domingo, 15 de março de 2009

PESQUISA, CRIAÇÃO E ESTILO: ORGULHO E PRECONCEITO

Orgulho e Preconceito Jane Austen Trata-se da história de uma familia tradicional de classe média da Inglaterra no séc XVIII, que tenta a qualquer custo se inserir na alta sociedade. Como o próprio nome diz, trata-se não só de um romance, mas um estudo sobre o comportameto humano.
Baseada na história da família integrada por Sr. Bennet (Petulante, Sarcástico e Reservado que nem o próprio casamento de 23 anos seria capaz de desvendar seu caráter), Sra. Bennet (Uma mulher fútil, prepotente e desequilibrada emocionalmente, cuja a ocupação de sua vida era casar as filhas e participar de eventos da alta sociedade) e suas 5 filhas, da qual explica a tentativa enorme de participar em eventos sociais e a urgência por casamento, já que 5 filhas diminuem muito o orçamento familiar, sendo elas: Lydia (Teimosa, infantil e rebelde), Kitty (Altamente influenciável e sensível), Mary (Apresenta um talento para a arte ou que tem um nível cultural superior ao restante da família), Elizabeth (Uma garota que pratica exercícios físicos, dona de uma beleza discreta da qual se destaca os grandes olhos pretos, bem humorada, generosa e que ama muito a irmã mais velha Jane) e Jane (Pura, não mal diz das pessoas, doce e tolerante).
É bom ressaltar o comportamento do pai com relação às filhas mais novas, Lydia, Kitty e Mary. Ele as trata com indiferença, preconceito e ironia, Lydia, com sua personalidade forte, trata-o com a “recíproca é verdadeira”, Kitty, tenta a qualquer custo reverter essa situação ao longo do livro e Mary é indiferente aos “achismos” do pai.
De certo, o pai não está errado, pois para aquela época suas filhas agiam muito diferente do que se era esperado do comportamento das mulheres e as noticias corriam rápido pela cidade, o que poderia estragar todo o futuro das filhas e conseqüentemente da família.
Em fim, o canteiro central da história é marcado pelo romance entre Elizabeth e Darcy (Indiferente a tudo e a todos, petulante, antipático e desdenha as pessoas), Jane e Bingley (Bonito, bem-humorado e de certo modo ingênuo).
Essa história de amor começa em um dos bailes que a família Bennet vai para se misturar a alta sociedade, onde o Sr. Bingley é o homenageado.
Sendo assim, sem demora, o Sr e Sra. Bennet apresentam Jane para o Sr. Bingley, imaginando quanto eles não poderiam lucrar com este casamento, de fato o Sr. Bingley e Jane se apaixonam a primeira vista. E de longe Elizabeth foca-se em Darcy, os dois conversam, mas ele a desdenha. Pelo orgulho, Elizabeth toma a conquista dele como missão.
Darcy então, em meio às visitas dele e do Sr. Bingley a casa dos Bennet, conclui que o romance entre Jane e Sr. Bingley, não é verdadeiro, pois a menina se mostrava muito tímida e fechada ao demonstrar seus sentimentos, nada comparado ao que o Sr. Bingley fazia.
E eles se separam, quebrando um possível amor, que sem pensar, Elizabeth conquistou em Darcy.
Mudando o rumo da história, aparece um militar da qual a família conheceu em outro baile, George Wickham (Sedutor, cativa facilmente as pessoas e dissimulado) e ele se interessa a principio por Elizabeth, que encontra nele todas as qualidades que Darcy mostrou não ter.
George foi um dos motivos para Darcy separar o casal, com medo que acontecesse a mesma historia que viveu com Sr. Bingley, que era como um irmão para ele.
George era o irmão de criação de Darcy e seu pai tratava-o melhor do que ele, que era seu verdadeiro filho. George, aparentemente se apaixona pela irmã de Darcy que tinha 15 anos na época, casa-se e em seguida pede dinheiro ao “pai”, pois tinha algumas dívidas para pagar, ele some com esse dinheiro deixando a irmã de Darcy, pois ele era viciado em jogo e só reapareceu depois de anos para pedir mais dinheiro a Darcy (já que seu pai já havia falecido).
E assim a história se repete com o militar, fugindo com irmã de Elizabeth, Lydia, onde Darcy resolveu interceder.
Por amor a Elizabeth, mesmo que separados e sem chances de voltar, Darcy faz com que o Sr. Bingley e Jane reatem o namoro e encontre o casal Lydia e George, que se casam escondidos e vivem um amor verdadeiro ao retornar para casa.
Com essa atitude, Elizabeth que estava sempre em conflito de tomar partido da irmã e ficar com o amor de sua vida, reconsidera tudo o que Darcy causou e vivem uma linda historia de amor.

Grupo:
Katia da Cunha Zancra
Texto por: Letícia Solér Renna
Luciane Biondo
Yasmine

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada

um abraço,
jo