EMENTA
Teoria e processo jornalístico. Comunicação social e áreas de especialização. Captação, edição e difusão de informações. Teoria e processo jornalístico na cobertura da Moda.
OBJETIVO DA DISCIPLINA
Preparar o aluno para o reconhecimento e a análise das variadas formas de produção jornalística, com ênfase nas formas de produção jornalística voltadas para a cobertura do campo social da moda.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Conceituação de campo social e comunicação social.
Definição e exemplos para áreas de especialização da comunicação social.
História do Jornalismo.
Tipos de texto jornalístico. Tipos de cobertura jornalística.
Produção e edição em mídias diversas.
A moda como campo social.
História da Imprensa especializada em Moda.
Produção e edição de textos e imagens em Moda.
METODOLOGIA DE ENSINO
Aulas expositivas
Apresentação de exemplos
Propostas de trabalhos individuais e em grupos
Uso de recursos audiovisuais
CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO (3 + 7 = 10)
Pontualidade na entrega de trabalhos
Capacidade de cumprir etapas estabelecidas para cada proposta de trabalho: seminário de jornalismo de Moda
Correção textual
Participação em sala de aula
Avaliação final
CRONOGRAMA
Agosto: aulas teóricas e estudos de cases em sala – mapear a mídia
Setembro: aulas teóricas e estudos de cases – mapear a mídia
Outubro: apresentação dos seminários em grupos – apresentar a mídia
Novembro: avaliação final
TEMAS DOS SEMINÁRIOS (oral e trabalho escrito)
Pesquisa de coleta: agosto e setembro
Tema 1: o jornalismo de moda na mídia semanal: jornal ( Globo, Estado de SP, Folha e suas revistas)
Tema 2: o jornalismo de moda na mídia mensal: revista ( 3 revistas de circulação para comparar de segmentos diferentes)
Tema 3: o jornalismo de moda na internet ( 3 sites, 3 blogs)
Tema 4: o jornalismo de moda na TV ( 2 programas )
Tema 5: o jornalismo de moda no rádio ( 2 programas)
Temas 6: o jornalismo de moda na mídia alternativa ( 3 mídias)
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BARNARD, M. Moda e Comunicação. Rio de Janeiro: Rocco. 2003
PIZA, D. Jornalismo Cultural. São Paulo, Contexto. 2004
JOFFILY, R. O jornalismo e produção de moda. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1991
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CASTILHO, K. Moda e Linguagem. São Paulo: Anhembi-Morumbi. 2004
GARCIA, C. Moda e Comunicação: experiências, memórias, vínculos. São Paulo: Anhembi-Morumbi. 2004
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um abraço,
jo