quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

moda brasileira no SALÃO PRÊT-À-PORTER PARIS…BNPRESS mostra todo o fundamento do evento



Pela segunda vez o Fashion Rio Business – fusão dos principais eventos de moda brasileira realizados pelo Sistema FIRJAN – marca presença na próxima edição do Salão Prêt-à-Porter Paris, cujo tema é a valorização da nova geração da moda global, conceito que destaca as cidades do Rio de Janeiro, Paris, Los Angeles, Tóquio e Estocolmo. As grifes que irão desembarcar em Porte de Versailles, de 30 de janeiro a 2 de fevereiro, são as cariocas Alessa, Homem de Barro, Kylza Ribas, Caroline Rossato e Dayrell Bijuterias e a baiana Marcia Ganem.
A participação do Fashion Rio Business, que acaba de conquistar um espaço dentro do segmento mais criativo do evento, o Atmosphère’s, dá continuidade às ações da parceria exclusiva oficializada ano passado pelos presidentes do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, e da Federação Francesa do Prêt-à-Porter Feminino, Jean-Pierre Mocho. “Espero que este acordo traga mais competitividade. A aproximação com o Salão de Paris é uma grande oportunidade para a moda brasileira atrair um número ainda maior de compradores estrangeiros”, vislumbra Eduardo Eugenio.

O objetivo de promover um intercâmbio de experiências e aproximar os dois eventos a partir de palestras, seminários, mostras e desfiles teve sua primeira ação em setembro de 2008, quando sete grifes brasileiras exibiram suas coleções no Salão de Paris e atraíram o interesse de 180 compradores de todas as partes do mundo.



Em janeiro de 2009 foi a vez de o Fashion Rio e o Fashion Business receberem a Federação Francesa do Prêt-à-Porter Feminino, que apresentou o desfile das grifes Valentina Vox, Margareth & Moi e Lefranc Ferrant. Ao visitar as instalações do evento ao lado de Eduardo Eugenio, Mocho identificou nas grifes Alessa e Homem de Barro a representação da criatividade e da diversidade brasileira, o que o levou a convidá-las pessoalmente para se juntarem ao espaço Fashion Rio Business na próxima edição do salão francês.

Além de ser representado pelo Sistema FIRJAN, a participação do Fashion Rio Business no Salão Prêt-à-Porter em Paris conta com o apoio da ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos).

O charme brasileiro

A coleção outono-inverno 2009 de Alessa Migani, que pela primeira vez estará num salão de moda internacional, apresenta um clima bem alegre e florido a partir do tema “semear e colher”. “Este convite para participar do Salão de Paris foi a melhor colheita”, declara a estilista que exporta há seis anos, desde que lançou sua marca, para Europa e EUA.

O produto de artesanato em escala industrial é o ponto forte da marca Homem de Barro, dos estilistas Marcio Duque e Aline Rabello, no mercado desde 2002. O outono-inverno 2009/10 mostra, além da moda feminina, três linhas: lingerie, infantil e bolsas, que são produzidas a partir do reaproveitamento de todos os tecidos. “Já exportamos, por meio de representantes, para Rússia, Itália e Japão. Estamos otimistas em relação à experiência de participar de um salão de moda francês”, declara Marcio Duque.

A baiana Marcia Ganem garante que o investimento para ir ao Salão de Paris vale à pena: “É a cidade onde as pessoas buscam novidades e o evento tem propostas inovadoras em seus muitos pavilhões”. Brasileiríssima, sua moda mescla elementos tribais com um design contemporâneo. “Desde 2001, quando estreei no Fashion Rio, ganhei projeção nacional e internacional incorporando o artesanato à moda”, conta a estilista que já exporta para Europa, países árabes e USA.

As estampas e as cores de Kylza Ribas garantem o charme de seu estilo. “Acredito no evento não só como projeção internacional, mas também como valor agregado ao mercado nacional”, explica. Ela exporta desde 2006 para Atenas, Paris, Londres, Nova York e, em 2008, as exportações corresponderam a 30% de suas vendas.
Com sete anos no mercado, Caroline Rossato aposta nas calças compridas de couro com bordados em pedras, metais e retalhos do material. “Um estilo rock atual com um toque western chique”, define. Na primeira vez que participou do Salão, exportou para Japão, Senegal e Grécia o equivalente a 20% de sua produção. “Estamos em um mundo globalizado e minha visão segue o comportamento mundial. Estou otimista quanto às vendas”, diz.
Fabiana Dayrell, estilista da Dayrell Bijuterias que participou da estréia do Fashion Rio Business no Salão de Paris em setembro de 2008, tem opinião formada sobre o evento: “Os visitantes vão com o real intuito de comprar e os compradores se interessam pelas bijuterias rústicas que faço com materiais naturais como osso, chifre, madeira e pedras. Na última edição vendi para Japão, Turquia, Grécia, Bélgica e Suíça. Os compradores internacionais buscam a nossa brasilidade e é nela que temos que investir”, conclui.

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