quarta-feira, 3 de novembro de 2010

PALESTRA SOBRE CONSTRUÇÃO DE FIGURINO

PALESTRA SOBRE CONSTRUÇÃO DE FIGURINO


Graham Cottenden (à esquerda, de camisa verde clara, entre figurinistas e pesquisadores de vários países) é professor e tutor nas áreas de alfaiataria e trajes históricos da Universidade de Bornemouth, na Inglaterra. Ele é considerado por Laura Crow – professora da Universidade de Connecticut - como o maior especialista em alfaiataria dos séculos 18 a 20.

Graham esteve presente ao encontro 2010 (em Istanbul, na Turquia) do Grupo de Figurinos da OISTAT (Organização Internacional de Cenógrafos, Técnicos e Arquitetos de Teatro), do qual Crow é e coordenadora há 10 anos. Na ocasião, Graham falou em sua palestra sobre as fontes de pesquisas para o figurinista, na qual mostrou um pouco do material que desenvolveu na nova Galeria Britânica do Victorian and Albert Museum, em workshops internacionais e da sua experiência em sala de aula na Arts University College at Bournemouth, Inglaterra.

Graham chega ao Brasil nessa terça-feira, com uma agenda repleta de visitas às universidades de moda. É que a universidade inglesa oferece cursos de verão (que corresponde ao nosso inverno, em julho) de três semanas de duração e há dois anos brasileiros marcam presença por lá. Ele visitará a UFRJ (RJ), o Senai-Setiqt (RJ), a FEEVALE (Novo Hamburgo, RS), Faculdade Metodista (Porto Alegre, RS), a UNA (BH), além de várias universidades aqui, em São Paulo. Alguns cursos oferecidos pela sua universidade são: Figurinos Britânicos Históricos – Séculos 17 – 20; Introdução à Alfaiataria – de 1940 e 50, o período “New Look”; História da Moda Britânica; Introdução à Fotografia. A Universidade de Bournemouth oferece na área da indumentária, cursos de Bacharelado em Figurino para Performances (inclui teatro, cinema, televisão, balé, ópera, circo e estudo das novas disciplinas da performance), além dos cursos de curta duração e Mestrado em Figurino, com duração de um ano, nos quais Graham é professor. A imagem abaixo é do catálogo de divulgação do curso de graduação.

Além de visitar as faculdades, por convite nosso, Graham fará uma palestra aberta e gratuita sobre os processos de construção de um figurino. A ideia é uma palestra, seguida por um bate-papo com profissionais, pesquisadores e estudantes da indumentária cênica. Ótima oportunidade para um encontro entre profissionais da área e para trocar informações técnicas, conceituais e práticas do fazer um figurino.

Quando? 4 de novembro

Que horas? 20h às 21h30

Onde? Rua Rui Barbosa, 201 (Bexiga)

Inscrição? É só comparecer. O evento é grátis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada

um abraço,
jo