terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

FONTE DE PESQUISA - MODA - EnModa - Escola de Empreendedores

                           Banco de Pesquisas Científicas



Com o objetivo de fomentar o aprimoramento dos estudantes e profissionais de Moda, a EnModa - Escola de Empreendedores abre espaço para a publicação de pesquisas científicas. São artigos científicos, TCCs, monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorado nas mais diversas áreas do conhecimento de Moda.

Aqui você pode buscar materiais publicados e também publicar suas pesquisas.

Algumas temas

O Jazz e a Moda no Brasil: algumas reflexões Fernanda Ribeiro
Este trabalho tem como temática as influências do jazz e da moda dos anos 1920 na moda atual e nos músicos de jazz de Porto Alegre no século XXI. Esta temática se justifica, pois há poucos estudos que relacionam moda e música e nenhum sobre o jazz e a moda. Além disso, o jazz é um estilo musical consagrado mundialmente e que teve grande importância e influência na moda, principalmente nos anos 20, sendo que alguns historiadores inclusive consideram esse período como a “era do Jazz”. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo através de entrevistas com músicos da banda RM de jazz de Porto Alegre. Acredita-se, portanto, que se a roupa é uma forma de comunicação, temos que entender de onde vem sua identidade e história. Projeto Croqui: o espelho do traço

Daniela de Oliveira Brito
O presente trabalho tem como principal objetivo apontar e relacionar algumas normas e padrões de desenho de moda e suas proporções bem como identificar novas propostas de croquis e ilustrações com caráter expressivo e pessoal. O relato e apresentação doprocesso de criação de uma peça de moda através do “Projeto Croqui”, será o foco central de todo esse trabalho.O estudo é desenvolvido, mediante pesquisa bibliográfica e análise de ilustrações feita por outros artistas. Por fim, aborda-se um breve percurso da ilustração e minhas experiências pessoais com relação ao desenho e a moda, juntamente com o projeto prático a ser apresentado. A Estrutura da Publicidade de Moda

Sara Araujo Gobbi e Bruno Alonso da Silva
Considerando o aspecto simbólico das mercadorias na sociedade contemporânea e sua função como definidoras de status social, o artigo em questão pretende fazer uma reflexão sobre a estruturação dos anúncios de moda veiculados na revista Vogue. Abordando a questão teórica dos principais elementos que compõem um anúncio, assim como a questão do valor/uso dos bens de moda e a relação de consumo da sociedade pós-moderna, este trabalho teve como material de análise os anúncios de grifes nacional e internacionalmente conhecidas que foram veiculados na revista Vogue. No decorrer do texto esclarecem-se algumas informações sobre a funcionalidade de cada elemento presente em um anúncio, do mesmo modo que são analisados alguns anúncios estabelecendo uma relação entre o uso de determinado elemento e a sua importância em uma peça de moda. Moda e Consumo Popular: como as mudanças ocorridas nas classes populares afetam as lojas varejistas



Carolina Santos Garcia
As mudanças econômicas trazidas pelo Plano Real possibilitaram o ingresso no mercado de consumo de uma série de consumidores de baixa renda. Como resultado, verifica-se entre os consumidores emergentes uma transição para um estilo de compra mais próximo ao da classe média, aumentando também o nível de exigência em relação aos bens de consumo. Através do estudo do consumo, especialmente do consumo de moda, pode-se conhecer diversos aspectos da sociedade contemporânea como a relação entre os diferentes grupos sociais, as distinções e a influência dos apelos comunicacionais exercidos pelos meios de comunicação de massa. O presente trabalho tem como objetivo analisar alguns dos aspectos mercadológicos, sociais e comunicacionais envolvidos no consumo de moda e verificar como as mudanças ocorridas no padrão de consumo da Classe C afetam as lojas populares varejistas, tomando com exemplo as Lojas Marisa.

Coolhunting: pesquisador e suas metodologias
Julia Isoppo Picoli
Hoje em dia, as marcas de moda precisam acompanhar as mudanças nas preferências do consumidor. Marcas são confrontadas com a difícil tarefa de desenvolver continuamente novas propostas. As características do mercado da moda criaram a possibilidade de emergência de uma nova abordagem nas tendências da investigação: o coolhunting. Focada em localizar as tendências entre as culturas jovens, os coolhunters desenvolveram métodos de descoberta de novas atitudes, movimentos, desejos e todos os tipos de alterações relevantes no mercado da moda. Eles usam ferramentas de áreas como psicologia e antropologia na pesquisa e interpretação de tendências. A pesquisa foi desenvolvida em três etapas: entrevistas diretas com os profissionais e gerentes de agências, análise de informações e a concepção de um modelo de trabalho coolhunting. O modelo captura as metodologias de trabalho essencial de coolhunting e os processos de trabalho resultantes de abordagens individuais.

site: http://www.enmoda.com.br/site/artigos/default.asp?ID_categoria=48

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