sexta-feira, 11 de junho de 2010

galeria pontes exposição roupa de domingo 2010

ROUPA DE DOMINGO FOTOS DE PATRICIA FREITAS - TURMA C

Saber Viver
Não sei... Se a vida é curta

Ou longa demais pra nós,

Mas sei que nada do que vivemos

Tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas.

Muitas vezes basta ser:

Colo que acolhe,

Braço que envolve,

Palavra que conforta,

Silêncio que respeita,

Alegria que contagia,

Lágrima que corre,

Olhar que acaricia,

Desejo que sacia,

Amor que promove.

E isso não é coisa de outro mundo,

É o que dá sentido à vida.

É o que faz com que ela

Não seja nem curta,

Nem longa demais,

Mas que seja intensa,

Verdadeira, pura... Enquanto durar.
Cora Coralina
                                      
                                                       Roupa da esquerda: Jo Souza  

Se a senhora conseguir responder as perguntas abaixo e, se possível, nos enviar uma imagem da roupa criada pela professora, colocaremos no site!

Qual o conceito da roupa desenvolvida pela professora?

Nasci em Alagoinhas, em 1971, interior da Bahia. Durante longo período da minha vida, achava estranho ter nascido naquela cidade do sertão, o sol, os moradores e o cheiro de laranjas das ruas. Hoje, vivendo em São Paulo, ao abrir o meu álbum de fotos, as memórias da minha infância vieram à tona. Elas estão impregnadas nesta fotografia feita em 1975. Em seu verso, uma dedicatória de uma tia em cujo casamento eu fui dama honra. Ela viveu feliz até a morte do marido. Então, resolvi tecer a história a partir do congelamento da felicidade daquela imagem.

Lara ao lado da roupa

O vestido é uma extensão da minha vivência, do meu cotidiano, do meu encantamento diante do mundo. A roupa foi feita nas medidas da minha filha, inteiramente feita de sonhos e doçuras. Ela transpõe o passado e o presente, o velho e novo, a imagem e o texto. O interior e a capital, o aqui o e lá... em Alagoinhas. A cidade está representada, no lapidar da linha, no corte, no aviamento dos botões de pérolas, nas camadas de sobreposições sobre as transparências do tecido que deixam entrever a minha infância. A relação se estabelece de maneira a promover o diálogo, compartilhar informações entre a arte, a memória e a moda.

Jo e Sergio Gregorio ao lado de sua criação

Fiquei agradecida com o convite da Galeria Pontes e dos curadores Danilo Blanco e Fernando Zelman, da Galeria Central. Feliz pela seleção dos artistas participantes e pelo desafio da proposta, que se define pelo título da exposição: “Roupa de Domingo”. O trabalho é de minha autoria, mas na execução da peça, tive o apoio do aluno Marcio Akyoshi.
meninas...


                          Fotos de Patricia, Maria e Daniela - turma C Manhã passe lá:
                   http://www.galeriapontes.com.br/roupa_de_domingo.html

Um comentário:

Anônimo disse...

Jô que lindo esse trabalho! Que linda a sua peça e mais encantador ainda foi a sua inspiração, como ´é bom ter história, como é bom ter sentimentos para preencher lacunas do dia a dia, da vida tão complicada...
Parabéns!Que você tenha sempre oportunidade de demonstrar os seus sentimentos e experiências, pois são pessoas assim como você que fazem uma grande diferença nesse mundo às vezes cinza... Mas, que graças a Deus é mais AZUL!

Bjo

Érica

Postar um comentário

Obrigada

um abraço,
jo