segunda-feira, 16 de março de 2009

PESQUISA, CRIAÇÃO E ESTILO: A MORTE EM VENEZA


A Morte em Veneza conta a história de Gustav Von Aschenbach, personagem principal do livro que vive ao longo de sua vida em Munique em meados do século XX. Tem uma vida normal como a de qualquer cidadão daquela época. Casa-se com um moça de família erudita, tem um filha e logo torna-se viúvo.
Aschenbach durante um passeio em Munique , fica encantado ao ver um viajante e com isso ficou com desejo de viajar também. Aschenbach vai para uma ilha Adriática e então, por lá, ao estudar rotas de navio, decide ir para Veneza. Aschenbach ao ouvir alguns jovens rindo e conversando percebeu que nem tudo era como de costume, achava tudo isso muito esquisito ao ver que um dos jovens não era um jovem e sim um velho cheio de rugas, flácido de bigodinho e dentadura amarelada.
Chegando em Veneza se hospedou no Hotel Excelsior, foi muito bem recebido e acompanhado pelo gerente até seu quarto. Logo, no horário do jantar, Aschenbach chega cedo ao salão e fica a observar os hospedes ali reunidos. Quando viu um grupo de adolescentes sob tutela de uma governanta. Eram três moças e um rapaz com aparência de 14 anos. Aschenbach notou que o menino era muito belo, tinha o rosto pálido, fechado, cabelo cacheados louros cor de mel, com nariz reto e boca suave. Tinha uma aparência doentia. E assim inicia a história de Aschenbach através do hipnotismo do belo.
O nome do menino era Tadzio. Ao observar constantemente, Aschenbach começa a seguir todos seus passos e observar cada dia mais, assim, aumentando sua paixão platônica.
Durante a viagem, Aschenbach, numa tarde qualquer, resolveu fazer um passeio onde percebeu que talvez não seria uma boa decisão continuar na cidade. Os odores, o calor abafado e todos os cheiros do lugar o faziam mal, era uma grande tortura para ele continuar ali. Decidiu então, ir embora de vez.
Aschenbach arrumou toda sua bagagem para a partida, levando apenas uma bagaem de mão pois as outras já haviam sido levadas até a estação. Já na estação, ele foi avisado de que sua bagagem seguiu em direção errada voltando para o hotel. No mesmo instante Aschenbach sentiu uma enorme alegria ao saber que não teria que ir embora e que iria rever o menino Tadzio.
Gustav não queria partir de forma alguma, se preocupava apenas com a partida da família polonesa. Todos os dias, ele observava o quanto Tadzio se divertia e cada vez mais ficava admirado com sua beleza. Para ele, essa relação de conhecer alguém somente de vista era estranho, se observam, se encontram e até mesmo se gostam, mantendo somente aparência distante movida pela ética. No entanto, Gustav notou um interesse da parte de Tadzio que toda manhã ao invés de vir pelo caminho de madeira atrás das cabinas, vinha pela frente passando muito próximo ao local que Gustav estava.
Gustav descobre a pouco que Veneza estava completamente infectada e mesmo assim decide ficar só para ficar próximo ao menino. Sua paixão por Tadzio ia crescendo cada vez mais, com isso a vaidade foi aparecendo em Aschenbach. Ficava muito preocupado com sua aparência e ia diversas vezes ao toilet e ao barbeiro. Sentia nojo de sua aparência enrugada, marcada e de seus cabelos grisalhos. Tadzio já havia percebido que tinha um admirador e toda vez que ele andava sempre olhava para trás para conferir se estava realmente sendo seguido.
Pela manhã, Aschenbach não se sentindo bem, saiu mais cedo que de costume e logo notara uma quantidade de bagagem no saguão do hotel. Era da família de Tadzio. Foi até a praia e avistou Tadzio com alguns amigos.
Tadzio, após uma luta forçada com Jachu (um de seus amigos) que sufocou-o na areia, se levantou, foi para beira do mar e ali ficou parado durante um momento. Em seguida virou para trás e ali estava seu admirador, e pela primeira vez o olhar de um para o outro foi correspondido. Aschenbach ficou admirado pela cena tão esperada e levantou-se rapidamente de encontro ao olhar. Minutos passaram e veio a notícia de que Gustav havia caído ao lado da cadeira onde estava sentado. Foi levado para o quarto e no mesmo dia o mundo recebeu a notícia de sua morte.



Gabriela Lopes Líder - Mariana Alves, Danielle Novoa, Renata Ciaramicoli, Cezar Andrade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada

um abraço,
jo