segunda-feira, 2 de março de 2009

PESQUISA, CRIAÇÃO E ESTILO I - TODOS DEVEM IMPRIMIR

PROJETO MODA E LITERATURA 2009

O projeto MODA E LITERATURA consiste na reunião do aprendizado adquirido pelo aluno ao longo do módulo e aplicado na prática, já que para o Banco Mundial, o desenvolvimento do Brasil depende de produzir conhecimento e convertê-lo em resultados práticos. Em reportagem publicada no dia 11 de setembro de 2008 pelo jornal O Estado de São Paulo, um estudo inédito do Bird aponta, entre os fatores de deficiência brasileira na área: "universidades distantes do setor produtivo e voltadas mais para o conhecimento teórico do que prático, bem como a tradição de importar e adaptar tecnologias em lugar de criá-las".

Essa constatação reforça a filosofia do Projeto MODA E LITERATURA que é dotar os alunos de ferramentas concretas para trabalhar na indústria da moda, uma das mais promissoras da atualidade. Especialmente nesse campo tão complexo e sofisticado que é o da criação, apresentação e difusão de produtos, junto aos públicos produtor e consumidor. O nosso ponto de partida é a certeza de que criar moda não significa imitar "tendências internacionais" e depende de uma busca da originalidade de estilo, dentro das condições atuais do mercado.

O projeto MODA E LITERATURA se origina no âmbito da disciplina Pesquisa, Criação e Estilo I com os alunos do terceiro semestre de moda da UNIFMU ( 2009.1). De início, evidencia-se a necessidade de colocar os alunos em interação com o mundo das letras, para estimular o hábito de leitura. Porque, afinal, não se constrói saber sem o contato com mundo dos livros/letras. A estratégia visa à motivação do aluno para a construção de um repertório simbólico necessário ao experimento de criação.

Esta proposta não pretende apresentar roupas de alta costura, nem figurinos para teatro. Nossa premissa é não utilizar materiais caros na confecção das roupas, principalmente porque a sofisticação do projeto se encontra na paixão despertada pelas descobertas de novos mundos: às vezes em presença dos elementos mágicos e universais de diferentes períodos históricos e nacionalidades. O universo das letras aproxima da busca da valorização das coisas simples, perdidas na imensidão do cotidiano, assim como fazem os escritores com as palavras.
O projeto MODA E LITERATURA se origina no âmbito da disciplina Pesquisa, Criação e Estilo I, tendo como suporte teórico e prático as disciplinas:

1. DESENHO DIGITAL II
DOCENTE: Antônio Carlos Scodiero/ Clarice Oishi
2. LABORATÓRIO DE COSTURA II
DOCENTES: Mari Ângela Ramondini / Leilane Rigatto
3. LABORATÓRIO DE MODELAGEM II
DOCENTE: Teresinha Traldi / Nilzeth
4. MODA ES ESTILO CONTEMPORÂNEO
DOCENTES: Mitsuko Shitara / Jo Souza
5. PESQUISA E METODOLOGIA CIENTÍFICA ( Consultoria)
DOCENTE:Valéria Pereira da Silva
6. PESQUISA, CRIAÇÃO E ESTILO I
DOCENTE: Jo Souza

Evidencia-se a necessidade de colocar os alunos em interação com o mundo das artes e estabelecer conexão com a moda, para ampliar e estimular a necessidade de pesquisar. Porque, afinal, não se constrói saber sem projeto, planejamento e pesquisa.

Cada disciplina deverá ter como foco a contribuição ao produto final do Módulo desta maneira fica definido que:

1. DESENHO DIGITAL II ( ENVOLVIMENTO TOTAL)
Ensinar ao aluno a representação proporcional, clara e detalhada da peça de vestuário que será executada pelo grupo. A elaboração da ficha técnica e do croqui. Até a montagem do book do projeto MODA E LITERATURA.

2. LABORATÓRIO DE COSTURA II (ENVOLVIMENTO TOTAL) Acompanhamento dos processos de uma produção: corte, confecção, acabamento da roupa do grupo. Além de orientação na montagem da ficha técnica;

3. LABORATÓRIO DE MODELAGEM II ( ENVOLVIMENTO TOTAL)
Desenvolver o diagrama de modelagem básica da peça que será executada pelo grupo. Direcionar o aluno na escolha dos tecidos, aviamentos.

4. MODA ES ESTILO CONTEMPORÂNEO ( ENVOLVIMENTO PARCIAL)
Fornecer informações fundamentais para o entendimento das mudanças na moda, de acordo com as necessidades e inovações ocorridas em cada momento histórico, aguçando a percepção dos alunos para entender o presente e construir o futuro, resgatando o passado.

