terça-feira, 28 de julho de 2009

MODA E POLITICA


Até 7 de Novembro, o museu do Fashion Institute of Technology (FIT) de Nova Iorque apresenta mais uma importante exposição - Fashion & Politics - que mostra de forma cronológica a influência da política na moda, ao longo dos últimos 200 anos.



O termo política não se refere apenas às manobras de governo, mas abrange também mudanças culturais, códigos sexuais e progresso social. Ao longo da história, a moda tem sido um meio de transmissão de ideologias políticas e valores sociais, abordando temas tão importantes como o nacionalismo, o feminismo e a identidade étnica.


Expondo mais de uma centena de vestidos, tecidos e acessórios, Fashion & Politics examina a história da política na moda. A galeria introductória da exposição explora o tema do nacionalismo americano e apresenta um vestido datado de 1889, estampado com o motivo da bandeira americana, assim como o icónico “Flag Dress” de Catherine Malandrino, que foi usado por inúmeras celebridades e socialites para expressar patriotismo após o 11 de Setembro, e posteriormente em resposta às eleições de 2008. Em exibição está também um vestido “IKE” da campanha de 1956 do general Dwight David Eisenhower, um vestido de papel “Nixon” e peças memoráveis das eleições presidenciais de 2008.
Vestido "American Flag" - USA, cerca 1889
Fato Vivienne Tam - USA, 1995

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada

um abraço,
jo