regime nazista. O pai de Bruno era, na verdade, um alto oficial alemão designado para controlar o campo de concentração de Auschwitz (ou Haja-Vista, como o garoto chamava). Shmuel, o garoto de pijamas listrados com quem Bruno fez amizade, é um dos muitos judeus que sofreram os horrores do Holocausto. E Bruno, por sua vez, nada entendia sobre o nazismo, o ódio contra os judeus ou sobre o que era um campo de concentração. Para ele, as pessoas de pijamas listrados pareciam fazendeiros.
Toda a história é contada a partir do ponto de vista de um alemão e não de um judeu. O grande enfoque do livro pode-se dizer, está na amizade inocente entre os dois garotos que supera a barreira de preconceitos - que os dois mal sabem o que significa.
O autor, John Boyne, oferece um olhar inocente sobre o Holocausto através dos dois garotos. Shmuel não entende muito bem o que está fazendo naquele lugar, ele só sabe que não poderia mais usar suas roupas normais, usando apenas um único pijama listrado.
Com essa maneira especial de contar uma história cheia de dor, este best-seller mundial já vendeu mais de 350 mil livros em todo o mundo e foi considerado pelo jornal USA Today como uma "introdução memorável ao tema como O Diário de Anne Frank foi em sua época". Como muitos outros campeões de vendas, o livro acabou virando filme pelas mãos do diretor Mark Herman.
Ingrid Kelly, Vania Brito, Vanessa Braga, Nátalie Emanuelle.
Olá Jô, boa tarde! Segue abaixo um link com o desfile de graduação do estilista Aitor Throup, no Royal College of Art em 2006, e aquele look incrível de alfaiataria com caveiras sobrepostas que você nos deu como referência faz parte desse desfile. Pode clicar que não é vírus: http://www.catwalking.com/GRADUATES/2006/BA_shows/shows/RCA/shows/29-Throup/index.html.
Pesquisei tudo e um pouco mais sobre o tal, ele é fantástico nas propostas que faz, foge do lugar comum no mundo masculino, e algo do feminino pode ser encontrado no site dele para aquela marca esportiva Umbro. Estou com ótimas expectativas para o resultado desse projeto. Agradeço muito a sua atenção e direcionamento, certamente vitais para as descobertas por onde estamos trilhando rumo ao desfile Moda e Literatura.
Grata, Ingridy BatistaModa - 3° semestre / noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada

um abraço,
jo