quarta-feira, 9 de setembro de 2009

PESQUISA, CRIAÇÃO E ESTILO : Alice no País das maravilhas


A história começa com Alice avistando um coelho com roupas e até relógio que corre apressado murmurando algumas palavras, intrigada, o segue entrando em sua toca, acaba por cair em um poço. No fim desse poço ela encontra um lugar diferente de qualquer um que já esteve. Por ser uma menina muito curiosa começa a desbravar o lugar em busca de um lindo jardim que olhou pela fresta de uma pequena porta. Os personagens que vão aparecendo ao longo da história são animais estranhos e curiosos, que afetam Alice diretamente fazendo com que o seu lado “criança inocente” fique de lado e mostrando o lado provocador, competitivo e sagaz dessa pequena menina.


No decorrer da história ela encontra algumas substancias que a fazem mudar de tamanho, e com o tempo essa situação acaba por deixa-la mais confusa e intrigada a ponto de se questionar sobre quem realmente é. Mais mesmo com as mudanças ela não teme o desconhecido e continua se aventurando nesse mundo diferente onde nada parece ter sentido algum. Os personagens não a entendem, e ela não cativa nenhum deles. As histórias contadas pelos animais geralmente não tem sentido algum, assim como o desenrolar da própria caminhada de Alice não tem muito sentido. Quando ela finalmente encontra o jardim, também encontra uma rainha extremamente autoritária, temida por todos, menos por ela própria, que a desafia e a enfrenta. Ela também encontra o mesmo coelho que a levou a entrar naquele mundo, mais ela não descobre o motivo da pressa inicial dele. Entre um jogo e um julgamento com personagens mais inexplicáveis ela mostra mais uma vez sua confusão e falta de jeito para lidar com os outros. Quando todos parecem voltar-se contra Alice, ela acorda, ao lado de sua irmã e lhe conta toda o seu sonho mágico.

Alice é uma personagem inteligente e esperta mais também é manipuladora e irracional, ela não consegue ser sociável apesar de ser uma criança. Em um simples dialogo consegue afastar qualquer que esteja com ela. Em sua aventura, não é explicito o que ela procura mais mesmo assim ela continua enfrentado suas inseguranças e indo em frente mesmo sabendo que pode ser um caminho sem volta. Apesar de nada ter muito sentido ela continua buscando uma explicação. Os personagens que ela encontra no caminho não são bonitinhos e engraçados como em um conto de fadas, e sim estranhos e intrigantes. As suas histórias não tem fim e muito menos algum sentido e no fim ela termina no mesmo lugar onde tudo começou exatamente da mesma forma.
Luana Íris
Luana Aguiar
Paulo Henrique
Juliana Massay
Tatiane Nerves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada

um abraço,
jo