quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Seminário é primeiro passo para articulação do setor

O terminou na manhã desta quarta-feira (29 de setembro) o I Seminário de Cultura de Moda. Desde o dia 27, representantes dos elos da cadeia produtiva do setor e das regiões do país discutiram e elaboraram as diretrizes de um plano de cultura. As propostas apresentadas pelo grupo serão agora redigidas por uma comissão eleita pelos próprios delegados. Trata-se de uma pactuação inédita entre empresários, pesquisadores, organizações não governamentais, estilistas e Estado.
Na visão do presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT), Fernando Pimenta, o seminário é um marco e, ao mesmo tempo, uma pequena fração do trabalho de articulação que terá de ser feito a partir de agora. “Será fundamental termos organização no âmbito dos estados e municípios para avançar”, afirma, ao lembrar também da relação com o poder Legislativo na aprovação de leis que impactam a moda.

Produtora de moda em Campo Grande (MS), Patrícia Albuquerque acredita que a reunião e seus desdobramentos serão fundamentais para o desenvolvimento da moda em seu estado, cuja economia gira em torno da pecuária e do turismo. “Acredito que não apenas o Mato Grosso do Sul, como todo o Centro-Oeste deve se organizar para incluir os artesãos na cadeia produtiva da moda. Temos os recursos naturais para isso ”, recomenda. Para ela, a representatividade regional foi o ponto alto do Seminário. “Não ficamos restritos aos estados que têm grandes indústrias”, diz.
As 25 diretrizes apresentadas se dividem em três eixos: institucional/associativo, criativo e empresarial. O documento final será integrado ao Plano Nacional de Cultura, um planejamento de longo prazo para a política pública no Brasil.

Delegados começam a preparar Plano Cultural da Moda0 comentários

Na tarde desta terça-feira (28 de setembro), os 150 delegados do I Seminário de Cultura da Moda se reúnem em grupos de trabalho para escrever as diretrizes do Plano Cultural para o setor. Divididos em três eixos – institucional/associativa, criativo e empresarial –, eles irão redigir propostas de diretrizes que serão votadas pelo conjunto dos participantes.

Na opinião do secretário-executivo adjunto do Ministério da Cultura, Gustavo Vidigal, o seminário representa uma pactuação inédita entre empresários, pesquisadores, organizações não governamentais, estilistas e o Estado. “Esse é o momento de disputa política [pelos interesses]. Ao final, teremos de estar unificados em torno do conteúdo das propostas aprovadas daqui”, disse.
Durante a tarde, os delegados interessados em ser membros do Colegiado Setorial da Moda no Conselho Nacional de Políticas Culturais vão apresentar suas candidaturas. Na quarta (29 de setembro), haverá a escolha dos nomes. Serão eleitos 15 titulares e 15 suplentes, representando tanto as cinco regiões brasileiras e os segmentos da cadeia produtiva: institucional/associativa, criativo e empresarial.

blog: http://culturadigital.br/setorialmoda/

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