5. PESQUISA E METODOLOGIA CIENTÍFICA( ENVOLVIMENTO PARCIAL)
Iniciar o aluno na prática do pensar, mediante a orientação de leitura crítica e sistemática de da obra escolhida; na expressão coerente das idéias, bem como no debate dessas idéias em produções escritas e/ou orais.

6. PESQUISA, CRIÇÃO E ESTILO ( ENVOLVIMENTO TOTAL)
Ampliar o repertório cultural do aluno, capacitando-o ao entendimento e uma visão critica sobre o objeto de estudo. Inserir o aluno em linhas metodológicas que possibilitarão seu próprio desenvolvimento de pesquisa. Estimular a criatividade e a capacidade de organização do trabalho de pesquisar. Exercitar o hábito da leitura como fonte de conhecimento e repertorio. Compreender e saber interpretar textos literários como fonte de inspiração para o desenvolvimento de um projeto de moda.

O projeto MODA E LITERATURA visa à motivação do aluno para a construção de um repertório simbólico necessário ao experimento de criação. Assim, nada mais oportuno do que da literatura que, por sua excelência e visibilidade internacional, alcançou um status que a Moda brasileira busca atingir.

Provavelmente, falta ao criador de moda a capacidade de verbalizar seus próprios valores. De dialogar com outras culturas para, em sua produção criativa, ultrapassar a mera reprodução superficial de parâmetros internacionais impostos pelo mercado. Portanto, cabe ao professor trabalhar como o timoneiro de um barco a guiar o aluno por mares nunca dantes navegados, despertando o interesse e apreço pela pesquisa e pela riqueza. A possibilidade de criar uma coleção de moda a partir de uma interação com o universo da leitura, aliás, se concretizou no desfile de Ronaldo fraga inspirado em Carlos Drumonnd de Andrade em sua coleção inverno 2005. E ele explica: "Moda e literatura são dois instrumentos para escrever, contar a história".


O projeto MODA E LITERATURA contempla escritores de diversos períodos e correntes estilísticas, que serviram de fonte de inspiração para encaminhamento da pesquisa. Da escolha da obra-base, seu recorte histórico e definição de materiais, até a execução da roupa-poética, todas as etapas serão desenvolvidas pelas equipes ao longo do módulo. A orientação para a execução se dará na disciplina Pesquisa e Criação.

O aluno deverá ter a compreensão que a moda se alimenta de um repertório ilimitado de possibilidades para a sua criação, indo além de meras cópias de tendência e revistas.

O aluno deverá selecionar uma livro/autor abaixo, produzir um mapeamento da sua obra, da sua carreira, qual período a que ele pertence, qual a sua linguagem artística, qual o perfil do seu público consumidor? Qual o estilo de vida do seu público? Qual o estilo de vida do artista? A quem se destina a sua produção? De como é construída sua identidade artística? De que maneira ele consegue transpor seu conhecimento para a sua obra? Quais as referências visuais que posso extrair da leitura?

Pesquisar e levantar material impresso (visual, sonoro, tátil, olfativo e textual) e levar para sala aula para o direcionamento dos projetos. É preciso salientar que o aluno poderá constituir uma equipe de suporte por sua conta para viabilizar a execução da roupa.

Enfatizar que a relação de moda e literatura, não é uma relação “nova” sendo uma via de mão dupla, ou seja, isso não quer dizer que vamos reproduzir a obra do artista, mas encontrar uma maneira de se servir do seu potencial criativo para inspirar o universo da moda.

Assim, trata-se de pensar além do universo cotidiano, como transpor uma obra que fala dos aspectos de um determinado local para uma linguagem universal.

As escolhas dos escritores foram realizadas seguindo o critério de reconhecimento no cenário internacional. A maioria dos títulos escolhidos para a pesquisa foi adaptada para o cinema. Contemplamos um leque significativo da representatividade da literatura universal.

COMPOSIÇÃO DO GRUPO
O trabalho Interdisciplinar deverá ser desenvolvido em grupo de 5 componentes

FICHA TÉCNICA DA ROUPA-POÉTICA
Todas as fichas técnicas utilizadas no trabalho serão em formato padrão, a serem entregues pela prof(a) Clarice Oishi.

PROCESSO CRIATIVO ACOMPANHAR DO PROJETO E INFORMAÇÕES NO
BLOG: http://visibilidadenamoda.blogspot.com/

Projeto Moda e Literatura 2009 ( internacional) -Total: 18 looks

1. O Amante de Margueritte Duras – Ed. CosacNaif ( turma manhã) grupo: Michelle Gomes, Simone Pires, Rubia, Paula e Viviane.

