segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

PESQUISA, CRIAÇÃO E ESTILO: Verão 2010

Um pouco do que irá permear as criações do denim, brins e sarjas no verão de 2010.
Inovadora em termos de tecnologia, a Cedro, uma empresa com cerca de 130 anos de história e uma das principais organizações brasileiras têxteis com capital 100% brasileiro, inova mais uma vez e lança em primeira mão as tendências para denim, brins e telas para o Verão 2010. Como já apresentado aqui, no Portais da Moda, a referida empresa mineira lançou seu novo book, edição Verão 2010, que já está sendo apresentado pela equipe de marketing ao mercado e, no próximo mês de fevereiro, será divulgado na e 21ª edição da Colombiatex, que acontece de 27 a 29 de janeiro, na Plaza Mayor, em Medellín, Colômbia. É importante salientar que a Cedro produz cerca de 168 milhões de metros quadrados de tecido por ano que compõem um mix tanto na linha Moda quanto na linha Profissional e Técnica.

Produto feito com o Cedroflat Bankok da Cedro. Foto:DivulgaçãoEm entrevista com a gerente de Marketing Moda, Cássia Silveira e com o responsável pela parte de pesquisas Eduardo Souza, o Portais da Moda buscou informações sobre as tendências para o denim, sarja e o segmento em geral para o verão de 2010. O trabalho de pesquisa para a elaboração do book contou com uma consultoria internacional especialmente contratada pela Cedro buscando informações na Europa e Japão. O foco foi dado a tecidos versáteis, com inúmeras possibilidades de tingimentos e acabamentos: principal necessidade das indústrias de confecção brasileiras. Cássia, afirmou que a empresa apostou em cores, tecidos de densidades leves e, a grande tendência são os tecidos com stretch. As macrotendências que deram o tom para a coleção são: Cosmopolitan e Art’s Cool. Na primeira, o conceito revela um ambiente urbano, com espaços arquitetônicos e o surgimento de tribos urbanas numa demonstração de diversidade e busca pela identidade. Denim com densidades leves; em tons acastanhados e acinzentados; tecidos com strech e o estilo esportivo aliado ao vintage são representantes dessa vertente. A Art’S Cool, por sua vez, apresenta a idéia de valorização da liberdade artística das décadas de 50 e 60, com influências do rock, hippies e das artes plásticas. Nela, aparecem tecidos em cores, com diversas variações de textura, rajados ou rings, cross e até efeito empapelado. A paleta de cores apresenta azul claro, índigo intenso, cores explosivas presentes na arte muralista de Basquiat e principalmente tons de coral.Em termos de lavagens, Eduardo Souza destacou que as principais serão os pigmentos “respingados” (aqueles que se assemelham a “respingos” de tinta), tye dye em cores vibrantes, ombré (do francês –sombra) ou dip dye, técnica de degradê. Os desgastes naturais, aqueles feitos em locais onde geralmente há desgaste na peça, vão de encontro a uma forte tendência do mercado mundial que é a valorização do natural (uma contra-tendência do exagero dos últimos anos) e valoriza os fundos escuros, em tons de azul retrô. Brilhos e encerados também são grandes apostas da tendência Cosmopolitan e prometem ocupar espaço nas passarelas do Verão 2010. Aspectos sujos e empoeirados, rasgos, puídos e tye dye ficam por conta da tendência Art’s Cool. Bigodes e lixados não apresentam disposição para o Verão 2010.

Produto feito com o Cedropaper Strech da Cedro. Foto:DivulgaçãoUma espécie de efeito “clean”, mas não na sua totalidade, será marcante, ficando evidente na diminuição dos aviamentos utilizados no acabamento da peça. Grande ênfase será dada aos zíperes de metal colorido com 4 ou 5 terminais; botões formato “futuro-retrô”, ou seja, botões em formato semelhante aos da década de 50 e 60 mas elaborados com materiais atuais e altamente tecnológicos; aplicações de tachas e rebites. Alguns detalhes representantes da temática Art’s Cool tendem para cobres envelhecidos, pedrarias foscas, alfinetes e couro. As variações das formas decorrentes da modelagem serão muitas. Desde a super Skinny até calças trumpet e boca de sino. O grande destaque ficará por conta da última que entrará forte na estação mais quente de 2010 e é promessa “hit”. A super skinny, por usa vez perde a sua força com uma menor participação no mix das coleções das confecções. Ainda sobre modelagem, vale salientar a volta da cintura no lugar - em contra partida da cintura quase no nível do busto utilizada nas últimas temporadas – e os bolsos que ganham formatos diferentes e recortes elaborados. Eduardo Souza apontou como peça-chave, destaque nas principais passarelas internacionais, a skinny relaxada, altamente confortável, de fácil vestibilidade. A calça sarouel, por sua vez, poderá continuar a ser utilizada, principalmente por conta da influência oriental da novela da globo “Caminho das Indias” (assim como pequenos bordados isolados, estampas em foros de bolso e sarjas estampadas), mas perde a sua força também. A vez mesmo é da calça “boyfriend size”, entronizada pela atriz Kate Holmes e que foi a peça que mais apareceu nos desfiles de Nova York e Londres.Para mais informações sobre tendências e como adquirir os produtos da Cedro, acesse o site: http://www.cedro.com.br.

Danusa Spricigo Pasqual Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada

um abraço,
jo