segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

"STYLING, UM MERCADO ABERTO A MUITAS POSSIBILIDADES"

O SENAC Lapa Faustolo promoveu, no último dia 29, a Mesa Redonda: “Styling: um mercado aberto a muitas possibilidades”.
Mediada por Silvana Holzmeister, jornalista e professora da Pós Graduação em Criação de Imagem e Styling de Moda do SENAC SP, a Mesa contou com a participação do Stylist Rodrigo Polack, do make up artist Renato Almeida e da fotógrafa Karina Basílio. Todos agenciados pela ABÁ MGT, agência especializada em produção executiva de moda, representada por Hemerson Fabiano, que também participou das discussões.
 
Silvana nos lembrou que a profissão de Stylist é relativamente nova no Brasil, transformando-se em carreira e ganhando características próprias a partir dos anos 90. “Antes disso, ouvia-se falar apenas em Produtores de Moda”, ressaltou.
A jornalista é autora do livro “Styling: guia básico" ¹ e define o profissional de Styling como aquele que dá vida à imagem e à mensagem contidas nas revistas, catálogos, desfiles e editoriais de Moda. É esse profissional que vai aproximar o produto, a marca ou o estilista do publico final.
 
Foi justamente falando da diferença entre o Stylist e o Produtor de moda que o renomado Stylist Rodrigo Polack iniciou o debate.
Ele definiu o Stylist com sendo o intérprete da Moda e, portanto, são pré-requisitos para quem deseja seguir essa área, informação de moda, noções sobre cores, ousadia, criatividade e conhecimento de estilo.
 
O Stylist pode atuar em diferentes esferas dentro do universo da Moda. Rodrigo mencionou o papel do profissional em Campanhas, Desfiles e Editoriais de Moda.
 
Em campanhas, por se tratar de uma moda comercial, o objetivo principal é mostrar o produto e cabe ao Stylist contextualizá-lo, criar uma atmosfera que o envolva.
No caso dos desfiles, o profissional de Styling presta consultoria, atuando bem próximo do estilista, aperfeiçoando o conceito da marca e ajudando-o a criar o visual da apresentação. É ele que acompanha o casting das modelos e as provas de roupas, por exemplo.  
 
Já nos editoriais, trata-se se uma moda conceitual, o que dá ao profissional uma margem maior à criatividade. Isso porque o editorial objetiva transmitir uma mensagem, um conceito ou uma imagem de Moda. O foco não precisa ser exclusivamente o produto, por isso não há tanta preocupação com a beleza e o improviso pode ser bem vindo.
Sob a ótica do profissional da beleza, o maquiador Renato Almeida, acredita na importância de o Stylist conhecer de maquiagem, cabelo e tendências nesse segmento, justamente para que os profissionais possam criar e interpretar juntos os anseios e o conceito do cliente.
 
A fotógrafa Karine Basílio falou também de seu papel, como profissional, nas diferentes esferas mencionadas por Rodrigo.
Ela falou também das Revistas Customizadas, que vêm substituindo os catálogos de lojas e surgindo como uma alternativa mais moderna para as Marcas divulgarem suas coleções.
 
Responsável pela carreira e agenciamento de Rodrigo, Renato e Karine e fundador da ABÁ MGT (www.abamgt.com.br), Hemerson Fabiano falou sobre sua trajetória e sobre a agência que representa, além de fotógrafos, stylists e maquiadores, produtores executivos e de casting, diretores de arte, ilustradores e cenógrafos.
Ponto levantado por todos os profissionais durante o debate foi a importância da parceria e do bom entrosamento entre Stylist, fotógrafos, maquiadores, estilistas, produtores de moda e demais profissionais envolvidos na criação de um trabalho. Condição fundamental para que o produto final agrade o cliente o seduza o consumidor final.
 
O evento contou com a presença de alunos dos cursos de Moda e de Consultoria de Imagem que, com toda a certeza, puderam – através da iniciativa do SENAC SP – entender um pouco mais sobre a carreira e a importância do profissional de Stylist.






¹ Holzmeister, Silvana. Styling: guia básico. São Paulo. Estação das Letras e Cores, 2012.
 

 
Texto: Martina Marques

 

Martina Marques é consultora de imagem e estilo. Aluna da Pós Graduação em Consultoria de Imagem e Estilo - 2013, da Faculdade Belas Artes - SP, proprietária e fundadora da Martina Marques Consultoria de Imagem. Formada pela Escola Panamericana de Arte e Design, no curso de Personal Stylist e, no Instituto Modaimagem, no curso de Colorimetria Pessoal.

 
 

Martina Marques Consultoria de Imagem

Contato: (11) 9 8197.9876





 
 

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