sábado, 11 de abril de 2009

A Danceteria Sustentável

O conceito criativo da danceteria sustentável surgiu em Rotterdam em 2005. A partir de um estudo que revelou que os jovens tem interesse em causas ambientais, arquitetos e inovadores em sustentabilidade, desenvolveram este projeto que consiste em soluções inovadoras para danceterias e fetivais, à fim de provar que uma vida sustentável também possibilita diversão e entretenimento.
O principal item desenvolvido foi a pista de dança sustentável, inaugurada em sua primeira versão em 2006. Ela é a primeira do gênero que captura a energia das pessoas dançando.
A pista de dança é uma fusão de eletronicos, softwares integrados e materias inteligentes e duraveis. Consiste em módulos de 65 x 65 cm. Cada um deles faz um movimento vertical de aproximadamente 1 cm enquanto as pessoas dançam.
A energia produzida pelos movimentos é convertida em eletricidade, por um motor elétrico, que faz a pista de dança reagir de maneira interativa com cada uma das pessoas dançando sobre ela. Ao acender as lâmpadas de led em seu interior de acordo com a quantidade de energia produzida as pessoas se tornam conscientes da energia que são capazes de produzir e acompanhando isto, todos se incentivam a dançar mais.
http://www.ambientebrasil.com.br/blogab/?p=243
Cada pessoa tem a capacidade de produzir de 5 à 20 watts dependendo de seu peso e ritmo de dança.
Toda essa energia também pode ser vista em um medidor de energia que fica na parede. O medidor tem formato de uma bateria que deve ser completada para atingir o nível máximo. Quanto mais as pessoas dançam mais rápido o medidor se completará.
Uma nova versão está sendo desenvolvida para outras aplicações como academias esportivas, estações e aeroportos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada

um abraço,
jo