segunda-feira, 10 de agosto de 2009

EMENTA DA DISCIPLINA JORNALISMO DE MODA I

EMENTA

Teoria e processo jornalístico. Comunicação social e áreas de especialização. Captação, edição e difusão de informações. Teoria e processo jornalístico na cobertura da Moda.


OBJETIVO DA DISCIPLINA

Preparar o aluno para o reconhecimento e a análise das variadas formas de produção jornalística, com ênfase nas formas de produção jornalística voltadas para a cobertura do campo social da moda.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Conceituação de campo social e comunicação social.
Definição e exemplos para áreas de especialização da comunicação social.
História do Jornalismo.
Tipos de texto jornalístico. Tipos de cobertura jornalística.
Produção e edição em mídias diversas.
A moda como campo social.
História da Imprensa especializada em Moda.
Produção e edição de textos e imagens em Moda.


METODOLOGIA DE ENSINO

Aulas expositivas
Apresentação de exemplos
Propostas de trabalhos individuais e em grupos
Uso de recursos audiovisuais


CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO (3 + 7 = 10)

Pontualidade na entrega de trabalhos
Capacidade de cumprir etapas estabelecidas para cada proposta de trabalho: seminário de jornalismo de Moda
Correção textual
Participação em sala de aula
Avaliação final


CRONOGRAMA

Agosto: aulas teóricas e estudos de cases em sala – mapear a mídia

Setembro: aulas teóricas e estudos de cases – mapear a mídia

Outubro: apresentação dos seminários em grupos – apresentar a mídia

Novembro: avaliação final


TEMAS DOS SEMINÁRIOS (oral e trabalho escrito)

Pesquisa de coleta: agosto e setembro

Tema 1: o jornalismo de moda na mídia semanal: jornal ( Globo, Estado de SP, Folha e suas revistas)

Tema 2: o jornalismo de moda na mídia mensal: revista ( 3 revistas de circulação para comparar de segmentos diferentes)

Tema 3: o jornalismo de moda na internet ( 3 sites, 3 blogs)

Tema 4: o jornalismo de moda na TV ( 2 programas )

Tema 5: o jornalismo de moda no rádio ( 2 programas)

Temas 6: o jornalismo de moda na mídia alternativa ( 3 mídias)


BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BARNARD, M. Moda e Comunicação. Rio de Janeiro: Rocco. 2003

PIZA, D. Jornalismo Cultural. São Paulo, Contexto. 2004

JOFFILY, R. O jornalismo e produção de moda. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1991


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CASTILHO, K. Moda e Linguagem. São Paulo: Anhembi-Morumbi. 2004

GARCIA, C. Moda e Comunicação: experiências, memórias, vínculos. São Paulo: Anhembi-Morumbi. 2004

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