domingo, 23 de maio de 2010

PESQUISA: Ronaldo fraga e Mario de Andrade- Sou um turista aprendiz!

Mineiro que já pôs o trabalho de Carlos Drummond de Andrade na passarela (e para ajudá-lo convidou costureiras de Itabira), essa situação era absurda. "Hoje, além de vender o trabalho delas nas minhas lojas, saber que poderei vê-las caminhando por si próprias é o que mais me inspira", conta o estilista, que não reclama mais das longas viagens. "Mesmo que consumam tempo e empenho, essas andanças me alimentam, inspiram e renovam. Não deixo de viajar nunca mais."

E onde entra O Turista Aprendiz nesta coleção? "Sou fascinado pela obra do Mario de Andrade, principalmente pelo Turista Aprendiz, porque ele faz seu diário de bordo das andanças do Sudeste ao Nordeste, descobrindo riquezas das regiões que, até a Semana de Arte Moderna de 22, passavam despercebidas. Sempre quis fazer a viagem que ele fez, mas nunca tive tempo."

O estalo veio em uma das viagens de volta de Passira. "Parei e pensei: ‘Sou um turista aprendiz!’ Adoro fotografar, filmar, escrever sobre essas viagens. E resolvi contar minha viagem. Se eu soubesse escrever, escrevia. Mas sei é fazer roupa. Então, criei uma coleção."

Coleção. Traduzindo essas viagens em informação de moda, Fraga traz o calor do Nordeste em uma coleção ‘com muita pele’. Ao gosto dele, as formas continuam amplas, perfeitas para um dia quente, mas os vestidos perdem comprimento e as pernas aparecem sob godês, drapeados e lacinhos. Os boleros com cara dos anos 20 chegam com um shape contemporâneo. "Para meus padrões, é uma mudança e tanto, mas é o que o Nordeste pede. É uma região muito feminina." A palheta de cores surge das paredes caiadas locais desbotadas pelo sol forte. "Tem coisa mais linda que um verde-água, um salmão, o azul dos azulejos, o piso colorido?"

Tem. O anil que tinge o tecido de algodão e dá forma às flores que, em seguida, serão bordadas com paciência de ourives pelas ‘alunas’ de Ronaldo. "Não sei bordar, mas olho para esse universo e invento outra proposta."
Enquanto ministrava os workshops, Ronaldo reparou que muitas mulheres levam os filhos por não ter com quem deixá-los. "Elas ficam quietinhas, prestando atenção. Se pelo menos uma criança aprender o ofício, se se tornar um estilista, meu dever estará cumprido."
fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/arteelazer,ronaldo-fraga-o-estilista-aprendiz,554939,0.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada

um abraço,
jo