domingo, 16 de agosto de 2009

PESQUISA, CRIAÇÃO E ESTILO - MODA E LITERATURA 2009.2

INTERDISCIPLINAR MODA & LITERATURA 1º Ciclo – Módulo A / 3º 4º Semestre
2º Semestre/09
O projeto MODA E LITERATURA consiste na reunião do aprendizado adquirido pelo aluno ao longo do módulo e aplicado na prática, já que para o Banco Mundial, o desenvolvimento do Brasil depende de produzir conhecimento e convertê-lo em resultados práticos. Em reportagem publicada no dia 11 de setembro de 2008 pelo jornal O Estado de São Paulo, um estudo inédito do Bird aponta, entre os fatores de deficiência brasileira na área: "universidades distantes do setor produtivo e voltadas mais para o conhecimento teórico do que prático, bem como a tradição de importar e adaptar tecnologias em lugar de criá-las".

Essa constatação reforça a filosofia do Projeto MODA E LITERATURA que é dotar os alunos de ferramentas concretas para trabalhar na indústria da moda, uma das mais promissoras da atualidade. Especialmente nesse campo tão complexo e sofisticado que é o da criação, apresentação e difusão de produtos, junto aos públicos produtor e consumidor. O nosso ponto de partida é a certeza de que criar moda não significa imitar "tendências internacionais" e depende de uma busca da originalidade de estilo, dentro das condições atuais do mercado.

O projeto MODA E LITERATURA se origina no âmbito da disciplina Pesquisa, Criação e Estilo I com os alunos do terceiro semestre de moda da UNIFMU ( 2009.2). De início, evidencia-se a necessidade de colocar os alunos em interação com o mundo das letras, para estimular o hábito de leitura. Porque, afinal, não se constrói saber sem o contato com mundo dos livros/letras. A estratégia visa à motivação do aluno para a construção de um repertório simbólico necessário ao experimento de criação.

Esta proposta não pretende apresentar roupas de alta costura, nem figurinos para teatro. Nossa premissa é não utilizar materiais caros na confecção das roupas, principalmente porque a sofisticação do projeto se encontra na paixão despertada pelas descobertas de novos mundos: às vezes em presença dos elementos mágicos e universais de diferentes períodos históricos e nacionalidades. O universo das letras aproxima da busca da valorização das coisas simples, perdidas na imensidão do cotidiano, assim como fazem os escritores com as palavras.
O projeto MODA E LITERATURA se origina no âmbito da disciplina Pesquisa, Criação e Estilo I, tendo como suporte teórico e prático as disciplinas:
1. DESENHO DIGITAL II
2. LABORATÓRIO DE COSTURA II
3. LABORATÓRIO DE MODELAGEM II
4.MODA ES ESTILO CONTEMPORÂNEO
5.ESQUISA E METODOLOGIA CIENTÍFICA
5.PESQUISA, CRIAÇÃO E ESTILO I

Evidencia-se a necessidade de colocar os alunos em interação com o mundo das artes e estabelecer conexão com a moda, para ampliar e estimular a necessidade de pesquisar. Porque, afinal, não se constrói saber sem projeto, planejamento e pesquisa.

Cada disciplina deverá ter como foco a contribuição ao produto final do Módulo desta maneira fica definido que:
1. DESENHO DIGITAL II
Ensinar ao aluno a representação proporcional, clara e detalhada da peça de vestuário que será executada pelo grupo. A elaboração da ficha técnica e do croqui. Até a montagem do book do projeto MODA E LITERATURA.

2.LABORATÓRIO DE COSTURA II
Acompanhamento dos processos de uma produção: corte, confecção, acabamento da roupa do grupo. Além de orientação na montagem da f
icha técnica;

3.LABORATÓRIO DE MODELAGEM II
Desenvolver o diagrama de modelagem básica da peça que será executada pelo grupo. Direcionar o aluno na escolha dos tecidos, aviamentos.

4.MODA ES ESTILO CONTEMPORÂNEO
Fornecer informações fundamentais para o entendimento das mudanças na moda, de acordo com as necessidades e inovações ocorridas em cada momento histórico, aguçando a percepção dos alunos para entender o presente e construir o futuro, resgatando o passado.

5. PESQUISA E METODOLOGIA CIENTÍFICA
Iniciar o aluno na prática do pensar, mediante a orientação de leitura crítica e sistemática de da obra escolhida; na expressão coerente das idéias, bem como no debate dessas idéias em produções escritas e/ou orais.

