domingo, 29 de agosto de 2010

Grife aposta em coleção direcionada para pessoas idosas

Os idosos brasileiros, que somam uma população média de 20 milhões de pessoas com mais de 60 anos, passam a contar com uma linha de roupas especialmente desenvolvida para seu dia-a-dia. A idéia partiu da empresária Vanda Calgaro, proprietária do CIAI – Centro Integrado de Atendimento ao Idoso, centro de referencia e excelência em moradia e cuidados para idosos que se tornou o principal laboratório para a criação e desenvolvimento da grife Sharisma. Em contato diário com os idosos em tratamento ou repouso, Calgaro detectou que não existiam roupas adequadas para este público e, normalmente, as peças convencionais tinham que ser adaptadas e nem sempre atendiam as especificações necessárias.
Devido à falta de referenciais têxteis e de estilo para este segmento de mercado, o desenvolvimento da coleção Sharisma absorveu meses de pesquisas em modelagens, escolha de tecidos, aviamentos especiais e vestibilidade, processo no qual todas as peças foram testadas pelos hospedes do CIAI e somente as previamente aprovadas foram efetivamente escolhidas para produção.
“Como não existia uma formula pronta tivemos que sair a campo e descobrir as características peculiares e as necessidades do idoso”, afirma Calgaro, que contou com o apoio de estilistas profissionais para desenvolver a coleção. “No caso do idoso com patologias especificas, como limitação de mobilidade, por exemplo, você tem que conhecer muito bem o publico para promover as adaptações necessárias como tecidos que não machuquem e não causem alergia e modelagem com aberturas diferenciadas e estratégicas nas peças. Além disso, a questão do estilo foi pensada de forma a gerar uma roupa bonita, confortável, fácil de vestir e que fuja dos padrões convencionais existentes para idosos”. A empresária também ressalta que mesmo detalhes, como cores e aviamentos, foram planejados para contribuir com o tratamento. “Privilegiamos cores pastéis, que acalmam, e escolhemos aplicações que não machucam ou que não possam ser retirados com facilidade”, completa.

Pontos-de-venda
Composta por peças patenteadas, com o objetivo de garantir a qualidade e características originais do produto, a coleção Sharisma, formada por uma ampla variedade de artigos que inclui roupas para dormir, vestidos, calças, blusas, camisas e casacos com modelagens e tamanhos especiais, será comercializada para o consumidor final, nesta etapa de lançamento, apenas através da loja virtual www.sharisma.com.br. Para breve, está prevista a inauguração da 1ª loja física da marca, inteiramente adaptada para receber os exigentes clientes da 3ª idade. “Teremos rampas de acesso, provadores mais espaçosos e uma infra-estrutura especialmente desenvolvida para as necessidades da 3ª idade”, revela Calgaro.
Em uma segunda fase, também será lançada a linha Sharisma Fashion direcionada para idosos, sem limitações psíquicas ou motoras, mas que necessitam de roupas adequadas para suas atividades sociais. “A idéia é aumentar a autonomia e conforto do idoso, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e auto-estima. Temos que ter em mente que existe um “novo idoso”, que acompanha os movimentos globais e quer ser inserido neste contexto. No caso da roupa, além de ser funcional ela tem que ser moderna e seguir as tendências de moda”, conclui a executiva.
Fonte: ABIT
via: http://www.closetonline.com.br/verMateria.php?id=3500

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