segunda-feira, 11 de abril de 2011

EnModa: Curso de Jornalista de Moda

CONCURSO:
EU QUERO SER JORNALISTA DE MODA


A EnModa
– Escola de Empreendedores, que oferece cursos on-line na área de moda há 6 anos, inicia o concurso cultural: “Eu quero ser Jornalista de Moda”. O vencedor receberá como prêmio um curso completo de Jornalismo de Moda. O curso é inteiramente on-line e pessoas de todo o Brasil podem participar. Para se inscrever basta elaborar uma resposta com no máximo 500 caracteres respondendo a pergunta: Porque você quer ser Jornalista de Moda? A frase mais criativa e que demonstre vontade de seguir na carreira irá ganhar um curso de Jornalismo de Moda on-line, oferecido pela EnModa – Escola de Empreendedores. A resposta deve ser enviada até o dia 15/05/2011 para: concurso@enmoda.com.br acompanhada de: nome completo, RG, data de nascimento, endereço completo, telefone e e-mail. O resultado será divulgado no dia 23/05/2011 no site da EnModa – Escola de Empreendedores. O curso de Jornalismo de Moda O curso de Jornalismo de Moda tem duração de dois meses e é composto por oito aulas, uma por semana. A grande vantagem é que o aluno pode escolher o horário e o lugar para estudar. A professora fica a disposição resolvendo dúvidas por e-mail. A proposta é trazer uma visão completa de Jornalismo de Moda. Iniciando pelas diferenciações entre roupa, moda e estilo e pelos conceitos de comunicação e jornalismo, passando pelas peculiaridades do texto de moda, pelos editoriais e pela cobertura de desfiles, até a compreensão da análise e da crítica de moda. O curso de destina a jornalistas interessados em moda, profissionais de moda interessados em jornalismo, estudantes e professores de Comunicação Social e de Moda, bem como de áreas afins, além de outras pessoas que tenham interesse em conhecer mais a área ou atuar nela.

A Professora: Angela Valiera

Atua na área de comunicação em moda desde 1998, quando iniciou como Colunista de Moda da Rádio CBN - Curitiba. Desde então, já prestou serviços como consultora e assessora de comunicação junto a mais de 30 empresas e entidades do segmento de moda em diversos estados. Entre elas, Tecidos Santanense, Malwee Malhas, Eduardo Suppes para SPFW, Sindicalçados e Sindivest - MG. Jornalista, Publicitária e Desenhista Industrial, Especialista em Moda e Comunicação (Universidade Anhembi Morumbi) e Docência (FGV). É docente em cursos de graduação e pós-graduação em Moda em instituições de ensino de MG e SC desde 2001.



O Programa do curso

Módulo 1 - A Moda
Aula 1
- 1.1. O que é a moda? Entendendo a roupa, a indumentária, a moda e o estilo.
- 1.2. Moda: reflexo da sociedade.
- 1.3. Moda brasileira.
- 1.4. Moda conceitual e moda comercial: a criatividade e o mercado.
- 1.5. Alta costura e prêt-à-porter.

Módulo 2 - O Jornalismo
Aula 2
- 2.1. Comunicação e jornalismo.
- 2.2. O jornalismo, a imparcialidade, a interpretação e a opinião.
- 2.3. Características da notícia e formas de reportá-la.
- 2.4. Cada veículo um formato.
- 2.5. A origem da notícia.
Módulo 3 - O Jornalismo de Moda
Aula 3
- 3.1. O profissional Jornalista de Moda: competências e habilidades exigidas pelo mercado.
- 3.2. Quando a moda é notícia: entendendo os processos da moda
- 3.3. Qual o papel da imprensa no processo de adoção de uma nova moda?
- 3.4. Biótipo de modelo.

Aula 4
- 4.1. Os elos da cadeia têxtil e suas características específicas na reportagem.
- 4.2. O texto e a imagem no jornalismo de moda.
- 4.3. Construindo matérias de moda em diferentes formatos.
- 4.4. Editorial de moda.

