terça-feira, 27 de julho de 2010

Chinês ataca Prada

A casa de luxo italiana dirigida, em termos criativos, por Miuccia Prada, está a ser alvo de um ataque, por parte de um empresário chinês, tendo como objectivo a aquisição de uma posição de controlo na Prada. O empresário em questão, Lu Qiang, é accionista e presidente da cadeia de lojas Outlet Foxtown, sedeada em Xangai, e tem vindo a adquirir acções da empresa italiana ao longo dos dois últimos anos.

Depois de já ter alcançado uma participação de 13% na empresa italiana, Lu, encontra-se actualmente em negociações com diversas entidades para que possa passar a deter uma percentagem do capital que lhe garanta o controlo da empresa. O empresário chinês pretende, assim, adquirir um lote representativo de 20% da Prada, que lhe garantam o domínio da empresa. A compra de acções realizada ao longo dos últimos dois anos foi realizada por uma empresa de consultoria italiana que o empresário adquiriu por cerca de 20 milhões de dólares, cujo nome é por agora desconhecido.



Segundo fontes próximas ao empresário chinês, após ter sabido dos contornos do negócio e sas intenções por detrás do mesmo que têm vindo a acontecer ao longo dos últimos meses, a gestão e o núcleo accionista da Prada terá decido duplicar o preço pelo qual estaria disponível a alienar os 20% sobre a mira do dono da Foxtown.
A equipa de Lu Qiang terá planeado investir 450 milhões de euros na Prada através da aquisição de acções da empresa aos seus credores. Valor esse que terá subido para cerca dos 700 milhões de euros quando foi conhecido o empresário por detrás da empresa de consultoria que negociava a compra.

Após este volte-face nas suas intenções, o empresário chinês anunciou que pretende alienar as acções que actualmente detém. Para se manter na empresa italiana, Lu Qiang exige que a venda do lote de acções que pretende se possa realizar a preços de mercado e que lhe seja garantido o controlo accionista de uma das marcas de moda com maior projecção mundial no segmento de luxo: a Prada.
Fonte: p://www.portugaltextil.com/tabid/63/xmmid/407/xmid/38221/xmview/2/NoticiaID/38221/Default.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada

um abraço,
jo