quarta-feira, 22 de setembro de 2010

EXPOSIÇÃO E PERFORMANCE : Joseph Beuys: ideias em forma de arte

Retrato de Joseph Beuys com bengalas e com Andy Warhol, que fez pop art com um retrato seuAs obras de Joseph Beuys, artista alemão empenhado em criar uma consciência política e social divulgada por meio da arte, chegam hoje ao Brasil, no Sesc Pompeia.


A exposição “A Revolução Somos Nós”, com curadoria de Antonio d’Avossa, é uma reunião de fotos, vídeos, cartazes e múltiplos criados pelo artista entre os anos 60, 70 e 80.


Mais do que o ato de criar, Beuys se empenhava em difundir as peças, que davam forma visual ao seu pensamento. Seu objetivo era levar sua produção para o maior número de pessoas possível. Assim, alguns de seus projetos foram feitos com tiragens de até 12 mil exemplares.
A coleção de cartazes que chega por aqui é a maior da Europa, 200 do total de 300 produzidos, pertencentes ao italiano Luigi Binotto, e é exposta totalmente reunida pela primeira vez. Estas peças de mídia retratam o percurso das exposições, performances, encontros e debates promovidos por ele.
Distribuídos em quatro salas, vídeos registrados entre 1964 e 1987 seguem reforçando os objetivos do artista.


Em “Eurasienstab”, Beuys usa gordura em um ritual para representar a união do Oriente e do Ocidente. Na projeção “I Like America and America Likes Me” o artista passa interagindo durante horas com um coiote dentro da galeria René-Block, de Nova York, em 1974.
A programação, que vai até o dia 28 de novembro, se completa com debates, seminários e um roteiro infantil, com narração de histórias e oficina de plantio de mudas.
 
FONTE: http://revistacriativa.globo.com/Revista/Criativa/0,,EMI172312-17357,00-JOSEPH+BEUYS+IDEIAS+EM+FORMA+DE+ARTE.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada

um abraço,
jo