segunda-feira, 19 de outubro de 2009

EDITORIALDO OITAVO SEMESTRE DO CURSO DE MODA : AS 5 ESTAÇÕES


Foram dois dias em que a equipe do editorial de moda “As 5 estações” se mobilizaram para a execução das fotos. Logo cedo, do dia 14 de outubro, Lola de Assis e Luiz Pita, produtores deste editorial, se organizavam para a logística necessária para acompanhar o grupo de nove pessoas que integraram a equipe técnica.
Na primeira van, Luiz Pita acompanhou Gil Anderson (maquiador – GLOSS e GIRASSOL) e Marcelo Lucena (assistente de maquiagem). Primeira parada foi o bairro de Santa Cecília, Avenida São João, na casa Brasil Antigo, para pegar os objetos de cena necessários ao editorial.
Foram os primeiros a chegar a Paranapiacaba, onde Genilson, administrador da pousada Cantinho do Sossego, local fechado para abrigar a equipe, nos aguardava com sua sempre tão calorosa recepção. Quartos escolhidos, Luiz Pita, produtor do editorial, levou a dupla para um passeio a pequena e histórica cidade que ficou parada no tempo, mas precisamente no século XIX. A neblina, que pairava no local, realçava ainda mais o aspecto sombrio e fantasmagórico que só ela tem.
Horas depois, liderada por Lilia Diniz (assistente de Produção), chega a segunda van, com os outros componentes: Danilo Russo (fotógrafo), Juliana B. (modelo WAYMODEL) e o motorista Airton Neto. Dalva de Assis (produtora do editorial) e Fabíola (assistente do fotógrafo) chegaram logo depois, por motivos técnicos.
As 20:00 horas, foi servido a equipe uma canja de galinha com pães e suco de maracujá. E assim que todos se alimentaram fomos inspecionar o carro modelo aero Willis que já tinha chegado a cidade, o qual utilizaríamos em uma das fotos. Após isso, sentamos a equipe toda e passamos a idéia do editorial e montamos a logística das fotos.
Para a finalização da noite, saímos em passeio pela cidade, que agora já estava limpa e fizemos um city tour, onde todos se maravilharam com a pequena cidade que se alegrava com nossa presença. Encontro do moderno com o novo. No Castelinho, maior casa da cidade, que fica em uma colina, foi o momento de confraternização entre a equipe, que pousou para fotos e se mostraram todos prontos para o trabalho que se iniciaria logo cedo na próxima manha. Ainda de madrugada, Lola de Assis e Luiz Pita reuniram-se para as ultimas decisões da noite.
Dia 15, 06:00 da manhã, a equipe começa a se levantar. O dia, cinzento com suas névoas correndo da rua e passando pela pousada, mostrava que o dia seria maquiado. Logo então, começou uma pequena chuva. Preocupação entre os produtores não havia. Desde agosto, quando planejaram o editorial, sabiam que o tempo que teria que ser para as fotos, aconteceria. Mentalizaram, acreditaram e trinta minutos depois, eis que o céu de Paranapiacaba se abre, como se nunca na vida estivesse de forma diferente.
Equipe pronta, partimos para a Pousada Estrela da Manhã, outro local que ficou fechado para toda a equipe, onde serviu de locação para três momentos do editorial.
Já na parte da tarde, foi o momento das locações externas e eis que algo mais surpreendente aconteceu. No momento exato, onde seria de grande ajuda para a foto, aparece o sol, por pequenos instantes, só para realçar o momento em que ele seria imprescindível para essa locação. Foi neste momento, numas das melhores e mais interessantes fotos do editorial que Juliana B. diz para o fotógrafo: “Estou muito feliz. É a primeira vez que eu faço um trabalho conceitual como este.”
Logo depois, momento da foto com a aero Willis. A equipe de maquiagem, já no ritmo das fotos, fez o máximo, e eis que a modelo, juntamente com a criação da dupla Lola de Assis e Luiz Pita, se transformou na mulher mais linda do planeta. Ao terminar a primeira segunda sessão de fotos com o carro, Luiz Pita exclamou ao ver a modelo sentada dentro do carro: Parece uma princesa. Fato confirmado minutos mais tarde, em outra locação, onde uma criança, uma menina, que deveria ter no máximo 6 anos, de mãos dadas com sua mãe, ao voltar da escola, vê a modelo próximo ao carro e exclama: “Mãe! Olhe! Uma princesa! Ela sabe dirigir?”.
Depois das externas, voltamos ao antigo castelinho para finalizar as fotos. Momento em que Danilo Russo e equipe, conseguiram tirar da modelo todo seu desejo e a transformou em uma mulher de verdade.
Fotos terminadas, a equipe começa a se preparar para retornar ao cotidiano. Já havia certo ar de despedida e saudosismo entre os componentes da equipe. O tempo, como que acordado com os céus, retorna o grosso véu de neblina sobre a cidade, que quieta e dorme no passado.
Para comemorar o resultado, Gil Anderson, Lola de Assis, Luiz Pita e Marcelo Lucena ficaram mais uma noite na pousada e partiram com a segunda van no dia seguinte, onde aproveitaram para mais um passeio na, agora, úmida cidade e agradeceram pessoalmente à Cibele Paterli, Gerente de Projetos de Paranapiacaba, a qual nos recebeu prontamente e agradeceu a dupla por proporcionar a cidade uma nova visão, a de Moda e História, e focar a cidade pelo seu projeto arquitetônico e não mais como sombria e macabra, como a maioria dos estudantes e profissionais de cinema costumam a procurar.

Tudo finalizado, agora, preparamo-nos para os próximos e tão surpreendentes projetos quanto este.Agradecemos este editorial a todos que nos apoiaram e acreditaram no nosso potencial. Em especial a Dona Gema, por todo amor, carinho e trabalho que dedicou a dupla (foi ela quem fez os pães, também). A Danilo Russo, por perceber o nosso profissionalismo, determinação e novo olhar de moda e a Jô Souza, por despertar, em nós, toda a paixão em realizar, sem medir esforços, nosso projetos e sonhos e acreditar que o resultado disso tudo, será a representação do que somos após quatro anos de pesquisa, aprendizado, contatos com professores, alunos, coordenadora e funcionários da nossa querida FMU. Por nos fazer enxergar que quem faz o nome da faculdade é o aluno. Obrigado a todos.
http://cotidiandoocotidiano.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada

um abraço,
jo