2. Ligações Perigosas ( turma manhã)
Grupo: Claudiana Cardoso - líder - Jésica Caran e Luiza Aragusuku

3. Hamlet (turma manhã)
Grupo: Michelle Líder - Stephane Tomani , Mariane Costa, Maria Renilde, Tammy.
4. A Insustentável Leveza do Ser (turma noite)
Grupo:Thaissa Santana ( Líder), Mônica Acalá, Priscila Ferreira, Renata Gomes, Vaine Quessi.
5. Um bonde chamado Desejo ( turma noite)
Grupo: Vania Carolina líder, PAtricia moises, Letícia de Andrade, Joyce Martinez, Alessandra de Campos, Aline Tassia.

6. Lolita de Vladimir Nabokov ( turma noite)
Grupo: Aline Cristina - líder- Amanda Gimenes, Maiane Rosa, Raphaela Saiki, Rebeca Maia.
7.Orgulho e preconceito ( turma manhã)
Grupo:Katia Zancra, Leticia Solér, Luciane, Bianca, Yasmini

8. O garoto de pijama listrado (turma noite)
Grupo: Ingrid Kelly, Vania Brito, Vanessa Braga, Nátalie Emanuelle.

9.Laranja mecânica ( turma manhã)
Grupo: Leonor - líder - Fabiana Amorim, Priscila Severino, Aline Sargasti, Daiane Ribeiro.

10.Morte em Veneza ( turma manhã)
Grupo: Gabriela Lopes Líder - Mariana Alves, Danielle Novoa, Renata Ciaramicoli, Cezar Andrade.

11.Budapeste ( turma noite)
Grupo:Bruna Ayane, Priscila De Mileie, Raquel Garcia, Rafaela Peres ( líder), Tathiana Ferraz.

12. As Horas ( turma noite)
Grupo:Débora Eusébio líder - Cyntia Nakasuga, Laís Shneide, Camila Carina, Célia Maria, Débora Eusébio.

13. O Perfume ( turma Noite)
Grupo:Ariadne Sanches - lider- Endily Sanches, Jéssica Harumi, Liliane Pires, Patricia Kenik.

14. Ensaio Sobre a Cegueira ( turma noite)
Grupo:Ana Bueno - líder - Mariane Bellanda, Miguel Jr, Miriam, Tânia.


15. Penélope (turma noite)
Grupo: Bruna Furlan - líder, Renata Maia, Stella, Vanessa de Gusmão

16. O leitor (Turma noite)
Grupo: Alessandra Horrocks - líder, Maria Carolina, Nicole P., Renata.

17. Orlando (turma noite)
Grupo: Augusto, Gabriela, Lara Ribeiro, Marcos Mansan (líder), Thais Modesto.

18. O Primeiro Amor Ed. CosacNaif( turma noite)
Bianca, Karina, Pamela, Silvana, Laura, DanieleClaudia (parece que irá deixar o curso pra fazer psicologia)2 looks ou 1 look com sapatos produzido pelo grupo


SISTEMA DE AVALIAÇÃO e NOTAS (PARA AS DISCIPLINAS DE ENVOLVIMENTO TOTAL)
Todos os docentes aplicarão provas de suas respectivas disciplinas, conforme Regimento e calendário acadêmico do UNIFMU.
Nota Moda e Literatura = 5,0 e Prova = 5,0
(obs. A nota deverá ser individual de acordo com o desempenho do aluno no cumprimento das tarefas)

CONSIDERAÇÕES FINAIS
O Projeto da roupa apresentado deverá ser original e inédito.
O UniFMU e o Curso de Moda se reservam ao direito de divulgação e veiculação do uso de imagens dos alunos e Projetos sem qualquer ônus para a mesma
Situações não contidas nestas Normas serão estudadas e resolvidas pelo Professor Coordenador dos Trabalhos e Coordenação do Curso.

