sexta-feira, 14 de maio de 2010

Tema: Exatidão - turma C manhã - ESTUDOS DO CORPO - 2010

Conceito: Como a exatidão se aplica aos esportes radicais, como as sensações por ele causadas reagem no corpo e como a moda transforma-se para atender as necessidades dos esportistas.


A definição de esporte de aventura surgiu no final dos anos 80 e início dos anos 90, quando foi usado para designar esporte de adultos como o surf, alpinismo, montanhismo, pára-quedismo, asa delta, bungee jumping, mountain bike, que antes eram esportes praticados por um pequeno grupo de pessoas, passou a se tornar populares em pouco tempo.

O termo ganhou popularidade com o advento dos X Games, uma coleção de eventos radicais feito especialmente para a televisão. Os anunciantes rapidamente começaram a divulgar o evento para a população geral, como conseqüência, os competidores e organizadores que desses esportes começaram a ganhar patrocínio para continuar no esporte.

Os riscos que os esportistas correm são grandes e as conseqüências de uma falha podem ser devastadoras, por isso a moda aliou-se aos esportes, para tentar amenizar essas conseqüências, trazer conforto, e tentar evitar o pior.

Porém a relação não pára nos recursos técnicos. Calvino definia exatidão além do calculado e do preciso, relacionava-a com a evocação de imagens visuais nítidas, incisivas, memoráveis; algo que representa com clareza alguma idéia, movimento, etc.

A moda sempre distinguiu as pessoas de acordo com suas crenças, gostos e culturas. Essa necessidade das pessoas de se identificarem em alguma tribo também se encaixa nos esportes. Hoje mostraremos como a cultura urbana interfere nas atitudes e na maneira de se vestir de um determinado grupo, como por exemplo, os skatistas. Qual a visão deles sobre São Paulo, o que acreditam e como se reconhecem entre si.

Exatidão + Esportes Radicais + Moda:
A moda está relacionada à cultura e a valores diferentes, nos esportes cada “tribo” tem seus próprios equipamentos e roupas que as caracteriza. Essas roupas na maioria das vezes facilitam a prática do esporte ou simplesmente diferencia uma “tribo” das outras como no caso dos skatistas e rollers que são considerados esportes radicais urbanos. Quando um individuo que não pertence ao grupo está no meio deles é imediatamente identificado pela sua forma de vestir-se.

Mas não são só as roupas que identificam com precisão tais grupos, sua forma de andar, comunicar-se, expressar-se e pensar, ou seja sua atitude, também formam sua identidade.

Os esportes radicais a muito tempo deixaram de ser praticados apenas por lazer e pela busca de fortes emoções, acabaram tornando-se algo profissional fazendo com que surgisse um mercado profissional que vende conceito e agrega valor ao produto trazendo novos adeptos, marcas de roupas, calçados e acessórios, que são vistos não apenas nas ruas mas também nas passarelas.

A moda é uma importante aliada dos esportes radicais. Não apenas na construção de tecidos tecnológicos extremamente elaborados capazes de suportar temperaturas absurdas, diminuir a força da gravidade sobre um corpo, etc. Também estão presentes em pequenos acessórios que unem conforto com segurança e que fazem toda a diferença.

Trouxemos um exemplo, a roupa de um motociclista. Mostraremos como foi elaborada e qual sua finalidade no esporte.

“Além de ser um hobbie, o skate também é tido como profissional por alguns skatistas, que são privilegiados por patrocinadores de algumas marcas relacionadas ao skate.”

· Exatidão + Esportes Radicais + Corpo:
A exatidão está presente em milhares de atividades rotineiras. Nos esportes ela precisa ser redobrada, já que o perigo é constante. O corpo humano é capaz de liberar substâncias para aumentar nossos sentidos e melhorar nossa percepção na presença do medo e do perigo, logo nos tornar mais precisos.

A moda combinada com a tecnologia tenta ao máximo, não apenas diminuir as consequências da falta de exatidão nos esportes, mas também é uma maneira de conseguirmos diferenciar cada tribo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada

um abraço,
jo