Queridos alunos de PCE I,
Por favor, anotem na cabeça: Moda é cultura e informação. Então, não se faz uma coleção interessante, sem pesquisa... As referências estão na literatura, nos filmes, nos movimentos artísticos, nas ruas, nas músicas, nos jornais e nas leituras diárias do mundo, mas é preciso saber decodificá-las...para não sermos engolidos.
Clipagem Quinta-feira - 10/01/2008
Mix de literatura e moda esquentam o inverno da Cantão.
A Cantão mostrou seu inverno 2008 no Fashion Rio com um conceito superamarrado. A literatura, que inspira a coleção, foi levada até a concepção da passarela, com livros brancos empilhados.Uma atmosfera de leitura e de viagem ao mundo das palavras colocadas na silhueta da década de 70, mix super engajado no conceito teen da marca.
Dentro dessa trilha, vale destacar os vestidos longos com coletes jeans envernizados, assim como toda a linha de jeanswear da coleção, as calças jeans coloridas, o macacão modelo soltinho bem setentinha e o vestido com manga ciganinha.A sarja também ganhou esse efeito envernizado deixando em dúvida os consultores e jornalistas se o casaco que passava na passarela era em couro ou não. Bacana esse jogo de pesquisas tecnológicas. Vale enfatizar: o jogo de xadrez, as bolsas e mochilas inspiradas em Lampião e Maria Bonita, a estampa suave inspirada em Alice no país das maravilhas e o jaquard de palavras em vestidos curtos estilo casacão. E finalmente a estampa étnica hiper colorida em vestidos fofos que tiveram um detalhe bastante curioso, palas de verniz dando um ar moderninho à década de 70.
Assim, a literatura não "entra" e "sai" de moda...ela sempre está na moda. Ou vc acha que inspiração brota???
Dia 16.07, às 19h, a passarela do SPFW será tomada pela literatura. Ronaldo Fraga vai apresentar sua coleção A cobra: ri – uma história para Guimarães Rosa, que aproveita a data comemorativa de cinqüentenário da publicação de Grande sertão: veredas.
Fraga já havia se inspirado em outro escritor mineiro, Carlos Drummond de Andrade, para a sua coleção de inverno 2005. "Moda e literatura são dois instrumentos para escrever, contar a história", ele explica, "nunca me lembro que eles eram mineiros. O meu grande interesse é pela universalidade e atemporalidade do que foi construído por eles". A idéia começou em um trabalho recente do estilista para a Secretaria de Cultura de Belo Horizonte, quando ele mergulhou no tema – e acabou se transformando no foco do verão 2007.
Ariano em Três Tempos é o tema do desfile, que homenageia o grande dramaturgo nordestino e o xilogravurista Jota Borges, considerado, por Ariano, o maior artista popular de todos os tempos
No dia 1º de junho, o Senac lança 43 novos estilistas, num desfile de moda que homenageia o autor do Auto da Compadecida, Ariano Suassuna, e Jota Borges, o famoso xilogravurista de Bezerros, considerado por Ariano o maior artista popular de todos os tempos. O tema do desfile é Ariano em Três Tempos. As 86 peças criadas pelos alunos concluintes do curso de Estilismo, do Centro de Moda e Beleza (CMB) do Senac, foram inspiradas na vida e na obra de Ariano e desenvolvidas a partir de elementos característicos do Movimento Armorial, especialmente as xilogravuras presentes na literatura de cordel. Os alunos realizaram um estudo de pesquisa para criar as peças e, assim como Ariano, buscaram a origem da xilogravura no Oriente, passando pelo final da Idade Média até chegar a sua versão nordestina, nas ilustrações dos cordéis.
Fraga já havia se inspirado em outro escritor mineiro, Carlos Drummond de Andrade, para a sua coleção de inverno 2005. "Moda e literatura são dois instrumentos para escrever, contar a história", ele explica, "nunca me lembro que eles eram mineiros. O meu grande interesse é pela universalidade e atemporalidade do que foi construído por eles". A idéia começou em um trabalho recente do estilista para a Secretaria de Cultura de Belo Horizonte, quando ele mergulhou no tema – e acabou se transformando no foco do verão 2007.
Ariano em Três Tempos é o tema do desfile, que homenageia o grande dramaturgo nordestino e o xilogravurista Jota Borges, considerado, por Ariano, o maior artista popular de todos os tempos
No dia 1º de junho, o Senac lança 43 novos estilistas, num desfile de moda que homenageia o autor do Auto da Compadecida, Ariano Suassuna, e Jota Borges, o famoso xilogravurista de Bezerros, considerado por Ariano o maior artista popular de todos os tempos. O tema do desfile é Ariano em Três Tempos. As 86 peças criadas pelos alunos concluintes do curso de Estilismo, do Centro de Moda e Beleza (CMB) do Senac, foram inspiradas na vida e na obra de Ariano e desenvolvidas a partir de elementos característicos do Movimento Armorial, especialmente as xilogravuras presentes na literatura de cordel. Os alunos realizaram um estudo de pesquisa para criar as peças e, assim como Ariano, buscaram a origem da xilogravura no Oriente, passando pelo final da Idade Média até chegar a sua versão nordestina, nas ilustrações dos cordéis.
FIGURINO
Vestuário é o conjunto de peças de roupas que se veste.As 3 grandes áreas do vestuário são:
Vestuário é o conjunto de peças de roupas que se veste.As 3 grandes áreas do vestuário são:
FIGURINO, INDUMENTÁRIA E MODA.
