segunda-feira, 16 de março de 2009

PESQUISA, CRIAÇÃO E ESTILO: AS RELAÇÕES PERIGOSAS


O autor, Chordelos de Laclos, conta o drama “As Relações Perigosas” através de crtas onde seus personagens relatam os acontecimentos passados e presentes e pedem auxílio ao destinatário.
A história, com muita sedução e tramas maquiavélicas, gira em torno de um plano entre a Marquesa de Merteuil e o Visconde de Valmont, pessoas que adoram brincar com os sentimentos, a vida e os destinos de pessoas previamente escolhidas. Ela, invejosa, falsa e sem escrúpulos, quer vingar-se do Conde de Gercort, que se separou dela para casar com uma mulher pura, a jovem Cécile Volanges, recém-saída de um colégio de freiras.
Ingênua, bonita, desprovida de qualquer maldade e com apenas 15 anos, Cécile apaixona-se pelo seu professor de harpa Danceny e com ele troca correspondências secretas uma vez que sua mãe, a Senhora de Volanges, não permitiria o namoro.
O plano da Marquesa era que Visconde seduzisse a jovem. Ele, a principio, não aceita, acreditando ser uma tarefa fácil para qualquer pessoa. Seu maior desafio seria seduzir a Presidenta de Tourvel, uma mulher religiosa, casada, atraente, 24 anos e sem interesse pela vida social.
No desenrolar da trama, Cécile e Danceny são afastados pela Senhora de Volanges após a Marquesa delatar as correspondências do casal. A jovem, não sabendo que a Marquesa foi quem provocou a situação, continua revelando-lhe seus segredos.
No castelo da Sra. Rosemonde, uma viúva de 80 anos, as Volanges vão passar uma temporada e encontram o sobrinho de Rosemonde, o Visconde. Ele, aos poucos, obtém a confiança de Cécile, e com a ajuda de Danceny, consegue a chave do quarto da jovem, que estava em poder da mãe dela. Ele a seduz, e com a ajuda da Marquesa, a convence de que o que ocorreu entre eles era algo bom.
Ao mesmo tempo, o Visconde troca correspondências com a Presidenta, que, gradativamente, sente os sentimentos florescerem e, ao se dar conta que não consegue mais evitá-los, foge do castelo, onde também se abrigava.
Ao final, a Marquesa, já inimiga do Visconde, tem como amante Danceny, que a desmascara para toda a sociedade francesa; Cécile que estava dividida entre o professor e o Visconde vai para o convento; e a Presidenta de Tourvel morre louca após saber que o Visconde e Danceny travaram um duelo e seu amado morreu.
Claudiana Cardoso - líder - Jésica Caran e Luiza Aragusuku

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada

um abraço,
jo