terça-feira, 21 de setembro de 2010

6° Colóquio de Moda reflete sobre design - Debate contou com 3 pesquisadoras internacionais

Terminou em São Paulo, na Universidade Anhembi Morumbi, o 6° Colóquio de Moda, evento que fomenta reflexões sobre diferentes segmentos inerentes à moda. Maior congresso científico deste campo no Brasil, esta edição seguiu utilizando o formato de grupos de trabalhos e mesas de debate para tratar de áreas como Arquitetura, Artes Plásticas, Figurino, História, Antropologia, Marketing, Comunicação e Sociologia.
Com a temática “Pensando Design”, na tarde do dia 15 de setembro, participaram de uma mesa de debate, mediada pela professora Doroteia Pires, 3 pesquisadoras internacionais: Nanni Strada, do Studio Nanni Strada; Chiara Colombi, do Politécnico di Milano; e Barbara Trebitsch, da Domus Academy.
De acordo com Nanni, que começou sua carreira no campo do vestuário ainda nos anos 1960, a curiosidade deve ser um elemento fundamental para o profissional de Design. Ela também destacou a importância da identidade cultural para o campo de criação. “Devemos buscar inspiração nas nossas próprias raízes, o que na realidade eu chamaria de hibridização, já que na era global tudo é muito parecido”. Como exemplo de produto “hibridizado”, ela citou a cadeira Favela da dupla Irmãos Campana.

Já para Chiara Colombi, design é conexo ao método dedutivo, sempre com o propósito de desenvolvimento de uma ideia. Com um campo de pesquisa atrelado ao design estratégico, Colombi enfatizou que “a pesquisa é um importante instrumento para a concepção em design”. Além disso, argumentou que, principalmente após a década de 1990, o homem passou a conectar-se ainda mais com o entorno social,. Daí a importância de um sistema de valores atrelado ao universo sociológico para o campo das pesquisas.

Por fim, Barbara Trebitsch encerrou o ciclo de apresentações argumentando que “o designer do futuro deverá ser capaz de sugerir um novo mundo, integrado a processos multidisciplinares”. Ou seja, atrelar a moda com outras áreas do conhecimento, enfatizados nesta edição do evento.
Além das dezenas de alunos inscritos, de diversas instituições do país, mediaram as apresentações professores como Cristiane Mesquita e Márcia Merlo, da Anhembi Morumbi; Ana Merly Sehbe de Carli, da Universidade de Caxias do Sul; Doroteia Pires, da Universidade Estadual de Londrina; e Helena Katz, da Universidade de São Paulo.
Dentre os participantes internacionais, nomes como Andrea Saltzman, da Universidade de Buenos Aires; Mário Mattos Ribeiro e Inês Simões, da Universidade Técnica de Lisboa; Danilo Cañizares, do IXEL Moda da Colômbia; e Enrico Cietta, da Diomedea, na Itália.

Fonte: juliana.zanettini@usefashion.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada

um abraço,
jo