segunda-feira, 7 de setembro de 2009

PESQUISA, CRIAÇÃO E ESTILO: Jules e Jim



Alemão Jules chega a Paris vindo de Berlin e logo conhece o francês Jim que o ajuda a entrar em um famoso baile de estudantes, o Bal des Quat-z´ Arts. Logo os dois se tornaram grandes amigos inseparáveis e começaram uma grande jornada em busca de uma mulher para Jules. Eles vivam intensamente a vida noturna na capital francesa freqüentando bares, conhecendo mulheres, sempre na esperança de que uma delas fosse a ideal.
Jules convidou Jim para conhecer sua cidade natal, Munique. Jim aceitou o convite e logo partiram para a Alemanha. Lá Jules apresentou três moças a Jim, uma delas era Lucie por quem era apaixonado e vivia pedindo em casamento, mas Lucie sempre recusava suas propostas. Eles se deram muito bem, mas Jim e Lucie acabaram se apaixonando, mas Jules não se incomodou com a situação e dizia que pelo menos se Jim e Lucie se casassem seria uma forma de tê-la por perto.
Após novamente ter seu pedido de casamento negado por Lucie Jules decide voltar para Paris com Jim. A amizade dos dois se fortalece ainda mais e Jules começa a se esquecer um pouco de Lucie quando começa a se encontrar com Magda, mas o caso deles não dura muito.
Em um café de Paris Jules e Jim conhecem uma jovem nórdica, Odile, que a princípio se tornou muito amiga dos dois, mas após algum tempo começou um relacionamento com Jim.



Depois, voltaram para Paris, e Jules resolveu apresentar a Jim três moças, uma delas era Kathe ,que possuía o mesmo sorriso arcaico da estátua grega, Jules olhou para Jim e disse “ esta não Jim”, então Jim concordou e se manteve afastado.
Jules e kathe começaram um romance se mantiveram um pouco afastados de Jim, mas aos poucos foram se aproximando dele de novo. Uma das vezes que se encontraram, Kathe estava vestida como um rapaz e com um bigode pintado no rosto, numa outra vez em que os três saíram juntos Kathe pulou no rio Sena e Jim cada vez mais ficava maravilhado com Kathe.
Jules disse a Jim que pretendia se casar com Kathe, mas Kathe queria ter uma conversa com Jim, acaba acontecendo um imprevisto e os dois acabam se desencontrando , um achando que o outro não havia comparecido ao local marcado para terem a tal conversa.

Jules e Kathe foram para a Alemanha, onde se casaram e tiveram uma filha.
Logo em seguida a I Guerra Mundial começou e Jules e Jim ficaram sem se ver durante cinco anos, já que lutaram em lados opostos, mas a amizade continuava.
Quando a guerra acabou a segunda filha de Jules e Kathe nasceu e finalmente Jim foi visitá-los na Alemanha. Eles finalmente se reencontraram na estação de trem. Já no Chalé de Jules e Kathe aproveitaram para colocar as conversas em dia.
Jim percebeu um clima estranho na casa de seu amigo, percebera que Kathe não tratava Jules realmente como seu marido. Ambos haviam se distanciado e mantinham um casamento de aparências. Kathe estava tendo um caso com Albert (o amigo de Jules que viajou com ele e Jim pela Grécia).
Aos poucos Kathe começou a seduzir Jim, que, aos poucos foi se envolvendo com essa historia e mais ainda com Kathe. Jim se apaixonou por Kathe. Um dia, Jim e Kathe aproveitaram para conversar e ela lhe contou toda sua versão da história com Jules e sobre todos os seus amantes. Jim não a julgou e continuou apaixonado por ela.
Os dois estavam muito apaixonados, e para não perder Kathe Jim consente o relacionamento dela e Jim. Kathe e Jim então resolveram passar um tempo a sós, sem Jules e as filhas. Algum tempo depois retornaram para o chalé onde Kathe morava com Jules e Jim voltou para Paris, onde reencontrou Gilberte com quem já havia tido um romance.
Kathe e Jim queriam muito ter filhos, então, resolveram apressar o casamento. Jim contou a Gilberte sobre sua historia com Kathe. Jules e Kathe começaram o processo do divórcio para q ela pudesse se casar o quanto antes com Jim, já que se tivesse filhos imediatamente, pela lei, eles deveriam ser registrados como filhos de Jules que era seu marido.


