segunda-feira, 6 de julho de 2009

PRODUÇÃO DE MODA : DESFILES 2009/2010

SPFW- GUSTAVO LINS

Rio - Bom dia, sou Gustavo Lins, cidadão brasileiro radicado na França-. Com leve sotaque francês, de terno, óculos de grau, assim apresentou-se no seminário 'O Valor da Moda' o único brasileiro a desfilar suas coleções na alta costura. O evento foi realizado no auditório do Forte de Copacabana, dentro da programação do Claro Rio Summer. Convidado este ano pela quarta-vez para desfilar na semana de alta costura em Paris, ele faz parte do grupo de estilistas que está renovando a alta costura na França.

-Segundo Didier Grumbach, presidente da Câmara da moda francesa, as estruturas européias estão saturadas e nos próximos 15 anos não haverá marcas européias novas. Por isso ele convidou estrangeiros para participar da alta costura - conta Gustavo, para quem o casamento entre o financeiro e a criação é fundamental.

Sua última coleção, inspirada em Lampião e Maria Bonita foi destaque, com restos de couro trabalhados em coletes pespontados sob a forma de gibão em armaduras maleáveis, associadas a peças de malha. O estilista já moldou seus modelos mergulhando-os em porcelana, resultado da parceria com as porcelanas de Nynphemburg na Alemanha. As esculturas resultantes da experiência acabaram sendo compradas como obras de arte. Em junho de 2009, para comemorar o Ano da França no Brasil, Gustavo terá uma retrospectiva de seu trabalho durante a São Paulo Fashion Week.

"
O primeiro cavalo que colocamos na corrida é sempre o mais forte e a moda praia é esse cavalo. Mas não podemos esquecer que no hemisfério norte, para onde queremos vender, o verão é curto
"
--------------------------------------------------------------------------------
Arquiteto de formação, 45 anos, mineiro, Gustavo tornou-se mestre na criação e na modelagem trabalhando para Jean-Paul Gaultier, John Galliano e aprendeu muito com a costureira-chefe do ateliê de Cristobal Balenciaga. Sua especialidade é a arquitetura das proporções em tecidos nobres como seda, cashmere e couro. Craque no design masculino e no feminino, vende suas roupas em lojas importantes como a L'Éclaireur em Paris e Tóquio.

Para ele é válido usar a moda praia como entrada no mercado internacional. - O primeiro cavalo que colocamos na corrida é sempre o mais forte e a moda praia é esse cavalo. Mas não podemos esquecer que no hemisfério norte, para onde queremos vender, o verão é curto. Por isso é preciso abrir para a moda verão, confortável e leve. É preciso desenvolver mais o produto. Hoje existe uma demanda por conforto e ninguém mais quer carregar peso nas peças - afirma.

- Saber fazer é o segredo do sucesso desse tipo de trabalho. Muita gente pergunta: o que há de brasileiro nas suas roupas? E para mim o fato de não conhecermos as regras de composição nos dá liberdade - diz Gustavo que desenvolve coleções em tons mais terrosos como o solo mineiro.

História
Autodidata, Gustavo Lins nunca passou por renomadas escolas de estilismo.Começou a desenhar roupas quando cursava o terceiro ano de arquitetura, ainda no Brasil. Quando decidiu fazer doutorado em arquitetura na Universidade de Barcelona se inscreveu no ateliê de alfaiataria da Academia Rocosa. Em 89 se mudou para Paris onde trabalhou como modelista independente para marcas famosas por 12 anos. Sua marca só foi criada em 2003, abrindo em Marais, o seu ateliê com seu próprio nome. Hoje suas criações circulam em países como Inglaterra, Itália, Estados Unidos e Japão.
http://outracostura.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada

um abraço,
jo