sábado, 14 de março de 2009

SEMANA DE MODA DE PARIS INVERNO 2010

Hussein Chalayan - Os desfiles de Hussein Chalayan causam impacto semelhante aos efeitos que os parques de diversão têm sobre as crianças: o queixo cai, a pessoa fica abobalhada, não tem jeito. Dessa vez a surpresa foi justamente a ausência das performances. A sensualidade permeou o desfile, a tecnologia estava nos tecidos de fibras de acetato e as inspirações eram as ruas de Londres. Algumas peças comerciais desfilaram, como já é de praxe, e outras de ar mais futurista tinham bons cortes e formas, mas em se tratando de Chalayan… frustrou.
Emanuel Ungaro - Esteban Cortazar acertou no inverno da Ungaro, numa coleção com o colorido alegre dos anos 80 e misturas de padronagens, marcas registradas da casa. As formas variam desde a fluidez e aos balonês volumosos até os vestidos e tops drapeados que parecem atados ao redor do corpo. Os ombros ganham importância nas jaquetas, os casacos de tricô são irresistíveis. A estampa de pois, outra característica típica da marca, aparece em lenços amarrados no pescoço ou na cintura, e junto com as meias coloridas dão ainda mais descontração ao inverno. Os vestidos de noite ganham volumes e recortes mais arquitetônicos, fechando a coleção: jovem, fresca, adorável.

Jean-Charles de Castelbajac – O estilista, neste outono/inverno 2009/2010, convidou o público a retornar à infância, através da diversão e animação, porém com muita nostalgia, também. A coleção estava repleta de cores, formas e estampas. Destaque para a estampa dos Muppets que fez todo mundo rir e se divertir, assim como a de personalidades famosas, como Andy Warhol, Michael Jackson e Clint Eastwood.


Chanel - O desfile reproduziu a fachada da maison na Rue Cambon, em Paris, transformando a passarela em rua, por onde caminhavam as modelos que saíam pela porta da famosa grife. Karl Lagerfeld, para este outono/inverno 2009/2010, fez uma releitura dos clássicos da marca criados por Coco Chanel. Destaque para os tailleurs em tweed, com aplicação de fios metálicos e pérolas, e com modelagens mais contemporâneas, boleros, saias um pouco acima dos joelhos, calças com cortes retos e os tricôs de mangas volumosas. Babados, rendas, transparências e saias que esvoaçavam pela fuidez do georgette de seda em estampas florais, marcavam o romantismo e o escapismo da coleção para o mundo sofisticado de Coco Chanel. Detalhe: eram lindas as sacolas de couro que imitavam as sacolas de compras da loja da Chanel.





ACIMA Wunderkind- A coleção de Wolfgang Joop veio com uma grande mistura de estampas: listras sobrepostas no xadrez ora preto e branco, ora com tons de azul. Os casacos de algodão pretos agradaram em cheio a platéia. As peças xadrez coloridas podem até ser admiradas por alguns, mas outros podem considerá-las exageradas. Já as peças totalmente pretas tinham um ar elegante e, essas sim prometem vender feito água.





ACIMA John Galliano - Com vestidos folk e jaquetas com a cintura extremamente exageradas, Galliano fechou o último dia das semanas de moda. A passarela foi coberta pelo que parecia flocos de neves artificiais (mas na verdade eram como bolhas de sabão) dando o tom perfeito para o momento. As transparências e os maxi-casacos deram conta das tendências junto com blusas volumosas e muitos acessórios em volta do pescoço. Um desfile memorável!


ACIMA Chloe- A grife Chloe desfilou uma coleção com uma leve referência aos anos oitenta, muito mais tolerável para os que não agüentam nem ouvir falar da década. Calças de cintura alta com cintos finíssimos perderam o ar excessivamente informal que podem ter e ficaram com um ar elegante e sofisticado. Os shorts com o mesmo corte ganharam um charme especial ao serem combinados com maxi-casacos. Também é preciso mencionar as modelos que estavam especialmente belas. Se alguém duvidava que Hannah MacGibbon conseguiria ocupar bem o lugar deixado por Phoebe Philo, o desfile falou por si só.

ACIMA - Hermes- A grife decolou sua coleção quase literalmente na semana de moda de Paris. O desfile começou com jatos de tamanho real rodando na passarela e com som de turbinas e comandantes de vôo. Os modelos entraram com capacetes e jaquetas (charmosíssimas!!) de aviador que ajudaram a completar o que foi um verdadeiro show. A coleção também trouxe muito tricô, couro, dourado e xadrez todos desfilados em peças elegantíssimas.


Alexander McQueen – Quando todos esperavam desfiles seguros nesta semana de moda de Paris, McQueen aparece com o inesperado: uma coleção outono/inverno 2009/2010 intitulada de Horn of Plenty (cornucópia) e dedicada a sua mãe Joyce Barbara McQueen. Nem mesmo uma crise mundial consegue podar a criatividade, a inspiração e a dramaticidade do estilista. Modelos com maquiagem à la Marilyn Manson desfilaram com várias parafernálias nas cabeças e sobre enormes saltos do tipo plataforma. Aliás o vermelho destes sapatos é a cor patenteada do batom do estilista. A coleção apresentou criações com padronagens clássicas como o pied-de-poule e o pied-de-coq. Destaque para uma alfaiataria de corte impecável (como sempre), jaquetas com ombros pontiagudos e mantôs do tipo envelope que circundam o corpo.
http://www.modalogia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada

um abraço,
jo