CRONOGRAMA DE PESQUISA E EXECUÇÃO DA ROUPA
· ( Semana 1 até 8 conteúdos relacionados as disciplinas)
· 6 semana Orientação dos grupos 7 semana Orientação dos grupos 8 semana Orientação dos grupos e começo da execução da roupa9semana ( começo quarta semana março)Execução da roupa: orientação10 semana Execução da roupa: orientação ( abril)
· Apresentação da primeira versão do book da roupa-poética11 semana ( abril) Execução da roupa: orientação12 semana ( abril)Execução da roupa: orientação13semana ( abril)Entrega da roupa executada e book da roupa-poética14semana ( maio) Desfile Moda&literatura ( FMU) ( uma semana antes da prova do semestre)


ETAPAS:
Etapa I- Pesquisa e esboço do projeto
Escolha do livro/obra. Divisão dos Grupos. Leitura e fichamento do livro/obra. Apresentação dos livros. Construção imagética em A4 do texto. Entrega individual do resumo. Coleta de fontes de inspiração, recorte histórico, mapeamento das referências.
Etapa II
Coleta de informações de cada membro do grupo. Organização e coleta de imagens, textos, escolha do croqui, desenho da ficha técnica, montagem do book da roupa-poética. Escolha do croqui, montagem da ficha técnica. Escolha do tecido, aviamento.
Etapa III
Execução da roupa-poética
Etapa IV
Visibilidade do processo de pesquisa, desfile interno na FMU. Organização da disciplina Pesquisa, Criação e Estilo.
Etapa V
Segundo semestre de 2009.1
O desfile MODA E LITERATURA participará da Semana de moda da Livraria Cultura, em 2009.2

COMPOSIÇÃO DO BOOK DA ROUPA-POÉTICA
Formato máximo A4 – páginas numeradas- máximo 30 páginas
Capa
Folha de rosto (FMU/ componentes/ ano/ obra)- norma abnt
Imagem do livro/obra
Resumo da obra ( 20 linhas)
Sumário
Introdução
A obra e o autor
Referências de inspiração ( com legenda) – mínimo 20
Referências históricas ( com legenda) – mínimo 20
Referências de estilistas ( com legenda) – mínimo 10
Trechos do livro escolhido decupado
5 construções imagéticas ( uma de cada membro) com referências de textos
5 croquis ( um para cada membro) com frente, costas, laterais e detalhes
Ficha técnica do croqui escolhido (só da roupa escolhida)- frente/costas
Cartela de cores
Imagens pesquisa de tecidos
Imagens de pesquisa de texturas
Imagens de pesquisa de materiais
Imagens de pesquisa de produção de moda ( sapatos, acessórios, make, hair, beleza)
Fotos do processo de pesquisa, criação e execução ( o grupo )
Relatório do líder com relação a cada componente (responsabilidade, envolvimento, criatividade, organização, pontualidade, motivação).
Bibliografia/ Filmografia
CD com o projeto no final
Numeras as páginas do projeto
(fazer revisão textual)

ENTREGA DO PROJETO E DO LOOK UMA SEMANA ANTES DO DESFILE:

· Book final (impresso e colorido) e o look completo (com a produção de moda)
· Um membro do grupo ou aluno da FMU deverá servir de modelo para a prova de roupa. Deverá ter o perfil da obra.
· As roupas-poéticas estarão sujeitas a uma avaliação (criatividade, acabamento) para confirmar se vão desfilar ou não no segundo semestre do corrente ano;

· A cartela de cores será limitada: PRETO – BRANCO – CINZA ou BEGE: (Somente uma roupa-poética terá uma cor diferenciada – a ser escolhida pela professora)


· Os tecidos deverão ser lisos (xadrez em algum caso especial)
· Podendo usar re-tecidos, bordados, estampa e aplicações
· As cores ( fortes) vão aparecer na produção de moda- construção da imagem para o desfile ou/e catálogo.

O LÍDER DO GRUPO

Perfil profissional, organizado, exigente com relação ao grupo. Caso, este não esteja focado no projeto o grupo poderá escolher outro. Fazendo uma justificativa.
Ter clareza nos objetivos traçados;
Incentivar e motivar o grupo
Exigir comprimentos de tarefas
Comunicação com a professora da disciplina PCEI para direcionar o andamento do gupo.
Conseguir perceber a qualidade de cada membro- delegar e cobrar tarefas.
Ser líder não é fazer pelo grupo, mas saber direcionar, delegar e cobrar.
O líder que assumir todas as tarefas e não delegar terá a nota rebaixada

Clipagem do Projeto Moda e Literatura 2008
· Evento Moda & Literatura atrai olhares de curiosos paulistanos

· Alunos de Moda da FMU realizam desfile performático sobre Moda ...

· Produção de Moda UNIFMU 2008.2: MODA E LITERATURA
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· REVISTA COSTURA PERFEITA - A Revista nº1 da Confecção

· Produção de Moda UNIFMU 2008.2: Desfile
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http://chic.ig.com.br/materias/502001-502500/502483/502483_1.html

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