sábado, 27 de fevereiro de 2010

SEIS PROPOSTAS PARA O PRÓXIMO MILÊNIO: Eco Acessórios feito de plantas

A natureza é uma grande fonte de inspiração para o design de uma maneira geral. Mais especificamente o design de acessórios, que investe nesta tendência com alguns produtos que prometem transformar o eco acessório na mais nova moda.
O exemplo talvez mais incrível desta tendência é uma “pele” feita de musgo. A peça foi finalista na competição estudantil internacional “Fashioning the Future 2009”, e a proposta da estilista Tara Baoth Mooney foi criar a simbiose entre as pessoas e o ambiente em que vivemos.

Parte bolsa, parte planta caseira, a “Vagabond” da designer Woolly Pocket propõe manter seu verde juntinho a você aonde quer que você vá. A bolsa é feita à mão nos Estados Unidos, em couro e feltro derivado de garrafas de plástico recicladas. Há a opção de utilizá-la como objeto de decoração pendurando-a no teto.
A designer da Toscana Carmel Walsh alistou um restaurador de madeira local para esculpir sapatos de saltos médios confeccionados com nogueiras, aos quais ela acrescentou couro com toques “vegetais”, algodão orgânico, linho, cânhamo e cortiça. Para as apaixonadas pela última novidade em sapatos, Walsh encontrou uma solução inspirada: troque as plantas não os sapatos, de uma estação para outra.




Já a artista búlgara Ceca Georgieva experimentou com folhas frescas, grama e botões de flores coletados no Monte Vitosha em Sofia para dar vida às suas maravilhosas criações, e o melhor: são usáveis! Georgieva destaca-se por utilizar arte para comunicar a nossa relação com o meio-ambiente de maneira sutil e surpreendente.







Anéis de grama são a criação de Hafsteinn Juliusson, cuja peça que tem vários anéis de prata unidos formando uma espécie de “soco inglês” (é isso mesmo, aquele que os homens usam para bater), é feita com musgo genuino da Islândia, que sai destes anéis. Outra tentativa de trazer a natureza para perto de seus residentes. Como qualquer outra planta é necessário regar a peça uma vez a cada cinco semanas para mantê-la saudável e verdejante por até um ano.
 
A engenharia suiça dá um salto com a mini-estufa para viagem Cbijoux’s, uma minúscula planta acasalada em um anel na forma de um domo de vidro.






Finalmente um pequeno arbusto dá luz a um estiloso sapato de salto nas mãos da artista finlandesa Anni Rapinoja Taidekoulutu, que faz parte da sua série “Guarda-roupa da Natureza”. Também feito com uma espécie de musgo, feito de lenços de papel, que é endurecido com uma espécie de caldo de centeio. São como declarações sobre o nosso estranhamento com a natureza e o meio-ambiente. “Ver formas de nosso próprio mundo combinadas com a natureza desperta uma necessidade subconsciente de chegar mais próximo dela, de entrar nela”, declara Taidekoulutu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada

um abraço,
jo