terça-feira, 27 de janeiro de 2009

PESQUISA, CRIAÇÃO E ESTILO I - Indústrias levantam tendências têxteisSeminário “Fabrics of the Future” aconteceu na Bread&Butter

Indústrias levantam tendências têxteis

Realizado durante a Bread & Butter que encerrou na última sexta-feira, dia 23, em Barcelona, o seminário de tendências "Fabrics of the Future" iniciou com a apresentação de um painel de tendências para tecidos de primavera-verão 2010.

A tendência predominante é a Natural, que prevê o emprego crescente de materiais orgânicos e livres de processos químicos, como algodão orgânico, fibra de bambu, seda, couro e sarja. Na sequência, aparecem tecnologias que incorporam o uso de materiais artificiais como poliamida, metálicos e lavação sintética.

Plástico e borracha são os materiais da vez entre os sintéticos, acompanhados da tendência "Recycled", já vista nos estandes da Bread & Butter, a exemplo da marca Kuyichi, que desenvolve jaquetas de poliéster feitas com o tecido de garrafas plásticas recicladas.

A tendência "Ethereal" sugere o uso de transparências, movimento, chiffon e crepe, enquanto "Raw Sensuality" aposta nos rústicos tweed, algodão e jersei.
"Tribal" passeia pelas estampas, emblemas e cores de diferentes povos, como Paquistão e Índia no Oriente Médio, África, Rússia, Japão e América Latina.

Entre as tendências em estrutura, aparecem os drapeados manuais, no estilo origami japonês, pregas e técnicas 3D, em movimentos circulares, abstratos e geométricos. Perfurações e laser cutting são utilizados para criar o efeito puído ou de tela.

O seminário prosseguiu com um bate papo entre grandes nomes da indústria têxtil internacional. Entre os participantes, Enzo Pertoldi da Friul Print, representando as estamparias, Giusy Bettony e Sandy MacLennan da C.L.A.S.S, defendendo o uso de materiais orgânicos e sustentáveis, e Marco Lucietti do grupo LYCRA/Invista, apresentando algumas das tecnologias mais recentes em fibras têxteis.

Conduzida pela consultora de materiais Sophie Lucie Dewulf, a conversa procurou esclarecer e debater alguns dos maiores desafios da indústria têxtil atualmente, como as inovações tecnológicas, os impactos no meio ambiente e a comunicação entre os fabricantes de tecido e o consumidor final.

Segundo Sandy MacLennan, há uma crescente comunidade de designers independentes e marcas bem estabelecidas que procuram seguir o caminho da sustentabilidade. Para ela, o papel de empresas como a C.L.A.S.S (Creativity, Lifestyle and Sustainable Sinergy) é providenciar os meios para que esta mudança de comportamento não seja apenas uma tendência, mas vista como uma necessidade. UseFashion/Barcelona

Seminário “Fabrics of the Future” aconteceu na Bread&Butter -->26/01/2009

Realizado durante a Bread & Butter que encerrou na última sexta-feira, dia 23, em Barcelona, o seminário de tendências "Fabrics of the Future" iniciou com a apresentação de um painel de tendências para tecidos de primavera-verão 2010.A tendência predominante é a Natural, que prevê o emprego crescente de materiais orgânicos e livres de processos químicos, como algodão orgânico, fibra de bambu, seda, couro e sarja. Na sequência, aparecem tecnologias que incorporam o uso de materiais artificiais como poliamida, metálicos e lavação sintética. Plástico e borracha são os materiais da vez entre os sintéticos, acompanhados da tendência "Recycled", já vista nos estandes da Bread & Butter, a exemplo da marca Kuyichi, que desenvolve jaquetas de poliéster feitas com o tecido de garrafas plásticas recicladas. A tendência "Ethereal" sugere o uso de transparências, movimento, chiffon e crepe, enquanto "Raw Sensuality" aposta nos rústicos tweed, algodão e jersei. "Tribal" passeia pelas estampas, emblemas e cores de diferentes povos, como Paquistão e Índia no Oriente Médio, África, Rússia, Japão e América Latina. Entre as tendências em estrutura, aparecem os drapeados manuais, no estilo origami japonês, pregas e técnicas 3D, em movimentos circulares, abstratos e geométricos. Perfurações e laser cutting são utilizados para criar o efeito puído ou de tela.
O seminário prosseguiu com um bate papo entre grandes nomes da indústria têxtil internacional. Entre os participantes, Enzo Pertoldi da Friul Print, representando as estamparias, Giusy Bettony e Sandy MacLennan da C.L.A.S.S, defendendo o uso de materiais orgânicos e sustentáveis, e Marco Lucietti do grupo LYCRA/Invista, apresentando algumas das tecnologias mais recentes em fibras têxteis.Conduzida pela consultora de materiais Sophie Lucie Dewulf, a conversa procurou esclarecer e debater alguns dos maiores desafios da indústria têxtil atualmente, como as inovações tecnológicas, os impactos no meio ambiente e a comunicação entre os fabricantes de tecido e o consumidor final. Segundo Sandy MacLennan, há uma crescente comunidade de designers independentes e marcas bem estabelecidas que procuram seguir o caminho da sustentabilidade. Para ela, o papel de empresas como a C.L.A.S.S (Creativity, Lifestyle and Sustainable Sinergy) é providenciar os meios para que esta mudança de comportamento não seja apenas uma tendência, mas vista como uma necessidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada

um abraço,
jo