quinta-feira, 13 de agosto de 2009

EMENTA DE ESTUDO DO CORPO - 2009.2

EMENTA DA DISCIPLINA ESTUDOS DO CORPO- PROF. JO SOUZA

Os estudos do corpo são imprescindíveis para o entendimento da essência da indumentária e da moda. A partir da utilização de um conjunto de procedimentos: estudo de anatomia e do movimento, técnicas de consciência corporal, jogos de percepção, aprendizado de artes cênicas (dança e teatro) das artes visuais e de estudos teóricos, a disciplina pretende despertar o conhecimento, a experiência e a reflexão sobre o corpo humano, bem como o seu funcionamento estrutural, histórico, sensorial e poético.

Avaliação continuada considerando:

• Presença, freqüência e participação nas práticas propostas 30%
( em sala, cinema, fotografia, diário do corpo). • Trabalho em grupo – seminário 50% • Presença nos 2 espetáculos programados (dança e teatro) 20% • Prova 100% • Presença nas atividades programadas: teatro, cinema, dança
Bilhete da entrada – relatório- construção da imagem no diário;

• Diário do corpo ( caderno de notas) Criatividade, percepção, trechos, imagens, desenhos, poesias, cotidiano, textos co-relacionados com o corpo. (no mínimo 2 laudas por aula).
Ver o diário de Frida Khalo. ( Livraria Cultura)

Organização, conexões com o tema e criatividade. • Seminários em grupo de 5 pessoas: Co-relação entre o Corpo, cotidiano e o livro :
CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o próximo milênio

• Fazer o email da turma – responsável passar pra mim.

Aulas ( sujeita a mudanças, sem os feriados)

1 Apresentação 2 A estrutura do corpo a partir da anatomia 3 A estrutura do corpo a partir da anatomia 4 O movimento e a relação do corpo no cotidiano 5 O movimento e a relação do corpo no cotidiano 6 O corpo em ação artística 7 O corpo em ação artística 8 Percepções sensoriais 9 Percepções sensoriais 10 Análise e reflexão de um espetáculo teatral 11 A construção das imagens do corpo contemporâneo 12 Análise e reflexão de um espetáculo de dança 13 Apresentações dos seminários e entrega do relatório 14 Apresentações dos seminários e entrega do relatório 15 Apresentações dos seminários e entrega do relatório 16 Avaliação da disciplina - PROVA 17 Revisão do exame e entrega das notas da prova 18 Exame 19 Entrega de notas


METODOLOGIA •Teóricas e práticas Aulas expositivas, análise e reflexões sobre a teoria e a prática realizadas do conteúdo programado. Exercícios dirigidos em sala de aula e orientação aos grupos de seminário. • Utilização de multimídia para apresentações visuais/imagens • Análise de peças de teatro, dança, filmes...

BIBLIOGRAFIA

CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. S
ALTZMAN, Andrea. El cuerpo disenado. Sobre la Forma en el proyecto de la vestimenta. Buenos Aires: Paidos, 2004.
MUNIZ, Roseane. Vestindo os nus: o figurino em cena. São Paulo: Editora SENAC, 2004

Complementar

GELB, Michael. O aprendizado do corpo - Introdução a Técnica de Alexander. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
GODARD, H. Gesto e percepção. Tradução: Silvia Soter. Rio de Janeiro: Lições de dança, 2001. ECO, Umberto. A história da beleza. São Paulo: Cia. Das Letras, 2007.
ECO, Umberto. A história da feiúra. São Paulo: Cia. Das Letras, 2007. PAPE, Lygia. Gávea de Tocaia. São Paulo: Cosac & Naify, 2000.
VILLAÇA, Nízia. Edição do corpo: tecnociência, artes e moda. São Paulo: Estação das Letras, 2007

TAREFAS:

Semana 1 e semana 2:
Assistir: O filme O curioso Caso de Benjamin Button e construir uma imagem (reflexão), usando a criatividade o resultado colar no caderninho.

Temas para serem abordados na imagem e no relatório da atividade complementar:
Corpo /Tempo/ Amor / Movimentação/ Ritmo/ Nascer e morrer ciclo/ Contemplação/ Compaixão/ Gestual/ Bio-psico-socilógico/Gravidade e a roupa;

Levar o caderno de notas do corpo ( procurar o rapaz que vende livros no pátio);

Observação:

Guardar os bilhetes do cinema, teatro e dança ( será mais fácil a justificativa da atividade complementar)

Escrever no diário com caneta preta ( tinteiro) ou lápis 3b ou 4b ou 5b

Exercícios práticos em sala:

Melhorar a percepção do corpo no cotidiano;
Encontrar o seu próprio eixo;

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um abraço,
jo