domingo, 28 de novembro de 2010

RELATÓRIO DO EDITORIAL: Oldboy

O editorial Oldboy – Vidas Perdidas foi realizado no Parque da Juventude (antigo Carandiru), no dia 18 de novembro, quinta-feira, das 13h30min às 19h30min. Com base no filme Oldboy, fomos instigadas a criar um editorial que imprimisse o clima tenso e angustiante do filme. Para a locação, escolhemos o Parque da Juventude que ainda conserva as ruínas do que seriam as novas celas do Carandiru, ideal para nossas fotos. Decidimos fazer um editorial de moda masculino e após algumas pesquisas escolhemos o modelo Henrique Cavazotti (agência Way) para protagonizar nosso projeto. Escolhemos Nati Canto para ser nossa fotógrafa e, com o storyboard finalizado marcamos onde seria cada cena e qual seria a atitude do modelo.


Estávamos tão ansiosas que passamos mais uma noite em claro, pensando se tudo sairia como planejado e se o tempo continuaria instável. Como o espaço da locação é todo aberto, a chuva acabaria dificultando um pouco nosso trabalho. Nos dias anteriores havia chovido bastante, portanto pudemos contar com o chão molhado necessário a algumas cenas.

Ao chegar ao parque – 11 horas da manhã – foi escolhido o melhor espaço para nosso QG, perto das locações e onde não atrapalhasse os frequentadores do parque. Eu, Mariane, fiquei com a função de assistente de fotografia e execução do storyboard O produtor contratado (Davi Dantas) foi o segundo a chegar, trazendo todas as peças que pedimos. Então, montamos a arara reserva que levei, assim como organizamos parte dos objetos de cena e a ordem a ser seguida no storyboard. Logo depois, aproximadamente às 11h30min chegou mais uma integrante do projeto, Laura (responsável pela parte gráfica) – que fez as camisetas da equipe, entregues com antecedência para que todas já chegassem uniformizadas no dia da execução. Depois foi a vez de Cyntia (responsável pela produção e styling) chegar – trazendo um dos objetos de cena e parte da mesa de alimentação.

Em seguida fui buscar o modelo (Henrique Cavazotti) no metrô Carandiru – ao lado do parque. O modelo, aliás, fez tudo que pedimos com a maior boa vontade do mundo. 13h30min recebi a ligação de Nati avisando que estava chegando, dentro do horário programado, acompanhada do maquiador (Alessandro Tierni) e sua assistente (Margareth Passos). Então, Laura e eu fomos ao metrô buscá-los. Quando voltamos ao local das fotos, Silvana (responsável pela mesa de alimentação) havia chegado e, imediatamente. Alê e sua assistente começaram a maquiar e arrumar o cabelo do modelo para fotografar uma das cenas. Nati também já começou a fazer um reconhecimento do ambiente para encontrar o melhor ângulo para nossas fotos.

Deixamos a cena da formiga e as que tinham presença de sangue por último, para não sujar o modelo. Também tivemos de esperar para fazer algumas cenas que necessitavam de objetos de cena que não haviam chegado, devido ao atraso de duas outras integrantes do grupo. Pâmela (responsável pelos objetos de cena, contratos e autorização da locação gratuita) se atrasou devido ao trânsito e chegou aproximadamente às 14h30min quando estávamos começando a nos preparar para fotografar a cena 2. O trabalho continuou fluindo bem, dando algumas pausas para achar o melhor ângulo e iluminação adequada, o que nos levou a leves modificações nas cenas.

A última integrante a chegar foi a Thelma, responsável por ajudar Pâmela (responsável pelos objetos de cena e contratos) a trazer os objetos de cena. Ela chegou por volta de 16h00min, quando partíamos para a execução da cena 4 – que necessitava de gelo seco – , porém ela trouxe gelo normal e acabamos tendo de adaptar a cena. Mas nada disso comprometeu o resultado final do projeto.





Mesmo com os atrasos e contratempos, mantivemos os pés no chão e a união do grupo ultrapassou qualquer tipo de atropelo. Foi com a mente serena que tivemos um dia maravilhoso, acompanhado de profissionais muito agradáveis que pareciam velhos conhecidos nossos.

Agradecemos a professora Jô por sua orientação, a todos os profissionais envolvidos no projeto, que nos deram dicas valiosas e enriqueceram nosso aprendizado e a administração do parque que não colocou nenhum tipo de empecilho para a realização do projeto e foi muito gentil deixando alguns de seus funcionários a nossa disposição

FICHA TÉCNICA

Fotógrafa: Nati Canto

Assistente de fotografia: Mariane Rosa

Make/Hair: Alessandro Tierni

Assistente Make/Hair: Margareth Passos

Casting: Henrique Cavazotti (Way)

Making Off: Laura Silva

Produção: Cyntia Mayumi, Davi Dantas, Laura Silva, Mariane Rosa, Pamela Perpetuo, Silvana Santana, Telma Forte

Styling: Cyntia Mayumi e Davi Dantas

Locação: Parque da Juventude


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada

um abraço,
jo