Todos viviam muito bem juntos e sempre viajavam. Depois de Jules e Kathe separados, Jim e ela começaram a ter problemas para conseguirem ter um filho, e Jim começou a imaginar que se a relação não havia sido abençoada com um filho não haveria sentido algum em se casarem. Kathe era uma mulher muito de temperamento difícil, e gostava de ter o controle das situações, quando se sentia ameaçada usava da ferramenta sedução uma maneira de atingir Jules e Jim.
Eles acabaram brigando e Jim voltou para Paris. Logo depois recebeu a notícia de que Kathe estava grávida, ela e Jules se casaram novamente, e Jim não se importava mais se o filho que teriam levaria o sobrenome de Jules. Kathe acabou perdendo o bebê no terceiro mês de gestação.
A pedido de Jules Jim retornou para a Alemanha e acabou fazendo as pazes com kathe. Kathe e Jim voltaram a ficar juntos, viajaram para Veneza e para uma ilha no mar Báltico, onde depois Kathe construiu uma casa com cômodos para ela e Jim, Jules e as filhas, mas o fato de ainda não conseguirem ter filhos ainda os incomodava.
Jim que havia comprado um carro para Kathe e foi dar um passeio com ela, enquanto estavam no carro Kathe começou a levantar questões sobre Gilberte que Jim preferiu continuar calado.
Depois dele e Kathe irem jantar com Paul um amigo de Mathilde, Jim pegou Kathe nos braços e tentou beijá-la, mas Kathe não queria. Os dois entraram em conflito,e se bateram, logo depois acabaram adormecendo juntos. No dia seguinte o rosto de Kathe ainda estava marcada pelos tapas de Jim. Uma noite que os dois estavam dormindo, Jim achou atrás da cabeça de Kathe um revolver, que, ficava no carro de Jim, e resolveu esconder o revolver.
Kathe, Jules e Jim se mudaram para Paris levando as filhas Lisbeth e Martine e a governanta Mathilde.
Kathe e Jim que já não estavam mais morando juntos, morando próximos um dos outros, o que fez com que Kathe começa-se a reparar no tempo em que Jim levava na casa de Gilberte. Jim se sentia um pouco desconfortável com aquela situação, e passava grande parte do tempo no apartamento de sua mãe, onde nunca havia levado Kathe. Ali se sentia seguro, sem ter de escolher entre kathe e Gilberte.
Pouco tempo depois a mãe de Jim adoeceu e Jim encontrou Michéle de quem se tornou muito próximo.
A mãe de Jim faleceu e ele acabou ficando sozinho no apartamento, onde Gilberte, Kathe e Michéle o visitavam todos os dias, cada uma em um período do dia. Ele foi se encantando cada vez mais com Michéle e percebeu que gostaria de ter um filho com ela no intuito de “salvá-la”. Conversou com ela, que aceitou sua proposta. Jim decidiu então desistir de Gilbete e Kathe para ficar com Michéle.
Quando deu a notícia para Kathe ela ficou instável e teve um ápice de loucura, chorou muito e resolveu que mataria Jim e lhe pediu o revólver. Chamou Jim de covarde por não querer lhe entregar a arma. Kathe se trancou em um quarto com Jim e jogou a chave pela janela, depois disso foi até a escrivaninha atrás do revolver, mas Jim a impediu antes, e novamente houve um conflito entre os dois Kathe o atacou com unhadas e dentadas, Jim sem saber o que fazer deu um soco no queixo de Kathe e ela caiu desmaiada.
Depois de algum tempo ela voltou a si, e disse algumas palavras. Algum tempo depois uma amiga foi até lá abrir a porta a pedido deles, e foi buscar algo para Kathe comer. Jim disse para a amiga de Kathe levar o revolver que logo, mas Kathe disse que não havia revolver algum ali, porem Jim não acreditou e deu uma olhada na escrivaninha e encontrou o revolver e o guardou.
Kathe mandou uma mensagem para Jules ir vê-la, ele não gostou muito da idéia e percebeu q deveria haver algum problema entre ela e Jim. Quando Jules chegou Kathe pediu alguns conselhos profissionais, e pediu para Jules convidar Jim para fazerem um passeio a três.
Foram dar um passeio de carro, Kathe estava brincando com a velocidade, acabaram chegando às margens do rio Sena, e Kathe disse para Jules que se ele quisesse descer para voltar a Paris a tempo de jantar com seu amigo poderia descer na estação de trem. Jules desceu e ela disse a ele que olhasse bem para ela e Jim, e, seguiu em frente com o carro ao invés de entrar na estrada à direita e entrou em uma ponte estreita que estava em obras. A plataforma e a ponte eram feitas de tábuas frescas cobertas de piche, Kathe faz uma manobra e faz o carro sair da ponte e mergulhar na água em que ela e Jim morreram.
Os corpos foram achados mais à frente no rio e Jules assistiu à cremação da esposa e do amigo.
Roberto Brandão
Lucila Bispo dos Reis
Lilian Queiroz Viana
Natália Nogueira De Mauro
Soraia Ribeiro
VERSÃO TROPICAL...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada

um abraço,
jo