domingo, 11 de outubro de 2009

Colóquio de Moda - 2009- RE


Foto do GT: Comunicação, Semiótica e Moda


Foto:Jo Souza e Cintia na recepção do evento


Foto:Mario Queiroz(PUC/SP), Ana Claudia Oliveira(PUC/SP)- Cíntia SanMartin Fernandes(PUC/SP) e Jo Souza( PUC/SP e UNIFMU/SP)Fotos de Cristiano Leão( prof. da graduação Design da FMU que também apresentou um artigo no GT de Comunicação, Corpo , Moda e Semiótica - Colóquio de Moda 2009 - RE

A professora do curso de moda Complexo Educacional FMU, Jo Souza, foi uma das participantes no 5º Colóquio de Moda, realizado entre os dias 27 e 30 de setembro, em Recife, Pernambuco. Durante o evento, que é um dos mais importantes no meio científico e acadêmico, a professora apresentou com a professora Ana Claudia Oliveira e a professora Cíntia SanMartin Fernandes o artigo: Os palimpsestos discursivos do desfile Moda e Literatura como vestígios na Avenida Paulista (The discursive palimpsestos of the parade fashion and the literature like vestiges in Avenue Paulista)



(O artigo é fruto do trabalho prático: MODA E LITERATURA - projeto desenvolvido em sala de aula os alunos do terceiro semestre do curso de moda da UNIFMU( 2008) para a disicplina: Pesquisa, Criação e Estilo I, tendo o apoio da coordenadora Romy Tuttia)

O próximo desfile MODA E LITERATURA na Avenida Paulista será no dia 09 de novembro de 2009 - 12:30) cartaz do projeto

RESUMO: A partir dos fundamentos teóricos e metodológicos da semiótica greimasiana, em conexão à experiência estética e ao conceito de experiência sensível de Landowski, o estudo estabelece relações entre o desfile Moda e Literatura e a espacialidade, a visualidade e a comunicabilidade da Av. Paulista que vai além de um local, para transformar-se num lugar, que foi assim reinventado e gerou uma rede de comunicação.

O presente trabalho articula-se em duas partes: a primeira apresenta a Avenida Paulista como um espaço de sociabilidade e um espaço de construção de textos visuais; a segunda, o espaço da avenida a partir da ruptura da sua programação quando uma nova configuração é instaurada na paisagem cotidiana a partir do desfile Moda e Literatura que aconteceu no dia seis de novembro de 2008, seguindo um percurso que partiu da Rua Minas Geral até o destino o Conjunto Nacional, na Livraria Cultura na Av. Paulista.

A reflexão sobre a dinâmica desta espacialidade e as configurações visuais instauradas nela a partir de um desfile de moda nos move às seguintes questões: em que medida um evento provoca um estranhamento nas pessoas que o vivenciaram? Quais são as estesias provocadas no plano sensorial que se organiza pelas consonâncias de sentidos? Quais as estratégias sensíveis presentes no desfile Moda e Literatura?


O Colóquio de Moda, que já teve cinco edições, promove a integração entre profissionais, pesquisadores, docentes e estudantes de várias áreas relacionadas à moda. A próxima edição será em São Paulo.

Próximas participações:

Artigo: A IMAGEM DE MODA RECRIANDO NARRATIVAS VISUAIS no III ENCONTRO CENTRO-OESTE DE DESIGN DE MODA de 21 a 23 de outubro de 2009 - Faculdade de Artes Visuais - UFG
23 de outubro de 2009
14:30 – Mesa de discussão – Produção de Moda e Imagem
Moda. Jô Souza (UNIFMU/SP)
Oficina de produção de moda ( 21 e 22 de outubro) - 12 horas com os participantes do encontro.

Artigo:O ROTEIRO COSTURANDO PERCURSOS DA EXPERIMENTAÇÃO EM MODA no I SEMINARIO HISTORIAS DE ROTEIRISTAS: Um Novo Paradigma no Cinema Brasileiro
28 a 30 de outubro de 2009 – Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palestra: Interface entre: Moda e Literatura - Livraria Cultura do Conjunto Nacional, 13 de Novembro de 2009 - 16h

Artigo: O desfile Moda e Literatura: um experimento de transgressão urbana na Avenida Paulista - CONECO - RIO DE JANEIRO - 27, 28 e 29 de NOVEMBRO 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada

um abraço,
jo