O QUE É FIGURINO
Figurino é parte da construção do personagem por intermédio do corpo da (o) atriz/ator. Sem o personagem não existe figurino. Sem o corpo não existe a roupa. E sem o corpo do ator não existe o personagem com seu figurino. Esse corpo não é o corpo anatômico, passivo, mas um corpo histórico e psiquicamente constituído por seu pertencimento a um local, a um tempo e a um grupo.Figurino é o traje usado por um personagem de uma produção artística.Cada época tem um padrão de corpo predominante. O figurino tem como suporte o corpo do ator que, necessariamente, traz em si elementos desse padrão. As mesmas medidas não determinam a adequação de um figurino, porque este figurino se soma ao que o ator tem de singular, ou seja, à maneira particular que o ator encarna, ao mesmo tempo, o padrão, que é mais amplo, e o figurino, que é específico. Figurinista- é o profissional que idealiza ou cria o figurino de diversos personagens de uma produção de cinema, teatro ou vídeo. Quase sempre as pessoas confundem a profissão de figurinista com a de estilista, embora só tenham em comum o fato de lidar com roupas. O estilista deve criar tendências para a moda, sempre comprometido com a estética e com a indústria de roupas. O figurinista não tem esta obrigação, mas a roupa que cria deve contar uma história, a história de quem está vestindo. Nada impede que um figurinista elabore desfiles ou um estilista faça figurino de um filme, como foi o caso do figurino masculino do filme Os Intocáveis, que foi criado pelo estilista italiano Giorgio Armani.O Figurino tem que revelar muito dos personagens, para elaborá-lo, o figurinista deve levar em conta uma série de fatores como a época em que se passa a trama, o local onde são gravadas as cenas, o perfil psicológico dos personagens, o tipo físico do ator e as orientações de luz e cor feitas pelo diretor de arte. Um(a) figurinista precisa ter uma boa formação cultural e acadêmica. Nos Estados Unidos, na França e Itália o figurino está diretamente ligado ao designer e à comunicação visual e existem cursos específicos para a sua formação. No Brasil a profissão está longe de ter o reconhecimento que merece e são poucos os cursos que existem.Cabe ao figurinista compor, através da combinação entre as roupas, adereços, cabelos e maquiagem, o tipo (estilo) que melhor convém ao personagem e estabelecer um código de representação que não, necessariamente, mantenha vínculo com a realidade.Existe uma grande distância entre o realismo cênico e a verdade histórica. É preciso associar os materiais pertinentes ao espírito das personagens, jogando no figurino sua atmosfera simbólica e psicológica. A verdade do "Eu" interior, traduzindo assim, a sua relação com o exterior.Figurinista é aquele que vai vestir os personagens de um determinado texto dramático, uma determinada história, sempre para localizar tempo e espaço e algumas vezes, marcar características psicológicas de uma determinada personagem.Diferente de moda, que produz em série, o figurino é sempre exclusivo.Os materiais que se utilizam, são os mais variados possíveis, e nem sempre estão comprometidos com a durabilidade e realidade. Aliás, o bom figurino, é aquele que consegue passar a idéia de um material nobre com recursos muito simples. Podemos observar este trabalho no cinema, no teatro, nos shows, no carnaval e em muitas outras festas populares.O que é preciso aprender para se tornar um figurinista?Ser figurinistacomeça na compreensão de um texto que um tem um formato dramatúrgico, que é diferente na sua estrutura e na sua leitura, pois não é um conto, nem um romance, que temos o costume de apreciar.A formação específica, ajuda imensamente na sistematização, na metodologia e na reflexão, que é essencial para se relacionar com o seu ofício .
Na TV, temos profissionais vindos das escolas de moda, formação mais dinâmica, no campo do vestuário, especializadas em modelagem, o fazer técnico das roupas e novas tecnologias têxteis, contudo sem formação no contexto teatral cujo caracter é o ponto de partida essencial do figurino.Para ser figurinista , quais as melhores dicas?Desenho da figura humana ,suporte do figurinista, onde ela imprime sua marca, seu diferencial.Beber de todas fontes de aprendizado: filmes de época, peças teatrais, livros de arte. Saber ver e contemplar as coisas a sua volta, como as pessoas nas ruas, as tribos urbanas com suas diferentes formas de comportamento etc.Disponibilizar ferramentas atuais, como computador e a Internet. Enfim, ligar-se no mundo, viajar circular...Globalização significa que você pode desenvolver o seu trabalho em qualquer parte do mundo e ter o poder da universalidade. "Fale de sua aldeia, e falarás ao mundo".
O QUE É INDUMENTÁRIA
É o uso do vestuário em relação a épocas e povos.A indumentária estuda todas as roupas anteriores ao surgimento da moda no Ocidente.Assim, a chamada Pré História, toda antigüidade oriental e ocidental, as fases da Idade Média, compõem o campo da Indumentária. Uniformes profissionais e militares também. Ou seja: todas as roupas em que o aspecto objetivo de seu uso, determina formas, cores, materiais, acabamentos, etc.
O QUE É MODA
Na MODA a subjetividade tem domínio sobre todo o processo de criação. Mesmo considerando o alto investimento feito pelas grandes empresas têxteis, e todo planejamento antecipado, que chega a 2 anos. "A moda é efêmera e passageira. O estilo é eterno", como disse Chanel.
O QUE É ROUPA-POÉTICA
É a simbiose entre: figurino e moda. É o discurso das leituras da obra/livro/texto que será interpretada e sintetizada em 3D.
É a organização de um conceito, concretização e junção de idéias: subjetivas, diferentes, poéticas e reais. A roupa-poética é a metafóra da obra lida, re-lida, apaixonada, distanciada...envolvida.
Moda é paixão e envolvimento.
Então, começem já o projeto. Boa Sorte!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada
um abraço,
jo