quarta-feira, 1 de julho de 2009

Instituto Internacional de Fotografia

IIF, evolução da Escola de Fotografia Danilo Russo, inicia suas atividades, em julho, com propostas diferenciadas de ensino: foco multidisciplinar e parcerias internacionais.

Com uma proposta didática nova surge, em São Paulo, o Instituto Internacional de Fotografia. O projeto é idealizado e dirigido por fotógrafos profissionais reconhecidos no mercado brasileiro. Além de fornecer condições reais de ingresso ao mundo da fotografia profissional.

Para atingir esse objetivo, o ensino na nova escola irá se fundamentar sobre um tripé de conhecimentos primordiais para quem deseja se tornar um profissional: domínio da técnica, conhecimento de linguagem visual e comunicação publicitária, além de noções em administração e marketing.

A aplicação destes fundamentos e o link com o mercado serão os alicerces da nova proposta. Um dos tópicos mais importantes é permitir ao aluno realizar estágio junto a especialistas da fotografia com vasta expertise de mercado.

“A nossa idéia foi de construir um instituto que combinasse de maneira equilibrada teoria e prática, e mantivesse um compromisso real perante a carreira profissional do aluno. Por isso, o corpo docente é composto por profissionais especializados na área aonde ensinam; alem disso as atividades práticas, atuando como fotógrafo ou como assistente, tem uma grande importância na carga horária dos cursos” - explica Danilo Russo, diretor do novo instituto.


Internacionalidade

Nesta época de facilidades na comunicação, e com o mundo praticamente sem fronteiras, um profissional completo não pode se limitar a conhecer somente a realidade do próprio país. Considerando isso, buscou-se [1]parcerias internacionais para uma eficiente realização das metas. Abaixo algumas já confirmadas:

ü Atelier de Imagem (Lisboa – Portugal) - http://www.atelierdeimagem.com/
üUPTODATEFASHION (Milao- Italia) http://www.fashionuptodate.com/it/home.php
ü Instituto Superiore di Fotografia ( Roma- Italia) - http://www.isfci.com/


Parceiros do saber

Ao buscar a multidisciplinaridade, agora alicerce doInstituto internacional de Fotografia - IIF, Danilo Russo, em 2008,somou força e conhecimento junto a grandes nomes, tanto no mundo acadêmico e teórico, quanto entre os fotógrafos profissionais, como Ronaldo Entler, Paula Palhares, Antônio Saggeses, Diego Rousseuaux, Alex Villegas, Leandro Nunes, Hélio Campos Melo dando início aos cursos profissionalizantes da Escola de Fotografia Danilo Russo.

‘Esta foi uma experiência intensa. Dos erros e acertos deste primeiro curso surgiu o programa do curso atual, Formação Integrada em Fotografia, que considero um avanço essencial no ensino da Fotografia Profissional no Brasil,’ acrescenta Danilo.

Do aprendizado, somada às reflexões sobre a restrição existente neste nicho, surgiu a idéia de construir uma nova proposta com formato diversificado. A partir daí nasce o Instituto Internacional de Fotografia com ênfase na formação completa, tendo maior duração nos cursos; Cursos Máster, de seis meses para as especializações em Moda, Publicidade, Evento e Casamento, além da Formação Integrada em Fotografia com duração de um ano e meio.

Algumas ações da antiga Escola continuarão na proposta atual do instituto. Uma seleção de cursos livre fará parte da grade curricular da nova instituição, assim como os workshops itinerantes de fotografia de casamento, fotografia de gente e Photoshop.


História

Em 2001, pioneiro no Brasil, o fotógrafo italiano Danilo Russo começou a ministrar cursos de especialização em Moda (100 horas, entre teoria e pratica), quando o país tinha muita carência nesta modalidade de ensino.

Antes de lecionar graduou-se no Instituto Europeu de Design, Milão - Itália, também realizou trabalhos para editorias e revistas de moda como Vogue, Harper's Bazaar, W America, Elle, etc, Além de atuar profissionalmente por todo velho continente. Já radicado no Brasil, por qual se apaixonou, teve em sua carteira clientes como Olympikus, Natura, Rhummel, Zorba, Hannes, Wal Mart e veículos como Elle, Marie Claire, Audi Magazine, Sportswear e Cláudia.

Em 2007, realizou parceria com a EDITORA PHOTOS quando passou dois anos ministrando aulas pelo território tupiniquim em conjunto com o expert em photoshop, Altair Hoppe. De norte a sul lecionou nas principais cidades e os maiores centros do mercado fotográfico do país. Pode então ter contato com as varias realidades do segmento em todo território entendendo as particularidades e necessidades de um mercado do tamanho de um continente.

site www.iif.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada

um abraço,
jo