quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

PREMIÈRE BRASIL 2013

                                                        
 
Na última semana aconteceu a 7ª.Edição da PREMIÈRE BRASIL, reunindo representantes nacionais e internacionais de tecidos, fios, fibras, malhas, texturas, cores e acessórios.
 
O evento, organizado pela Première Vision, que acontece também, em Paris, New York, Xangai, Pequim e Moscou, trouxe para São Paulo nesta edição as novidades e tendências para a primavera verão 2014.
 
O evento, tradicionalmente, é divido em cinco universos: o Denim & Sportswear, onde são apresentadas as novidades em jeans, sarja, algodão, lavandeiras e acessórios têxteis com foco neste segmento; o Yarns & Fibers, que reúne fornecedores de fibras e fios; o Acessories, composto por representantes de botões, zíperes e demais aviamentos; o Design Studios, focado em desenho têxtil para estamparia e o City e Glam, área dedicada à moda urbana e formal, composta por lãs, alpacas, tricolines, tecidos finos e sofisticados como sedas, cetins, rendas, bordados e tafetás.
 
Esse ano a novidade foi o universo Sport & Beach, que apresentou o que há de melhor em termos de tecnologia, desempenho e criatividade para o segmento dos esportes aquáticos e moda praia.

Logo na entrada estava a Fórum de Tendências. No espaço, com cenografia original, estavam expostas a cartela de cores da estação, composta de 22 tons, e amostras de diversos tecidos separados por temas, cujos nomes, representavam as mais fortes tendências para 2014, como as “Espessuras líquidas”, as “Alianças híbridas” e o “Étnico revisitado".

Lá, também, pudemos conferir a criação inspirada nas famílias reais nórdicas, da estilista nascida no Brasil e criada na Argentina, Paula Selby Avellaneda, para os uniformes da hostesses do evento.
Marcou presença no evento, a carioquíssima Renata Abranchs, consultora de moda, criadora do blog RIOetc e autora do Livro “A Carioca”.
 
Em parceria com a TECNOBLU, Renata ministrou uma palestra de mesmo título de seu livro, falando sobre a moda e o comportamento das cariocas, permeados, principalmente, pelo conforto, despojamento, pelo colorido e pela naturalidade.

Destaque também para a Conferência de Moda, onde aconteceram as palestras da francesa e diretora de moda da Première Vision, Pascaline Wilhelm.

Pascaline lidera uma equipe de sociólogos e jornalistas de moda que viaja pelo mundo para analisar e captar hábitos e comportamentos que se refletirão na moda do futuro.
 
A francesa traçou um panorama completo do que vamos encontrar na primavera verão 2014, onde os conceitos principais serão a liberdade na criação, a leveza, a união do natural à tecnicidade e da sensualidade à tecnologia.
 
As inspirações que vão definir cores, tecidos e texturas se sustentarão no tripé: Intensidades Materiais, Mutações Voluptuosas e Construções Energéticas.
 
Destacamos os pontos chave desses três conceitos:

Intensidades Materiais: propõe uma moda com design inovador, que bebe na fonte do primitivo e recusa os clichês. A ideia é regenerar o artesanal, reintegrar o primitivo e injetar étnica na modernidade.
 
A inspiração serão as texturas minerais – mármore, areia e pedras, os materiais brutos, os grafismos e o étnico.
 
Silhueta: volume estruturado (inclusive para a moda masculina). Formas: quadradas e arredondadas. Geométrico. Os comprimentos encurtam, deixando braços e pernas à mostra.
 
Cores: a ideia é abusar de novos contrastes de cores. Cores da cartela: cinza claro, nude, rosa, lilás, marrom de pele bronzeada (“areias quentes”). Contrastes de um vermelho queimado (quase vinho) com, por exemplo, verde azulado ou, do azul escuro com um bege argiloso (“primitivos contemporâneos”) ou ainda, de verde escuro com rosa (“contrastes escuros/frescos”).
 
Tecidos e Texturas: o visual será rude e pesado, porém com tecidos macios e confortáveis. Jacquards com efeitos de matéria e irregularidades desenhadas, toques arenosos, crepes, alfaiatarias granulosas, texturas esponjosas, ráfia e tweeds atualizados, bordados brutos, trançados e entrelaçados naturais, desenhos étnicos, acessórios e bijoux superdimensionados. 
 
