O SENAC Lapa Faustolo promoveu,
no último dia 29, a Mesa Redonda: “Styling: um mercado aberto a muitas
possibilidades”.
Mediada por Silvana Holzmeister,
jornalista e professora da Pós Graduação em Criação de Imagem e Styling de Moda
do SENAC SP, a Mesa contou com a participação do Stylist Rodrigo Polack, do
make up artist Renato Almeida e da fotógrafa Karina Basílio. Todos agenciados pela
ABÁ MGT, agência especializada em produção executiva de moda, representada por
Hemerson Fabiano, que também participou das discussões.
Silvana nos lembrou que a
profissão de Stylist é relativamente
nova no Brasil, transformando-se em carreira e ganhando características
próprias a partir dos anos 90. “Antes disso, ouvia-se falar apenas em Produtores
de Moda”, ressaltou.
A jornalista é autora do livro “Styling:
guia básico" ¹ e
define o profissional de Styling como aquele que dá vida à imagem e à mensagem contidas
nas revistas, catálogos, desfiles e editoriais de Moda. É esse profissional que
vai aproximar o produto, a marca ou o estilista do publico final.
Foi justamente falando da diferença
entre o Stylist e o Produtor de moda que o renomado Stylist Rodrigo Polack
iniciou o debate.
Ele definiu o Stylist com sendo o
intérprete da Moda e, portanto, são pré-requisitos para quem deseja seguir essa
área, informação de moda, noções sobre cores, ousadia, criatividade e
conhecimento de estilo.
O Stylist pode atuar em
diferentes esferas dentro do universo da Moda. Rodrigo mencionou o papel do
profissional em Campanhas, Desfiles e Editoriais de Moda.
Em campanhas, por se tratar de
uma moda comercial, o objetivo principal é mostrar o produto e cabe ao Stylist
contextualizá-lo, criar uma atmosfera que o envolva.
No caso dos desfiles, o
profissional de Styling presta consultoria, atuando bem próximo do estilista,
aperfeiçoando o conceito da marca e ajudando-o a criar o visual da apresentação.
É ele que acompanha o casting
das modelos e as provas de roupas, por exemplo.
Já nos editoriais, trata-se se
uma moda conceitual, o que dá ao profissional uma margem maior à criatividade.
Isso porque o editorial objetiva transmitir uma mensagem, um conceito ou uma
imagem de Moda. O foco não precisa ser exclusivamente o produto, por isso não
há tanta preocupação com a beleza e o improviso pode ser bem vindo.
Sob a ótica do profissional da
beleza, o maquiador Renato Almeida, acredita na importância de o Stylist
conhecer de maquiagem, cabelo e tendências nesse segmento, justamente para que
os profissionais possam criar e interpretar juntos os anseios e o conceito do
cliente.
A fotógrafa Karine Basílio falou
também de seu papel, como profissional, nas diferentes esferas mencionadas por Rodrigo.
Ela falou também das Revistas
Customizadas, que vêm substituindo os catálogos de lojas e surgindo como uma
alternativa mais moderna para as Marcas divulgarem suas coleções.
Responsável pela carreira e
agenciamento de Rodrigo, Renato e Karine e fundador da ABÁ MGT (www.abamgt.com.br), Hemerson
Fabiano falou sobre sua trajetória e sobre a agência que representa, além de fotógrafos,
stylists e maquiadores, produtores executivos e de casting, diretores de arte,
ilustradores e cenógrafos.
Ponto levantado por todos
os profissionais durante o debate foi a importância da parceria e do bom
entrosamento entre Stylist, fotógrafos, maquiadores, estilistas, produtores de
moda e demais profissionais envolvidos na criação de um trabalho. Condição fundamental
para que o produto final agrade o cliente o seduza o consumidor final.
O evento contou com a presença de
alunos dos cursos de Moda e de Consultoria de Imagem que, com toda a certeza, puderam
– através da iniciativa do SENAC SP – entender um pouco mais sobre a carreira e
a importância do profissional de Stylist.
¹ Holzmeister,
Silvana. Styling: guia básico. São
Paulo. Estação das Letras e Cores, 2012.
Texto: Martina Marques
Martina Marques é consultora de imagem e estilo. Aluna da Pós Graduação em
Consultoria de Imagem e Estilo - 2013, da Faculdade Belas Artes -
SP, proprietária e fundadora da Martina Marques Consultoria de
Imagem. Formada pela Escola Panamericana de Arte e Design, no curso de Personal
Stylist e, no Instituto Modaimagem, no curso de Colorimetria Pessoal.
Martina Marques Consultoria de
Imagem
Contato: (11) 9
8197.9876
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada
um abraço,
jo