domingo, 30 de janeiro de 2011

ALUNO DO CURSO DE MODA DA UNIFMU É FINALISTA DO CONCURSO : Brasil Fashion Designer

Após o sucesso das edições do Brasil Fashion Designers Goiás e Santa Catarina a FCEM realiza a edição sudeste do concurso que tem como objetivo revelar a nova geração de criadores de moda dos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
Dos estudantes selecionados e que irão executar seus projetos para a grande final, que acontece no dia 12 de abril, seis são do estado de São Paulo, três de Minas Gerais e um do Rio de Janeiro. São eles: Renato Raga (FMU/SP), Iara Mari (UNA/MG), Thiago Phelipe (USP/SP), Domitila da Paulo (FUMEC/MG), Bruna Abreu (FUMEC/MG), Maurício Somenzari (FAAP/SP), Seika Yamada (Faculdade Santa Marcelina /SP), Samanta Fachinelli (UNIBAN/SP), Julia Falcão (Senai Cetiqt /RJ) e Marcela Bachilli Pankowski (Faculdade Santa Marcelina/SP

Seguindo a ideia de unir toda a cadeia produtiva têxtil num único local, o Brasil Fashion Designers - Sudeste acontece juntamente com a Tecnotêxtil Brasil em São Paulo.  O concurso é direcionado aos estudantes dos cursos ligados à área de moda e vestuário dos estados do sudeste brasileiro e também para alunos formados com até dois anos de conclusão de curso. O tema do concurso é: "A arte de Arthur Bispo do Rosário" e o vencedor do concurso ganha uma licença do Audaces Idea Full, treinamento via Ead do software e contrato do Clube Audaces por seis meses, além de uma viagem de pesquisa de moda com todas as despesas pagas para Berlim na Alemanha onde acontece Bread & Butter – a mais importante feira destinada ao jeanswear mundial.

O email do Renato:
Olá Jô,

Tudo bem?

Sou aluno na FMU/ moda turma c noite, amigo do Robson que fez o aquele trabalho sobre Multiplicidade/Cegueira. Lembra?

Pois é , recebi um email seu falando do concurso Brasil Fashion Designer, fiz minha inscrição , mandei minha coleção e sou um dos finalistas. Bom né??
Passei as férias trabalhando neste projeto, e estou esperançoso.


E veja minha coleção.
Quero agradecer muito pelo seu email, que fez com que eu tivesse esta oportunidade. Agora chegou a parte mais complicada, arrumar patrocínio.

Mas estou confiante.

Assim que tiver mais novidades, vou mandando, ou falando pessoalmente durante as aulas.

Mais uma vez obrigado.

Bj
Renato Raga
Cursando o 3º. Semestre de Moda na FMU - Faculdades Metropolitanas Unidas (São Paulo-SP)

Quem tiver algum apoiador para o projeto empreendedor do Renato, mande um email pra mim.

alguns croquis da coleção...













Tema: “A arte de Arthur Bispo do Rosário"


Estação: Outono/Inverno 2011

Nome da coleção: "Eu... Bispo..."

Conceito:

Arthur Bispo do Rosário, que até o Natal de 1938 fora um empregado doméstico extremamente respeitoso, surtou e foi internado na Colônia Juliano Moreira onde passaria os próximos cinqüenta anos de sua vida sob o diagnóstico de esquizofrênico paranoide.

Ao longo deste tempo criou mantos, estandartes, assemblages (termo definido em 1953 por Jean Dubuffet, para descrever trabalhos que, são algo mais que simples colagem. A assemblage é baseada no princípio que todo e qualquer material pode ser incorporado a uma obra de arte, criando um novo conjunto sem que esta perca o seu sentido original. É uma junção de elementos em um conjunto mais amplo, onde sempre é possível identificar a compatibilidade dos elementos na peça, considerada obra final) e reproduziu “o mundo em miniatura”, acreditando ser esta uma ordem de Deus, a quem sua obra seria apresentada no dia do juízo final. Em 1989 morreu o senhor do labirinto e nasceu um consagrado artista plástico.

Nesta coleção utilizei alguns dos muitos métodos de trabalho de Arthur Bispo do Rosário como seus "Assemblagens"; a repetição de detalhes proveniente do colecionismo (prática que as pessoas têm de guardar, organizar, selecionar, trocar e expor diversos itens por categoria), aqui representados através de diversos bolsos, sobreposições e aviamentos.

Outros aspectos da vida e da obra de Arthur Bispo do Rosário foram aplicados na coleção tais como: elementos da história de vida do artista nos produtos, como as ombreiras com franjas e os cadarços com ponteira de franja que remetem a seu passado como marinheiro.

Quando pensei nas lavagens decidi pelo estonado destryer, com puídos e remetendo ao material similar ao utilizado como matéria-prima usada pelo Bispo em suas obras.

As peças individualmente possuem grande quantidade de informações e todas podem ser alteradas na sua forma, atitude que o artista empregava com os objetos que encontrava, transformando-os em obras de artes.

Temos na coleção vestido que parece blazer e camisa; blazer que parece capa, peças que são a junção de varias outras, remetendo às assembagens citadas anteriormente.

A escolha do blazer e da camisa como pano de fundo para estas transformações fazem referência a uma das tendências de inverno 2011 e o mesmo pode se dizer das cores escolhidas para o trabalho, que são: caramelo , preto, cinzas e os denim estonado destryes com aspecto envelhecido e usado.

A coleção tem uma característica obscura que remete ao universo do artista e também é recorrente nas tendências de inverno 2011.

Vale lembrar que tanto a vida quanto a obra do artista são muito ricos de detalhes e informações, o que torna este projeto bastante desafiador, para que em oito looks sejam apresentados elementos com tão forte apelo visual e informativo.

A postura adotada para desenvolvimento do projeto destinado ao concurso, foi durante todo o processo imprimir as informações contidas em suas obras e vida, como também colocar-me em seu lugar para que de alguma maneira poder expressar, o mesmo ponto de vista do artista.

Renato Raga

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns!

Anônimo disse...

MELHOOOOOOR DE TOOOOOOOOOOOOOOOODOS

Postar um comentário

Obrigada

um abraço,
jo