PROJETO DE EDITORIAL EM MODA
EMENTA
A disciplina aborda as ferramentas para uma produção de moda, voltadas para as mídias impressas, eletrônicas e virtuais. Além da conceituação de moda e suas tendências, meios de comunicação e composição de uma equipe de produção.
OBJETIVOS DA DISCIPLINA
A partir do contato com a prática de um editorial de moda, desenvolver nos aluno a capacidade de conhecimento das diversas etapas: concepção do tema, até a linguagem adotada para comunicar o trabalho proposto. Estimular a capacidade de pesquisa, a fim de criar uma identidade visual do trabalho final.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Os principais tópicos abordados são:
Produção de Moda, o que é e quem são os profissionais;
Campos de atuação e suas funções e obrigações em um trabalho;
Noção de legislação para a contratação de modelos e profissionais da área;
Trabalho e responsabilidade de Styling; Tipos de produção de Moda – mídia impressa;
Re-leituras de linguagens artísticas e construção de repertório para elaboração das lâminas de referências; Análise e interpretação de editoriais de moda: produção, fotografia, editoração, iluminação, looks, locação, objetos de cena, casting, conceito, formato, beleza- artística, perfil da revista e do seu público-alvo.
METODOLOGIA DE ENSINO
Aulas expositivas e práticas
Pesquisa orientada
Utilização de multimídia para apresentações imagens em diversos formatos
Análise de revistas, livros e catálogos de Moda
Palestras com profissionais da área
AVALIÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Participação em sala de aula/presença/apresentação de materiais
Interesse e esforço na coleta de informações
Conteúdo e qualidade na apresentação de trabalhos
Construções imagéticas a partir de filmes em cartaz na cidade
Responsabilidade e respeito no cumprimento de datas
Port-fólio final: Projeto e execução de um editorial ou catálogo de Moda.
TEMA: INSPIRAÇÃO VISUAL NO CINEMA A SER ESCOLHIDO + A LEITURA OBRIGATÓRIA DO LIVRO :CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo: Companhia das Letras, 2006 + CONCEITO A SER DESENVOLVIDO
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BARTHES, Roland. Imagens de Moda. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
BAUDOT, François. Moda do Século. São Paulo: Cosac Naify, 2000.
CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo: Companhia das Letras, 2006
FEGHALI, Marta Kasznar. As Engrenagens da moda. Rio de Janeiro: Ed. SENAC, 2001.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ECO,Umberto. História da Beleza. Rio de Janeiro: Record, 2005.
OLIVEIRA, Sandra Ramalho. Moda também é texto. São Paulo: Edições Rosari, 2007
LIPOVETSKY, G. O Império do Efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Ed. Cia das Letras, 2001.
PERIÓDICOS
Dazed & Confused, The Face, Wallpaper, W, Vogue, Zuppi, Serafina, TPM, M, ID, Mag, Depeche Mode, Harper´s Bazaar, Vizoo, Key, Simples, Neo2, Mag, S/N. Textilia Press, World Fashion. O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, Gazeta Mercantil, Veja, Época, Bravo, PIAUÍ, Cult, Fashion Theory. COLEÇÃO MODA BRASILEIRA, Cosac Naify, 2007.
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um abraço,
jo