sexta-feira, 2 de março de 2012

Coolhunting: Reconhecimento de Padrões e Estratégias -Senac



Coolhunting: Reconhecimento de Padrões e Estratégias: O objetivo do curso é desenvolver o raciocínio estratégico e a visão integrada das atividades de pesquisa de tendências, fornecendo o instrumental necessário para se obter vantagem competitiva sustentável no segmento de moda e estilo de vida.

Todos os eixos temáticos abordados ao longo do curso deverão ser norteados por metodologias que privilegiem o:
Desenvolvimento da concepção e do repertório de pesquisa;
Exercício de transversalidade na prática da pesquisa de moda;
Estímulo à prática da pesquisa sistematizada;
Propostas de atividades extraclasse;
Propostas de conexão teoria-prática;
Palestras presenciais

A cultura empreendedora é enfocada ao longo do curso mediante o desenvolvimento de atividades que promovem a pesquisa, o planejamento e a execução. Embora os conteúdos sejam independentes e não exijam pré-requisitos, esta atividade é estimulada em todas as disciplinas em complexidades variadas para promover interligações entre conteúdos com uma visão sistêmica e abrangente.

Para tanto, são utilizados:
• Aulas teóricas participativas com a utilização de recursos multimídia;
• Navegações na Internet como amplificação das interfaces de pesquisa;
• Dinâmicas para desenvolvimento criativo;
• Demonstrações de práticas e palestras;
• Orientações coletivas e individuais;

Grade curricular

Componentes curriculares e carga horária:

1 - Coolhunting (12 horas/aula presenciais + 3 horas/aula on-line = 15 horas/aula)
2 - Teoria da imagem (12 horas/aula presenciais + 3 horas/aula on-line = 15 horas/aula)
3 - Antropologia do consumo (12 horas/aula presenciais + 3 horas/aula on-line = 15 horas/aula)
4 - Inovação, eventos e lançamentos (12 horas/aula presenciais + 3 horas/aula on-line = 15 horas/aula)
5 - Edição de informações (12 horas/aula presenciais + 3 horas/aula on-line = 15 horas/aula)
6 - Previsão de tendências (12 horas/aula presenciais + 3 horas/aula on-line = 15 horas/aula)
7 - Laboratório de cenários futuros (quatro palestras presenciais com profissionais de moda e áreas afins de 3 horas/aula)
8 - Projeto orientado de pesquisa (3 horas/aula on-line por disciplina)
Carga horária total do curso: 102 horas/aula

Conteúdo

Antropologia do consumo:
A disciplina explora o consumo como fato social, como processo de troca simbólica e como sistema de comunicação. Habilita o estudante a conhecer as dimensões culturais e simbólicas do consumo, investigando temas como a sua vinculação com a cultura de massa; as representações sociais que aciona; seu poder classificatório das identidades; seus espaços e modos de realização.

Coolhunting:
A disciplina apresenta a profissão de coolhunter enfocando suas atividades e práticas. Discorre sobre metodologias de pesquisa, mostra como são identificadas tendências emergentes e ilustra como utilizá-las para potencializar negócios e co-brands.

Edição de informações:
A disciplina aborda os procedimentos de coleta e organização de informações relevantes para um projeto de pesquisa de tendências enfatizando inter-relações sócio-culturais, comportamentais e mercadológicas como parâmetros de análise. Apresenta também práticas de registro, edição e apresentação de resultados.

Inovação, eventos e lançamentos:
A disciplina estuda os fluxos da indústria da aparência. Propicia a leitura, interpretação e análise de desfiles, vitrines, editoriais e catálogos de modo a mapear e exercitar a capacidade de entendimento da inovação, bem como da edição de informações relevantes para a detecção de comportamentos e segmentação de nichos de oportunidades.

Teoria da imagem:
A disciplina explora os conceitos de mídia primária e secundária advindos da Teoria da Mídia de Harry Pross, os estudos acerca de vinculação comunicativa e iconofagia de Norval Baitello Júnior e as postulações da Teoria da Imagem difundida por Hans Belting e Aby Warburg. Esta vertente da Semiótica da Cultura propõe uma visão integradora de conceitos como imagem, mídia, cultura e comunicação, aceitando a contribuição de diferentes áreas do conhecimento.

Previsão de tendências:
A disciplina estimula a projeção de tendências futuras mediante exercícios práticos de segmentação de mercado e definição de estilos de vida emergentes. Habilita o estudante a propor estratégias de vinculação entre produtos, marcas e determinados grupos de consumidores mediante análise e cruzamento de resultados de pesquisas qualitativas e quantitativas.
Certificações
O Centro Universitário Senac confere certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.

Jo  Souza  e Dhora Costa

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um abraço,
jo