Mutações Voluptuosas: a fusão entre a natureza e a química descobre híbridos curiosos entre esporte e glamour para valorizar uma sensualidade estranha, carnuda, gelificada (lembrando os corais e anêmonas do mar). A ideia é compor uma elegância um pouco mutante.

Silhueta: fluidez esculpida, drapeada. Fugir das linhas retas, uma vez que a sensualidade irá envolver, modelar ou tocar de leve o corpo.
Cores: Cobre e verde escuros (“Nacarados sombrios”). Tons pastel, florais e frutados, como azul giz, lilás, rosa e verde (“Floral invasivo” e “Vegetal não natural”).

Tecidos e Texturas: valorização do híbrido, da mistura de tecidos. Distanciamento dos tecidos 100%. Misturas: Renda/neoprene, seda/plástico, granuloso/ultra liso, misturas de sedas ou viscose. Alfaiatarias sintéticas, emborrachados macios. Brilhos preciosos (para moda masculina, inclusive), metalizados escuros e nacarados, tweeds e lãs cintilantes. Desenhos florais, animais bizarros ou criações digitais nas estampas.

Construções Energéticas: aqui a influência é a arquitetura. Pensar a roupa como uma arquitetura leve, com armações graciosas prontas para voar e volumes estruturados desde o interior. Brincar com o vazio, com a transparência, inventando uma moda rigorosa e aérea ao mesmo tempo.
Silhueta: avessa à rigidez, de formas leves e dinâmicas. Alfaiataria leve.

Cores: Predominância do colorido, da mistura de cores. “Degradês e transparências” (variados tons de azul misturados a verde e marrons). “Gizes e pastéis” (verde água com amarelo, azul giz com nude, laranja com cinza mármore). “Frescor multicor”. “Vigor colorido”(azul com amarelo, lilás com verde limão).

Tecidos e Texturas: Translúcidos para sobrepor, organzas, malhas voil, geometrias estruturadas, cortes a laser, transparências não românticas, geometria vazada/perfurada, bordados e rendas, degradês coloridos por spray, listras sombreadas coloridas ou multicores suavizadas.  
 
A Peclers Paris, agência de consultoria de tendências, estilo e inovação, também promoveu uma palestra dentro da Conferência de Moda para falar da Moda Feminina para primavera verão 2014 e ressaltou, assim como Pascaline, a presença forte no ano que vem de uma roupa impactante, influenciada pela necessidade da mulher moderna de uma casualização requintada ao se vestir e do frescor, que será representado pelo branco e pelos tecidos mais leves como algodão, em substituição ao poliéster, por exemplo.

A próxima edição do evento, Outono Inverno 2014, acontecerá em São Paulo nos dias 10 e 11 de julho de 2013, no Expo Center Norte (http://www.premierebrasil.com). 

Vale a pena conferir!


Texto: Martina Marques

 
Martina Marques é aluna da Pós Graduação em Consultoria de Imagem e Estilo - 2013, da Faculdade Belas Artes - SP, proprietária e fundadora da Martina Marques Consultoria de Imagem. Formada pela Escola Panamericana de Arte e Design, no curso de Personal Stylist e, no Instituto Modaimagem, no curso de Colorimetria Pessoal.
 
Martina Marques Consultoria de Imagem
Contato: (11) 9 8197.9876









Um comentário:

Patricia Borges disse...

Olá Martina!
Comecei a estudar estilismo há pouco tempo e estou amando. Moro em Salvador, mas gostaria de ter informações, como boas referências, de cursos e eventos na área.
O meu conhecimento ainda é superficial. Tenho um ateliê em casa, já produzo alguns desenhos, modelo e costuro alguma coisa. Penso em criar minha própria coleção, mas sinto que preciso evoluir mais.
Caso tenha sugestões e informações que considere interessante, agradeceria muito sua ajuda.

Atenciosamente,

Patrícia Borges Coêlho
patriciabcoelho@gmail.com
(71) 9194-9346

Postar um comentário

Obrigada

um abraço,
jo