domingo, 13 de março de 2011

28 a 29 de março de 2011: I Seminário Internacional de Pesquisa: CONSUMO, PRÁTICAS E NARRATIVAS


I Seminário Internacional de Pesquisa: CONSUMO, PRÁTICAS E NARRATIVAS
São Paulo, São Paulo, Brazil


O Seminário Internacional de Pesquisa:Consumo - Práticas e Narrativas reunirá Instituições de ensino e grupos/centros de pesquisa que desenvolvam investigações na área de consumo, iniciando assim uma sistemática de encontros itinerante nas IES nacionais e internacionais que alocam pesquisas sobre o consumo. Serão mesas redondas, conferências e publicações de estudos atuais sobre o consumo que alimentarão momentos de trocas e contribuirão para a diversificação de discussões na área.
informações importantes

De 28 a 29 de março de 2011

Local: Auditório da Universidade Anhembi Morumbi - Vila Olímpia

Rua: Casa do Ator, 275 São Paulo - SP

contato: siepconsumo@gmail.com

Site:


Confira a Programação
Dia 28 de março


Manhã
8:00 – 9:00: Inscrição/Credenciamento
9:00 - 12:00: Fórum de discussão
RITA REGAMEY - Diretora da Ecole Superieure em Visual Merchandising Design
MARIA INES STRASSER - Diretora do Instituto Strasser – Uruguai
EMERSON OTSUKA – Universidade Anhembi Morumbi – Negócios da ModaELOISE NAVALON – Universidade Anhembi Morumbi – Design de ModaTANIA HOLFF – PPGCOM Comunicação e Práticas de Consumo - ESPMANA PAULA CELSO DE MIRANDA – UFPE/CAA
ANA CLAUDIA MEI ALVES DE OLIVEIRA – PUC-SP
SANDRA RECH – UDESC
MARCIA HOLLAND - IED
PIERLUIGI CERVERI – SAPPIENZA – ROMA e AIS Associação de Semiótica Italiana

VALDENISE LEZIER MARTYNIUK - (PUC-SP:ADM/CPS)Estudos do Consumo na PUC-SP
12:00 - 13:30 - intervalo para ALMOÇO

13:30 - 15:00 MESA 1
Consumo, pontos de venda e a comercialização
Monica Saddi – PUC-RJ
PDV: lugar do consumo “vivo” dos símbolos da sociedade contemporânea.
Sylvia Demetresco – ESV Merchandising Design - Vevey
Tradição e paixão. Um trabalho de Jonathan Collaud.
María Inés Strasser e Soledad Hernández Montañés – Instituto Strasser - Uruguai
Metodología para la observación del espacio urbano
Benjamin Vurlod – ESVM Design – Vevey
Comunicação através do advergaming

15:00 - 17:00 – MESA 2
Hábitos de consumo
Emerson Otsuka – Universidade Anhembi Morumbi – Negócios da Moda
Consumo e Consumidor – mutações constantes
Ana Paula Celso de Miranda – UFPE/CAA
Consumo de acessórios
Olga Pepece – UEM
Colecionadores de marcas
Sergio Garrido – ESPM
O Consumidor jovem e a moda: Perfil, preferência por marca e padrões masculinos de compra
Ana Lucia Miranda – Nominal
Perspectivas sociais para o estudo do consumo
17:00 – 17:30 - CAFÉ

17:30 – 18:30 – Mesa 3
Mercado e Marca
Tula Fyskatoris – PUC-SP
rejo e consumo de baixa renda em São Paulo
Luciane Robic – IBModa
A personalidade da marca
Ana Puglia – FutureBrand BC&H São Paulo
Marcas e mercado brasileiro
Geni Rodio Ribeiro - ABIT
Formação em Moda para Gestão Comercial

Dia 29 de março
9:00 – 10:00
Conferência Internacional
Prof. Dr. Pierluigi Cervelli - Sapienza Roma – Ciência da Comunicação, AIS
Roma: Lugares de consumo. Consumo de lugares
10:00 – 10:30 – Intervalo

10:30 – 12:00 – Mesa 4
Relações do consumo e o espaço urbano
Nizia Villaça – UFRJ- ECO
Os novos heróis do contemporâneo na era do consumo
Solange Riva Mezabarba – SENAI-CetiqtDe Copacabana a Ipanema: o vestuário nas calçadas de dois bairros da orla carioca
Ana Claudia Mei Alves de Oliveira – PUC-SP:COS/CPS
Consumo nas narrativas de São Paulo
Silvia Alencar (PUC-SP: Mestranda COS/CPS) Tatiana Rovina Pereira (PUC-SP: Mestranda COS/CPS), Graziela Rodrigues (PUC-SP: Mestranda COS/CPS), Jenara Miranda (PUC-SP: Mestranda COS/CPS), Sylvia Demetresco
Modos de visibilidade do consumo paulistano
12:00 – 13:30 - Almoço

13:30 - 15:30 Mesa 5
A pesquisa de tendência e o consumo
Aline Monçores - PUC-RJ – Núcleo de Cenários Futuros
O lugar da Tendência - o novo e a novidade
Sandra Rech – UDESC – Centro de Artes - Futuro do Presente
Metodologia para a Pesquisa de Moda
Valeria Brandini - Núcleo Xamã - Inteligência Estratégica em Marketing
Antropologia do consumo aplicada ao mercado
Sabina Deweik – Future Concept Lab Brasil
Future Concept Lab - Um Laboratório para Antecipar o Futuro
Marcelo Silva Ramos – Senai-Cetiqt
Antropologia da felicidade: etnografia na pesquisa de comportamento e consumo

15:30 - 17:30 – Mesa 6
Consumo e mídia
Mario Queiroz – IED
Perspectivas do consumo masculino
Kathia Castilho eTaisa Vieira Sena – Anhembi Morumbi
O re-design de corpos masculinos. Consumo e aparência na publicidade de roupa íntima
Tania Holff – ESPM mestradoCorpo e consumo: representações da diferença na publicidade
Paula Piotto – PUC-SP:COS/CPS, Adelina Bracci (PUC-SP: Doutoranda COS/CPS), Cecília Magalhães (PUC-SP: Mestranda COS/CPS), Simone Bueno (PUC-SP: Doutoranda COS/CPS)
Consumo nas narrativas
Selma Felerico – ESPM
O corpo e o consumo na revista Veja – Construção e narrativas nos modos de tratar o corpo.
17:30 – 18:00 – INTERVALO

18:00 as 19:10 Mesa 07
Questões contemporâneas
Rafael Ribeiro – Universidade Anhembi Morumbi
Design e Objetologia: A evolução do objeto de consumo
Carol Garcia - Editora do Senac Moda Informação e diretora da Modus Marketing
Consumo sem fronteiras
Tadeu Dix – Universidade Anhembi Morumbi
O consumo fast
19:10 – 19:30: Encerramento

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