quinta-feira, 30 de julho de 2009

III ENCONTRO CENTRO-OESTE DE DESIGN DE MODA

III ENCONTRO CENTRO-OESTE DE DESIGN DE MODA
Pensar o Design de Moda
De 21 a 23 de outubro de 2009

Faculdade de Artes Visuais - UFG

O Encontro Centro-Oeste de Design de Moda vem, ao longo desses três anos de atividade, buscando se consolidar no cenário acadêmico de moda no Estado de Goiás e na Região Centro-Oeste como forma de preencher lacunas em relação a eventos que divulguem as produções da região. Nossos esforços têm sido centralizados na ampliação de debates em torno de produções teóricas e técnicas de profissionais, pesquisadores, professores e alunos da área de moda e afins da Região.
2.A INSCRIÇÃO:
2.1VALORES DAS INSCRIÇÕES:
R$ 60,00 para apresentação oral (comunicações).
R$ 40,00 para apresentação de pôsteres.
R$ 40,00 participantes sem apresentação de trabalho(ATÉ 28 DE SETEMBRO).
R$ 50,00 participantes sem apresentação de trabalhos (APÓS 28 DE SETEMBRO)
R$ 20,00 estudantes para participação como ouvinte (ATÉ 28 DE SETEMBRO).
R$ 30,00 estudantes para participação como ouvinte (APÓS 28 DE SETEMBRO)
R$ 10,00 (Valor por oficina, com exceção da oficina de Produção de moda que terá a taxa de R$ 30,00).

ATENÇÃO: Enviar comprovante de pagamento (digitalizado) para o e-mail: 3encontromoda@gmail.com juntamente com o arquivo na modalidade pretendida (comunicação ou pôster). No caso de participantes ouvintes e caso o pagamento seja efetuado nos dias 21, 22 e 23 de outubro, apresentar o comprovante de depósito no momento do credenciamento ao evento para a confirmação da inscrição.

Eixos Temáticos
1. TEORIA E HISTÓRIA DO DESIGN E DA MODA
- Dra. Miriam Costa Manso Moreira de Mendonça
- Dra. Maria Paulina Anna Antonia Van de Wiel de Barros
* Discussão sobre trabalhos que enfoquem as áreas de história da moda e da indumentária. As transformações das formas vestimentares, suas relações com o corpo e as implicações sócio-culturais a eles inerentes, assim como as interfaces do fenômeno moda com as artes e os meios de comunicação.

2. PROCESSOS DE CRIAÇÃO E PRODUÇÃO EM DESIGN DE MODA
- Ms. Quéfren Crillanovick
* Este eixo contempla as relações entre os processos de criação e produção em design nos setores de vestuário e têxtil. Os projetos de design de moda. As metodologias projetuais em Design de moda. Abordagens sobre as funções e formas em design. Experiências práticas em desenvolvimento de produtos. Parâmetros ergonômicos aplicados aos campos do design e da moda. Ciclo de vida dos produtos de moda. Sustentabilidade e responsabilidade social em design de moda. Atuação profissional em design de moda: aspectos mercadológicos.

3. GESTÃO DE NEGÓCIOS E DE PROCESSOS PRODUTIVOS EM MODA
- Ms. Adair Marques Filho
* Discussão que tem como enfoque a gestão em moda, a globalização do mercado de moda e as relações comerciais entre as marcas nacionais e internacionais e suas características industriais, estabelecendo uma comunicação direta entre consumidores e suas necessidades de consumo. A conexão das áreas administrativas e industriais nos negócios de moda contribui para a compreensão da administração em moda e os processos produtivos da área.

4. CULTURA DAS APARÊNCIAS
- Dra. Rita Andrade
- Dra. Maria Claudia Bonadio
* O eixo é centrado nas discussões sobre a produção material e subjetiva da aparência. Roupas, tecidos, corpos e outros objetos culturais inserem os sujeitos nas mais variadas relações afetivas, criativas e políticas de sociabilidade. Serão bem-vindos textos que abordem a aparência numa perspectiva cultural e interdisciplinar, explorando questões como: modos de vestir (reuso, reformas, construção material e virtual da aparência); desdobramentos de si (novas tecnologias e novas percepções sobre o corpo, a roupa e a moda); roupas, memória e sensibilidade (criações contemporâneas sensíveis ao tato, olfato e audição; estudos de objetos de exposições e acervos particulares e de museus, etc).

5. ENSINO DE MODA: TEORIA E PRÁTICA
- Maristela Novaes
* O objetivo desse eixo é estabelecer o debate sobre o ensino de moda no Brasil abordando as teorias e propostas pedagógicas, a prática em sala de aula, as metodologias de ensino, as novas tecnologias de ensino, o ensino a distância, a visão discente e docente, a reflexão ensino-aprendizagem, o egresso e o mercado de trabalho. Por meio disto ampliar o diálogo e a reflexão sobre as questões que abrangem a formação do profissional de moda.

6. TÊXTIL E MODA
- Ms. Lavinnia Seabra Gomes
* Este eixo tem como foco discutir as características do têxtil e sua evolução enquanto produto de proteção, decoração e adorno. Apresentar a sua evolução tecnológica no decorrer de sua produção artesanal até os dias de hoje. Discutir a inserção das tecnologias de ponta, como a nanotecnologia, gerando materiais com aspectos inteligentes e que beneficiam o corpo humano e o desenvolvimento de peças criativas, como móveis e roupas com funções específicas. Ainda, temos como discussão a indústria têxtil atual e sua transformação técnica e produtiva ao longo dos anos.

http://www.modacentro-oeste.com.br/index.html

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