Aula 5
- 5.1. As adaptações para cada perfil de público.
- 5.2. Feminino
- 5.3. Masculino
- 5.4. Jovem, Teen e Tween

Aula 6
- 6.1. Informação x opinião. Conceito de crítica jornalística.
- 6.2. Como fazer crítica jornalística de moda.
- 6.3. O processo do desenvolvimento de produto e de coleção.
- 6.4. Lançamento de coleção.

Aula 7
- 7.1. Cobertura de eventos.
- 7.2. A cobertura de desfiles
- 7.3. Muito além das passarelas. Os diversos tipos de eventos de moda.

Aula 8
- 8.1. Assessoria de imprensa no segmento de moda.
- 8.2. Press-Release e press-kit de moda.
- 8.3. Atuação da assessoria de imprensa nos desfiles.


CONCURSO CULTURAL ENMODA ESCOLA DE EMPREENDEDORES



Regulamento

I - Do objetivo O Concurso Cultural ENMODA – ESCOLA DE EMPREENDEDORES tem como objetivo premiar a resposta mais original para a pergunta: “Por que você quer ser Jornalista de Moda”. O autor da resposta selecionada ganhará um curso de Jornalismo de Moda on-line da EnModa – Escola de Empreendedores totalmente gratuito e terá sua resposta exibida no site da EnModa – Escola de Empreendedores, www.enmoda.com.br.


II - Das condições
2.1 Poderão participar deste concurso cultural brasileiros natos ou estrangeiros naturalizados
2.1.1 É vedada a participação de funcionários da empresa R&D Educação e Treinamento Ltda., incluindo todas as suas ramificações, bem como de seus familiares.
2.1.2 Não poderão participar nem os membros da comissão julgadora, nem seus familiares.
2.2 Serão aceitas somente inscrições individuais.
2.3 As respostas deverão responder a seguinte pergunta: “Por que você quer ser um Jornalista de Moda?”.
2.4 As respostas poderão ter no máximo 500 (quinhentos) caracteres.

III - Das inscrições
3.1 As inscrições deverão ser realizadas única e exclusivamente por e-mail, através do endereço: concurso@enmoda.com.br, até o dia 15/05/2011.
3.2 Serão automaticamente desconsideradas as respostas que forem enviadas em datas posteriores a esta data.
3.3 Cada resposta deverá vir acompanhada das seguintes informações: nome completo do autor, endereço completo, incluindo CEP, telefones com DDD, endereço de e-mail para contato, data de nascimento, números de R.G. e C.P.F.
3.3.1 Não serão aceitas respostas inscritas sob pseudônimo.
3.4 Ao enviar a resposta e se inscrever na promoção, o participante concorda automaticamente com a exibição da mesma no site da EnModa – Escola de Empreendedores.

IV - Da seleção
4.1 Será escolhida apenas uma resposta vencedora.
4.2 A seleção será feita por uma comissão julgadora composta por três membros, funcionários da Escola de Empreendedores - Moda & Negócios.
4.2.1 As decisões da comissão julgadora serão irrecorríveis, não cabendo qualquer tipo de recurso às suas escolhas.
4.3 Os critérios para a escolha dos vencedores serão estabelecidos pela comissão julgadora.

V - Da premiação
5.1 O autor da melhor resposta ganhará um curso de Jornalismo de Moda on-line da EnModa – Escola de Empreendedores totalmente gratuito e terá sua resposta exibida no site da EnModa – Escola de Empreendedores, www.enmoda.com.br.

VI - Das disposições finais
6.1 O envio de e-mail contendo a resposta, implica na aceitação tácita, por parte do participante da promoção, das normas deste regulamento.
6.2 O presente regulamento estará disponível, durante todo o tempo de duração do concurso, no site http://www.enmoda.com.br/.




Para mais informações entre em contato: atendimento@enmoda.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada

um abraço,
jo