6.PESQUISA, CRIÇÃO E ESTILO
Ampliar o repertório cultural do aluno, capacitando-o ao entendimento e uma visão critica sobre o objeto de estudo. Inserir o aluno em linhas metodológicas que possibilitarão seu próprio desenvolvimento de pesquisa. Estimular a criatividade e a capacidade de organização do trabalho de pesquisar. Exercitar o hábito da leitura como fonte de conhecimento e repertorio. Compreender e saber interpretar textos literários como fonte de inspiração para o desenvolvimento de um projeto de moda;
O projeto MODA E LITERATURA visa à motivação do aluno para a construção de um repertório simbólico necessário ao experimento de criação. Assim, nada mais oportuno do que da literatura que, por sua excelência e visibilidade internacional, alcançou um status que a Moda brasileira busca atingir.

Provavelmente, falta ao criador de moda a capacidade de verbalizar seus próprios valores. De dialogar com outras culturas para, em sua produção criativa, ultrapassar a mera reprodução superficial de parâmetros internacionais impostos pelo mercado. Portanto, cabe ao professor trabalhar como o timoneiro de um barco a guiar o aluno por mares nunca dantes navegados, despertando o interesse e apreço pela pesquisa e pela riqueza. A possibilidade de criar uma coleção de moda a partir de uma interação com o universo da leitura, aliás, se concretizou no desfile de Ronaldo fraga inspirado em Carlos Drumonnd de Andrade em sua coleção inverno 2005. E ele explica: "Moda e literatura são dois instrumentos para escrever, contar a história".

O projeto MODA E LITERATURA contempla escritores de diversos períodos e correntes estilísticas, que serviram de fonte de inspiração para encaminhamento da pesquisa. Da escolha da obra-base, seu recorte histórico e definição de materiais, até a execução da roupa-poética, todas as etapas serão desenvolvidas pelas equipes ao longo do módulo. A orientação para a execução se dará na disciplina Pesquisa e Criação.

O aluno deverá ter a compreensão que a moda se alimenta de um repertório ilimitado de possibilidades para a sua criação, indo além de meras cópias de tendência e revistas.

O aluno deverá selecionar uma livro/autor abaixo, produzir um mapeamento da sua obra, da sua carreira, qual período a que ele pertence, qual a sua linguagem artística, qual o perfil do seu público consumidor? Qual o estilo de vida do seu público? Qual o estilo de vida do artista? A quem se destina a sua produção? De como é construída sua identidade artística? De que maneira ele consegue transpor seu conhecimento para a sua obra? Quais as referências visuais que posso extrair da leitura?

Pesquisar e levantar material impresso (visual, sonoro, tátil, olfativo e textual) e levar para sala aula para o direcionamento dos projetos. É preciso salientar que o aluno poderá constituir uma equipe de suporte por sua conta para viabilizar a execução da roupa.

Enfatizar que a relação de moda e literatura, não é uma relação “nova” sendo uma via de mão dupla, ou seja, isso não quer dizer que vamos reproduzir a obra do artista, mas encontrar uma maneira de se servir do seu potencial criativo para inspirar o universo da moda.

Assim, trata-se de pensar além do universo cotidiano, como transpor uma obra que fala dos aspectos de um determinado local para uma linguagem universal.

As escolhas dos escritores foram realizadas seguindo o critério de reconhecimento no cenário internacional. A maioria dos títulos escolhidos para a pesquisa foi adaptada para o cinema. Contemplamos um leque significativo da representatividade da literatura universal.

COMPOSIÇÃO DO GRUPO
O trabalho Interdisciplinar deverá ser desenvolvido em grupo de 5 componentes

FICHA TÉCNICA DA ROUPA-POÉTICA
PROCESSO CRIATIVO ACOMPANHAR DO PROJETO E INFORMAÇÕES NO
BLOG: http://visibilidadenamoda.blogspot.com

Projeto Moda e Literatura 2009.2 ( internacional) -Total: 5 looks

19. Alice no País das Maravilhas (feminino infantil )
Paulo
Juliana
Tatiane
Luana
Luana Aguiar

20. O Estrangeiro de Camus (masculino)ou a Peste do mesmo autor
Renato
Stefani
Katiane
Barbara

21. Balzac e a Costureirinha Chinesa de Dai Sijie
Tradução: Vera Lúcia dos Reis (feminino)
Francelino
Mariana
Débora
Carla
Ana Paula

22. Jules e Jim de FRANCOIS TRUFFAUT & HENRY-PIERRE ROCHE ( feminino)
Roberto
Lucila
Natalia
Lilian
Soraya


23 Cem Anos de Solidão de Gabriel García Márquez


SISTEMA DE AVALIAÇÃO e NOTAS (PARA AS DISCIPLINAS DE ENVOLVIMENTO TOTAL)
Todos os docentes aplicarão provas de suas respectivas disciplinas, conforme Regimento e calendário acadêmico do UNIFMU.
Nota Moda e Literatura = 5,0 e Prova = 5,0
(obs. A nota deverá ser individual de acordo com o desempenho do aluno no cumprimento das tarefas)

CONSIDERAÇÕES FINAIS
O Projeto da roupa apresentado deverá ser original e inédito.
O UniFMU e o Curso de Moda se reservam ao direito de divulgação e veiculação do uso de imagens dos alunos e Projetos sem qualquer ônus para a mesma
Situações não contidas nestas Normas serão estudadas e resolvidas pelo Professor Coordenador dos Trabalhos e Coordenação do Curso.

