domingo, 8 de agosto de 2010

Encontrado o sapato mais antigo do mundo

Faro feminino descobre relíquia bem conservada que data de 3.500 a.C
Ele pode não ter o solado vermelho de um Louboutin, o arrojo de um Pierre Hardy, nem ser o favorito de Carrie Bradshaw, porém é indiscutivelmente precioso. Pesquisadores encontraram em uma caverna na Armênia o sapato mais antigo do mundo.
Com 5.500 anos de existência, o mocassim de couro de vaca está em perfeito estado e ainda tem os cadarços. O modelo é feito de um recorte único, que se adapta ao formato e tamanho do pé.
Mesmo sendo relativamente pequeno (24,5 cm o equivalente ao tamanho 35 no Brasil) não se sabe se o item pertenceu à um homem ou uma mulher. Por dentro, haviam restos de grama que poderiam servir para aquecer os pés ou manter sua fôrma.
Ron Pinhasi, da University College Cork da Irlanda e líder da pesquisa, concluiu que as condições e o ambiente livre de umidade da caverna foram essenciais para conservá-lo tão bem.
Além do calçado, foram encontrados no mesmo local, mais especificamente na fronteira entre Armênia, Irã e Turquia, potes de cerâmica contendo trigo, cevada e damascos também bem preservados.
"Existem grandes similaridades entre a técnica de manufatura e o estilo desse sapato e as técnicas e estilos daqueles encontrados por toda a Europa em períodos posteriores, sugerindo que esse tipo de sapato foi usado por milhares de anos em uma ampla região”, disse Pinhasi.
Coincidência, sorte ou puro faro feminino, o sapato mais antigo do mundo foi descoberto por uma mulher, a arqueóloga Diana Zardaryan.
Rafaela Mercaldo
http://www.closetonline.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada

um abraço,
jo