domingo, 30 de janeiro de 2011

No dia 28/01/2011 aconteceu o Desfile performance nas ruas de São Paulo : Por Mares Nunca Dantes Navegados - inspirado nas poesias de Camões e de Fernando Pessoa. Por Jo Souza

foto: Daniel Malva


foto: Daniel Malva

foto: Daniel Malva

foto: Daniel Malva

                                 Aqui o editorial: http://onspeed.com.br/ensaio-navega.html



Fundamentada na poesia de Luis de Camões e Fernando Pessoa, esta performance foi concebida por Jo Souza para além de um recorte histórico. O desfile aconteceu na Mostra Moda e Cinema do Centro Cultural Banco do Brasil no dia 28 de janeiro  de 2011  às 12h30.

Sem reproduzir figuras do passado, a performance lança um olhar sensível para o mar, o ar e esta terra − tal como foi revelada aos navegantes. O grafismo dos mapas e a caligrafia das cartas que relatavam as expedições tramam a tessitura visual das roupas.

Com a sua alfaiataria precisa, a rigidez da influência européia contrasta com tecidos mais fluídos, ao remodelar os novos corpos sociais do povo brasileiro. Quando aqui desembarcaram, os portugueses estavam cobertos de vestimentas escuras e pesadas, mas segundo Oswald de Andrade, se fosse um dia de sol, todos acabariam despidos.

A intenção não é parodiar o passado, deformando as roupas de época, e sim promover uma estilização − no conceito de Mikhail Bakhtin: criar uma (re)forma, ou seja, a invenção de novas linhas a partir de trajes antigos. Com esta performance, passado e presente se encontram na espacialidade poética do CCBB. Os looks foram confeccionados por talentos emergentes da moda que, a partir da pesquisa do referencial histórico, buscam expandir os horizontes do saber e singrar novos mares.A intenção não é parodiar o passado, deformando as roupas de época, e sim promover uma estilização − no conceito de Mikhail Bakhtin: criar uma (re)forma, ou seja, a invenção de novas linhas a partir de trajes antigos. Com esta performance, passado e presente se encontram na espacialidade poética do CCBB.


Os looks foram confeccionados por talentos emergentes da moda que, a partir da pesquisa do referencial histórico, buscam expandir os horizontes do saber e singrar novos mares.

O PROJETO CONTINUA PARA SUA SEGUNDA EDIÇÃO ( EM BREVE INFORMAÇÕES)

Concepção e direção da performance: Jô Souza
Looks confeccionados: Ana Paula Andrade, Andiara Pires, Carolina Rodrigues e Tabata Resende

Produção executiva e Styling: Carolina Rodrigues, Jô Souza e Tabata Resende
Execução da roupas: Maurice Fückner / assintência: Marcio Akiyoshi
Trilha sonora: Harald Weiss e trechos de Bach
Beleza: Alessandro Tierni – assistência de Margareth
Consultoria histórica: Luciano Ramos
Agradecimentos: A cidade de SP, ao convite e ao carinho da Galeria Central: Danilo e Fernando, Carol, Tabata e Andiara por terem dividido cada momento comigo, ao Fabiano da agência FORD model e as modelos,  Marilda Gonçalves, Ana e Carol  da Via das Artes, ao CCBB, a Aliança Francesa, SPFW, ao querido Marcio Akiyoshi, CORI, Lilás Comunicação - Helena e sua equipe, Amanda Weiss e ao Daniel Malva  belas lindas imagens.

Saiu aqui: http://moda.terra.com.br/noticias/0,,OI4917654-EI1119,00-vc+reporter+em+mostra+modelos+desfilam+pelo+centro+de+SP.html

Saiu  aqui: http://www.youtube.com/watch?v=lQppkZr7Zjo&feature=player_embedded

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada

um abraço,
jo