CRONOGRAMA DE PESQUISA E EXECUÇÃO DA ROUPA
• ( Semana 1 até 5 conteúdos relacionados as disciplinas)
• 6 semana Orientação dos grupos
7 semana Orientação dos grupos
8 semana Orientação dos grupos e começo da execução da roupa
9 semana Execução da roupa: orientação
10 semana Execução da roupa: orientação
• Apresentação da primeira versão do book da roupa-poética
11 semana Execução da roupa: orientação
12 semana Execução da roupa: orientação
13semana Entrega da roupa executada e book da roupa-poética
14semana Desfile Moda&literatura ( FMU) ( uma semana antes da prova do semestre)

ETAPAS:
Etapa I- Pesquisa e esboço do projeto
Escolha do livro/obra. Divisão dos Grupos. Leitura e fichamento do livro/obra. Apresentação dos livros. Construção imagética em A4 do texto. Entrega individual do resumo. Coleta de fontes de inspiração, recorte histórico, mapeamento das referências.


Etapa II
Coleta de informações de cada membro do grupo. Organização e coleta de imagens, textos, escolha do croqui, desenho da ficha técnica, montagem do book da roupa-poética. Escolha do croqui, montagem da ficha técnica. Escolha do tecido, aviamento.
Etapa III
Execução da roupa-poética
Etapa IV
Visibilidade do processo de pesquisa, desfile interno na FMU. Organização da disciplina Pesquisa, Criação e Estilo.

Etapa V
Segundo semestre de 2009.2
O desfile MODA E LITERATURA participará da Semana de moda da Livraria Cultura, em 2009.2

COMPOSIÇÃO DO BOOK DA ROUPA-POÉTICA
Formato máximo A4 – páginas numeradas- máximo 30 páginas
Capa
Folha de rosto (FMU/ componentes/ ano/ obra)- norma abnt
Imagem do livro/obra
Resumo da obra ( 20 linhas)
Sumário
Introdução
A obra e o autor
Referências de inspiração ( com legenda) – mínimo 20
Referências históricas ( com legenda) – mínimo 20
Referências de estilistas ( com legenda) – mínimo 10
Trechos do livro escolhido decupado
5 construções imagéticas ( uma de cada membro) com referências de textos
5 croquis ( um para cada membro) com frente, costas, laterais e detalhes
Ficha técnica do croqui escolhido (só da roupa escolhida)- frente/costas
Cartela de cores
Imagens pesquisa de tecidos
Imagens de pesquisa de texturas
Imagens de pesquisa de materiais
Imagens de pesquisa de produção de moda ( sapatos, acessórios, make, hair, beleza)
Fotos do processo de pesquisa, criação e execução ( o grupo )
Relatório do líder com relação a cada componente (responsabilidade, envolvimento, criatividade, organização, pontualidade, motivação).
Bibliografia/ Filmografia
CD com o projeto no final
Numeras as páginas do projeto
(fazer revisão textual)
ENTREGA DO PROJETO E DO LOOK UMA SEMANA ANTES DO DESFILE:
• Book final (impresso e colorido) e o look completo (com a produção de moda)
• Um membro do grupo ou aluno da FMU deverá servir de modelo para a prova de roupa. Deverá ter o perfil da obra.
• As roupas-poéticas estarão sujeitas a uma avaliação (criatividade, acabamento) para confirmar se vão desfilar ou não no segundo semestre do corrente ano;
• A cartela de cores será limitada: PRETO – BRANCO – CINZA: (Somente uma roupa-poética terá uma cor diferenciada – a ser escolhida pela professora)
• Os tecidos deverão ser lisos (xadrez em algum caso especial)
• Podendo usar re-tecidos, bordados, estampa e aplicações
• As cores ( fortes) vão aparecer na produção de moda- construção da imagem para o desfile ou/e catálogo.

O LÍDER DO GRUPO
Perfil profissional, organizado, exigente com relação ao grupo. Caso, este não esteja focado no projeto o grupo poderá escolher outro. Fazendo uma justificativa.
Ter clareza nos objetivos traçados;
Incentivar e motivar o grupo
Exigir comprimentos de tarefas
Comunicação com a professora da disciplina PCEI para direcionar o andamento do gupo.
Conseguir perceber a qualidade de cada membro- delegar e cobrar tarefas.
Ser líder não é fazer pelo grupo, mas saber direcionar, delegar e cobrar.
O líder que assumir todas as tarefas e não delegar terá a nota rebaixada

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um abraço,
jo